A QUARESMA!!!


A QUARESMA!!!
A quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja marca para nos arrepender de nossos pecados, seguir o caminho da verdade e nos preparamos para a grande festa da Páscoa que é a ressurreição e vivermos mais próximo de Cristo.

A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos e tem a duração de 40 dias. Durante este tempo busca-se viver e recuperar os verdadeiros fiéis que devem viver como verdadeiros filhos de Deus. Tradição vem desde o século IV, quando se dá a tendência a constituí-la em tempo de penitência e de renovação para toda a Igreja, com a prática do jejum e da abstinência.

Durante 40 dias utiliza-se o roxo como a cor litúrgica, que significa penitencia e luto. Onde os fiéis fazem suas penitências, conversão espiritual, preparando para a Páscoa.

Onde Cristo nos convida a mudar de vida e a Igreja nos convida a viver a Quaresma como um caminho que nos leva a Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras. Fazendo-nos viver uma série de atitudes cristãs que nos ajudam a parecer mais com Jesus Cristo, já que por ação do pecado, nos afastamos de Deus.

A Quaresma é o tempo do perdão e da reconciliação fraterna. A cada dia, devemos retirar de nossos corações o ódio, o rancor, a inveja, os zelos que se opõem a nosso amor a Deus e aos irmãos. Nestes 40 dias aprendemos a conhecer e apreciar a Cruz de Jesus e a tomar nossa cruz com alegria, para alcançar a glória da ressurreição de Jesus.

A duração da Quaresma está baseada no número quarenta na Bíblia, pois é falada dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública.

O número quatro simboliza o universo material na Bíblia, seguido de zeros significa o tempo de nossa vida na terra, seguido de provações e dificuldades. Conservada com bastante vigor, mas deve-se observar um espírito penitencial e de conversão. 

Estes são os Símbolos da Quaresma muito respeitados pelos Católicos. 

1.      Cinzas: sinal de humildade. As cinzas são colocadas na cabeça dos fiéis na Quarta-feira de cinzas – primeiro dia da quaresma. Significam nossa limitação e representam a consciência do nada em relação ao criador e que tudo um dia terá um fim.

2.      Deserto: local árido, inabitado. Na Bíblia representa momento de reflexão, de oração, de recomeço que une o homem a Deus. Na quaresma é um convite à introspecção.

3.      Jejum: simboliza a renúncia de tudo aquilo que nos escraviza. Não é apenas a simples abstenção de comida, mas sim de todo apego material. O jejum por si só não tem valor se não levar o homem a uma mudança de mentalidade e aprofundamento espiritual.

4.      Cor Roxa: simboliza penitencia e uma profunda interiorização num tempo forte de conversão, de jejum e oração em preparação a um grande acontecimento, luto.

5.      Cruz: a quaresma convida a olhar para a cruz, de forma a aceitar os sofrimentos da vida cotidiana, como Jesus Cristo aceitou sua dor, e depois venceu a morte. O mundo atual rejeita todo tipo de sofrimento, do qual ninguém está imune. Ao olhar para a cruz o homem deve revigorar sua fé, sabendo que Deus provê.

6.      Incenso: Sua fumaça sobe aos céus. Nas celebrações eucarísticas significa as orações, sacrifícios e ofertas do homem que chegam até Deus. O incenso incita os sentidos à oração.

Os símbolos apresentados tem o objetivo de levar o homem a uma profunda reflexão e desejo de mudança. A Semana Santa, última semana da quaresma, toda essa simbologia e atitudes são colocados à prova, levando o fiel a uma preparação maior para celebrar o dia da ressurreição de Cristo.

Sabemos que, toda religião possui períodos de reflexão e amadurecimento da fé, para um encontro pessoal com Deus. Mesmo que você não seja cristão, aproveite faça uma reflexão e alcançar equilíbrio das emoções, e vá ao encontro daquilo que está escondido dentro de você.


Comentário: Buscamos o verdadeiro espírito da quaresma, onde o respeito pelo simbolismo católico que segue pelo mundo não tem conquistado grandes evoluções, principalmente em meio às novas tendências da tecnologia e o que são colocados na mente da juventude.

Quando se falava em quaresma há 15 anos ainda perdurava a ideia de que deveria cumprir com algumas tradições de nossos avós, hoje as coisas mudaram e se ter esta conversão ainda esta mis difícil à prova é as ações do homem divulgadas nos meios de comunicação.

Deus é maior e devemos recorrer a ele, elevarmos os nossos pensamentos e ações de forma a atender os Mandamentos Sagrados.   

A CÂMARA DE VEREADORES BUSCA MAIS RESPEITO...


A CÂMARA DE VEREADORES BUSCA MAIS RESPEITO...

A Câmara de Vereadores de Cururupu em 2013 tem colocado vários projetos de forma a atender as expectativas da comunidade, já que a população tem cobrado mais ações do legislativo assim como do executivo.

As discussões da Câmara não podem ser retidas somente a geração de meras expectativas à população, mas, sim na base sustentável de projetos que supra ou minimize os problemas do município.

As ações que precisam de agilidades como a geração de emprego, investimentos na agricultura familiar, na segurança, na saúde, na educação, no esporte, na cultura, nas estradas vicinais dentre outros pontos.

Tem que haver um esforço redobrado do legislativo e do executivo para que o pescado possa ser mais acessível, nos últimos anos a população tem sofrido com os altos preços do pescado, que muitas vezes comprar o peixe em São Luis é muito mais barato de que em Cururupu, que é um grande exportador de pescado para a capital São Luis e outras cidades do país.

Desta forma fica quase impossível para uma pessoa que recebe um salário mínimo comprar peixe em Cururupu, pois são muitos os atravessadores e o poder público não faz nada para confrontar o preço, já que não se pode tabelar devido à Lei do Livre Comércio.

Os vereadores são cobrados, mas precisam agir de forma clara e objetiva, chamando a atenção da comunidade para que os projetos aprovados tenham também a participação popular e a credibilidade de todos, forçando o executivo a realizar o que determina cada projeto.

O vereador Mangueira Sousa, encaminhou alguns requerimentos que foram aprovados pelos legisladores, do ponto de vista comunitário vem somar, mais é preciso agilidade e articulação para que os requerimentos sejam colocados em prática. 


A vereadora Katma Belém, nos informou que pertence ao bloco da oposição, e lutará por políticas serias voltadas realmente aos que necessitam, reivindicara melhorias na infraestrutura municipal como saneamento básico, bem como saúde e educação e ao mesmo tempo combaterá indícios de corrupção e perseguição política, a vereadora Katma Belém  demonstra um posicionamento de coletividade já que é professora e conhece os problemas do município.
Vereadora Katma Belém com os seus colegas de parlamento e equipe da CGU no encontro de Pinheiro-MA
Quem conversou conosco foi o vereador Ebenilson de Jesus o popular Ascalha, que tem defendido melhorias na área da saúde, já que o mesmo é Agente Comunitário de Saúde do Município, fortalecendo as discussões sob a saúde na Câmara e junto ao Conselho Municipal de Saúde formando uma aliança democrática e benéfica em prol do cidadão.

Pressionado por ter uma postura forte e que muitos chamam de radical, Ebenilson tem conversado com populares e buscado articulações com lideranças políticas no estado, com o objetivo de investir e mostrar que na oposição pode trazer recursos e investimentos práticos para o município.

Esperamos que este novo legislativo seja mais atuante e não caia nas garras da parcialidade e evolução pessoas, de forma a deixar de lado os reais interesses da coletividade e acima de tudo as propostas e compromissos de campanha firmados a comunidade a pesar de não se acreditar nas promessas de campanha.

NOVO LEGISLATIVO CURURUPUENSE PROMETE..


NOVO LEGISLATIVO CURURUPUENSE PROMETE...
O legislativo cururupuense divulgou o seu calendário de reuniões na semana passada, com o objetivo de levar a população a acompanhar as ações dos parlamentares. Nas sessões da Câmara de Cururupu é para estarem presente 13 vereadores sendo eles: 


Vereador (a)
Partido
Coligação
Nº de Votos
%
Katma Belém    
PTC
Vontade Popular
921
5,14%
Zé Reule                     
PMDB
Juntos pelo Crescimento I
785
4,39%
PMDB
Juntos pelo Crescimento I
682
3,81%
PSB
Vontade Popular
650
3,63%
PSL
Junto pelo Crescimento II
638
3,56%
PT
Vontade Popular
570
3,18%
PC do B

563
3,15%
Adaildo Borges         
PDT
Junto pelo Crescimento II
506
2,83%
PPL
Com a Força do Povo
498
2,78%
PRB
Juntos pelo Crescimento I
426
2,38%
PTN
Vontade Popular
424
2,37%
PT
Vontade Popular
391
2,18%
PPS
Com a Força do Povo
362
2,02%
Vereadores eleitos 13
Partido 12

Votos = 7.416


Na madrugada do dia 02 de janeiro de 2013 o legislativo cururupuense perde o seu parlamentar Valdeci Gonçalves do partido PSL coligação Junto pelo Crescimento I, que tinha presidido o parlamento quando os atuais vereadores foram empossados, com a morte de Valdeci Gonçalves, foi empossado o suplente Luis do Forum que passa a compor o grupo dos 13 vereadores.

Com o falecimento do vereador Valdeci a câmara perdeu 376 votos, pois a soma atual dos votos dos 13 vereadores é igual a 7.040 votos, conforme apresenta a tabela abaixo.

Vereador (a)
Partido
Coligação
Nº de Votos
%
Katma Belém           
PTC
Vontade Popular
921
5,14%
Zé Reule                    
PMDB
Juntos pelo Crescimento I
785
4,39%
PMDB
Juntos pelo Crescimento I
682
3,81%
PSB
Vontade Popular
650
3,63%
PSL
Junto pelo Crescimento II
376
2,10%
PT
Vontade Popular
570
3,18%
PC do B

563
3,15%
Adaildo Borges         
PDT
Junto pelo Crescimento II
506
2,83%
PPL
Com a Força do Povo
498
2,78%
PRB
Juntos pelo Crescimento I
426
2,38%
PTN
Vontade Popular
424
2,37%
PT
Vontade Popular
391
2,18%
PPS
Com a Força do Povo
362
2,02%
Vereadores eleitos 13
Partido 12

Votos =7.040



De acordo com o calendário as sessões ficarão assim:

 Ou seja, todas as semansas haverá sessões na camara sempre nas segundas e terças-feiras as 8horas.