Maranhão continua como terceiro maior produtor de arroz do Brasil



Maranhão continua como terceiro maior produtor de arroz do Brasil

A previsão é de que sejam colhidas, este ano, 685.400 toneladas de grãos.

Foto: Vitória Castro
SÃO LUÍS - De acordo com o quarto levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Maranhão manterá, durante a safra 2012/2013, a posição de terceiro maior produtor de arroz do Brasil. A previsão é de que sejam colhidas, este ano, 685.400 toneladas de grãos, representando um aumento de 46,5% em relação à safra 2011/2012.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo, informou que, apesar da redução de 37% na produção, comparada à safra 2010/2011, o Maranhão produziu 467,7 mil toneladas de arroz na safra passada. “A estiagem prejudicou bastante a produção. As pesquisas de campo apontavam que o Maranhão ficaria em quarto lugar, perdendo a posição para o Estado do Mato Grosso, mas após a finalização da colheita, os números mostraram que produzimos 6,4 mil toneladas a mais que o Mato Grosso”, disse Cláudio Azevedo.
Apesar dos números otimistas divulgados pela Conab, Cláudio Azevedo alerta que existe a possibilidade de perda de parte dessa produção, em consequência das poucas chuvas que estão caindo em algumas regiões do Maranhão, como é o caso das regionais de Zé Doca e Viana. “O Governo do Estado distribuiu para a safra deste ano, 605 toneladas de sementes de arroz e soubemos de relatos de alguns produtores que estão aguardando a chegada das chuvas para iniciar o plantio”, informou.
Este ano está previsto um aumento de cerca de 5 mil hectares na área de plantio de arroz no Maranhão. Um dos motivos para elevar a produção é a produtividade, que no ano passado ficou na média de 1.098 kg/ha e agora, na safra 2012/2013, pode atingir 1.598 kg/ha.
Os dez maiores produtores de arroz no Estado são os municípios de Santa Luzia, Grajaú, Barra do Corda, Arari, Bom Jesus das Selvas, Mirador, Tuntum, Vitória do Mearim, São Domingos do Maranhão e Colinas.
No Brasil, a estimativa é de que haja uma colheita de cerca de 12,1 milhões de toneladas do grão, um crescimento de apenas 4% em relação a safra do ano passado.
O Rio Grande do Sul e Santa Catarina respondem por 75% da produção nacional de arroz. A previsão é de que o estado gaúcho produza, aproximadamente, 7,7 milhões de toneladas de arroz. Santa Catarina é o segundo colocado, com uma previsão de colheita de 1 milhão de toneladas. 

Sementes
O Programa Viva Sementes distribuiu as sementes de arroz a 60.500 agricultores, incluindo áreas quilombolas, indígenas e de assentamentos rurais. Também foram distribuídas 900 toneladas de sementes de milho, além das sementes de hortaliças, que já estão sendo entregues aos agricultores.
As sementes são um dos principais insumos na agricultura. E também um dos mais caros, impossibilitando muitos agricultores familiares de terem acesso a ela, tendo como alternativa a utilização de grãos de safras anteriores, que possuem baixo teor de germinação. “O dinheiro que eu ia gastar comprando um pouquinho de semente eu usei para pagar as despesas de casa”, contou a agricultora Maria Alice Marques de Sousa, da Associação dos Produtores Rurais da Vila São Raimundo I, localizada no município de Zé Doca.
Ela disse que recebeu 10 quilos de sementes de milho e cinco quilos de sementes de arroz e que o marido, Manoel Farias dos Santos, iniciou o plantio de arroz desde a semana passada. “Todo o milho já foi plantado e esperamos terminar o plantio do arroz até o dia 5 de fevereiro”, contou ela.
Já na região de Imperatriz, a colheita do arroz plantado por cerca de 1.800 famílias que receberam 18 toneladas de sementes do grão está prevista para iniciar a partir do mês de março. “Toda a área está plantada e não estamos tendo problemas com chuvas, que aqui estão regulares”, informou o gestor da Agência de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural da Agerp de Imperatriz, José Ribamar Araújo da Silva.
A Agerp, que é um órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), é responsável, juntamente com os sindicatos e associações, pela distribuição das sementes junto aos produtores. O órgão estadual desempenha ainda a função de prestar assistência técnica aos agricultores maranhenses.

TCE reprova contas do prefeito "empreendedor"

Deoclides Macedo, ex-prefeito de Porto Franco,  foi pego pelo TCE-MA
Deoclides Macedo

O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE), em Sessão Plenária realizada na última quarta-feira (30/01), reprovou as contas do ex-prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo (PDT).

De acordo com informações da colenda Corte de Contas, Macedo terá que devolver aos cofres públicos um valor de R$ 253.803,16 e também deverá pagar multas de R$ 65.380,31.
 
 A condenação do ex-prefeito de Porto Franco, cidade que possui 21 mil habitantes e que fica a 700 km da capital, soou muito estranha tendo em vista que ele foi "premiado" pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena Empresa (SEBRAE) com o título de "prefeito empreendedor". Registre-se, recebeu pela segunda vez recebeu a "honraria".

A gestão de Macedo teria contribuído para uma educação empreendedora, inovação , compras governamentais e desburocratização da máquina pública, conforme os critérios de premiação do concurso. Só faltou combinar com os auditores do TCE que analisaram as prestações de contas.

TÁ CONFIRMADO... FURACÃO DO FORRÓ EM CURURUPU...

Tá confirmado pagina na internet divulga que a banda furação do forró estará no carnaval de Cururupu, dia 13 de fevereiro para o lava pratos. Esta imagem ta sendo posta no facebook, nos últimos dias, e a pagina confirma:  https://www.facebook.com/FuracaoOficial?group_id=0, confirma.  
 


De acordo com a publicação na pagina acima mencionada a banda furacão fará o show dia 13 na quarta-feira de cinzas. Confira:  https://www.facebook.com/FuracaoOficial?group_id=0,.
 
Como os fãs do carnaval de Cururupu descobriram e o gestor prometeu e vai fazer, será que teremos outra atração de peso no carnaval de 2013. 









OBRIGADO GALERA, PELAS VISITAS AO NOSSO BLOG, O NOSSO OBJETIVO É LEVAR A VERDADE E TERMOS NOVAS PARCERIAS... Muito obrigado mesmo...

CURURUPU CARNAVAL 2013. A SURPRESA????


QUAL SERÁ A GRANDE ATRAÇÃO DA QUARTA-FEIRA DE CINZAS?

Varias postagens nas redes sociais estão divulgando a banda furação do forro no carnaval de Cururupu, aqui neste blog divulgávamos com antecedência que a banda poderia estar em Cururupu para fazer o Carnaval 2013, a vinda da Banda Furacão é aguardada com muitas expectativas.

Na pagina do Município em uma rede social destaca QUARTA-FEIRA DE CINZAS TEM LAVA PRATOS DO CARNAVAL EM CURURUPU, COM UMA GRANDE ATRAÇÃO SOLICITADA PELO PUBLICO”. 


Furacão do ForróSerá que a grande atração é a Banda Furacão do Forró? Estamos apurando as informações nos bastidores do Carnaval 2013 de Cururupu. A banda Furacão do Forró agradou o publico nas suas apresentações aqui na cidade, pois nas apresentações vieram caravanas de vários municípios vizinhos e deu muita publicidade a administração e ao município.  

Ate o fechamento desta matéria nem a coordenação do carnaval nem a administração atreves da secretaria de cultura divulgaram oficialmente a que a Banda Furacão fará parte do rol de bandas do carnaval de Cururupu, o melhor do Maranhão. Parabéns Cururupu que pode esta voltando ao lugar de destaque quando se fala de carnaval.

Essas são as atrações:

Mais detalhes no: https://www.facebook.com/prefeitura.decururupu?ref=ts&fref=ts