SECRETÁRIO ALUÍSIO MENDES, FALA DA SEGURANÇA NO ESTADO E DO CASO DÉCIO SÁ.


Foto Claudio Mendes 
Imagem da Internet
A convite do prefeito Júnior Franco, presidente do Consórcio da Floresta dos Guarás (Conguarás), o secretário de Segurança Pública Aluísio Mendes, esteve reunido, nesta segunda-feira (24), em Cururupu com prefeitos que integram o Consórcio da Região do Litoral Ocidental Maranhense. Na pauta da audiência pública foram tratadas questões relacionadas à segurança pública da região.Presentes o secretário Extraordinário de Assuntos Estratégicos, Alberto Franco; prefeitos de nove cidades da região, entre eles, o prefeito de Cururupu, Junior Franco, Claudio Cunha (Apicum Açu), Donaria Rodrigues (Serrano do Maranhão), Amaury Almeida (Mirinzal), Fernando Cuba (Cedral), Nilce Farias (Guimarães), Baldoino Nery (Bacuri).

Participaram ainda o secretário adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos da SSP, Laércio Costa; o comandante geral do Corpo de Bombeiros, Coronel João Vanderley Pereira, o vice-prefeito de Cururupu, Aldo Lopes,  o presidente da Câmara Municipal de Cururupu, o vereador João de Deus Amorim Lopes, além de vereadores e a comunidade geral.
Foto Claudio Mendes
O secretário Extraordinário de Assuntos Estratégicos, Alberto Franco, comentou a importância da audiência pública. “Essa iniciativa é do Litoral Ocidental, uma vez que a região passa por um novo momento em que os prefeitos estão buscando firmar parcerias que resultem numa melhor prestação de serviços de saúde, educação, infraestrutura e segurança pública. É notório que após a vinda do secretário de Segurança teremos mais ações do aparelho de segurança nesta região. Cabe ressaltar que continuamos executando algumas outras ações em nível de governo”, lembrou.
Ao ser  questionado  sobre a estrutura dos prédios das delegacias do estado, o secretário de Segurança assegurou aos prefeitos e as lideranças presentes na audiência pública que todos os distritos policiais dos municípios do estado serão reformados.   

O prefeito de Cururupu, Junior Franco destacou o compromisso de Aluísio Mendes à frente da pasta da Segurança Pública. “Já tinha estado outras vezes com o secretário de Segurança e ele, sensível às questões, se colocou à disposição para participar desta reunião. Tenho a certeza vamos sair daqui com resultados satisfatórios e a solução de nossas demandas. Reafirmo que nós, prefeitos desta região, estamos a disposição para contribuir no que for preciso”, pontuou o chefe do executivo municipal . 

ACOMPANHE AGORA A ENTREVISTA DO SECRETÁRIO CEDIDA AO NOSSO BLOG.
CURURUPU EM DESTAQUE (C E D) – Com relação a sua vinda ao município de Cururupu e os investimentos anunciados para o município e região?


Secretário de Segurança Publica  Aluísio Mendes
Foto Claudio Mendes
Secretário Aluísio Mendes É Claudio, nós fizemos uma série de anúncios aqui principalmente com relação ao reforço do policiamento da capital, já está definida a vinda para Cururupu de um efetivo de 10 policiais militares, de reforço ao efetivo local, iremos mandar também para toda a região, uma equipe do GTA junto com um helicóptero que ira sobrevoar toda essa região no período do carnaval, mas isso é uma questão só da parte do carnaval.

Nós trouxemos também informações sobre o reforço do efetivo de maneira permanente, nós temos um concurso publico com mais de 1100 policiais militares apenas para o interior, porque parte do efetivo vai ficar para a capital, que ira reforçar em todas as cidades esse quantitativo de policiais militares.

Nós estamos com uma turma de delegados de policia em formação na academia são 70 delegados, em que todas as cidades que são comarcas, que tem juiz e promotor e não tem delegado ira receber delegados de policia isso de maneira imediata, nós estamos pleiteando à governadora o chamamento de mais 1400 policiais do excedente desse concurso, e esses 14000 iram depois de formados integralmente atuar no interior, com isso agente espera nesse próximo ano, suprimir esta deficiência grave que nós temos de efetivo policial em todo o estado do Maranhão.

C E D – A vinda de viaturas para Cururupu e região? Secretário Aluísio Mendes - Nós compramos, eu assinei ontem o empenho são mais 450 novas viaturas para as policias civil e garantir a todos os municípios aqui do litoral ocidental que todos eles receberão duas viaturas novas, 1 para a policia civil e a outra para a policia militar, Cururupu recentemente eu encaminhei 2 (duas) viaturas novas, mas por Cururupu ter uma população maior aqui da região e ter um efetivo maior com o recebimento destes policiais nós também iremos destinar para Cururupu mais duas novas viaturas, então é um reforço significativo não só do efetivo que virá pra cá mas também de novas viaturas não só para Cururupu, mas para todas os municípios do litoral ocidental do Maranhão.

Claudio Mendes entrevistando o secretário Aluísio Mendes
Foto Adson Cadete
C E D – Adolescente na criminalidade e maioridade penal? Secretário Aluísio Mendes - Olha esse é um problema nacional e que a população brasileira e todos nós temos que voltar os olhos para o congresso nacional, é inconcebível um país feito o Brasil que facultou ao jovem de 16 anos talvez a missão mais importante do brasileiro que é eleger o seu governante, eleger o seu presidente, governador e o prefeito, não existe tarefa mais nobre e mais importante para o cidadão do que eleger os seus governantes.

E contra ponto a isso, a legislação brasileira ela entende que um jovem de 16 ou 17 anos quando comete um crime ele não tem consciência da gravidade dos seu ato, nós temos inúmeros menores matando, roubando, estuprando e a policia quando o apreende ele é imediatamente colocado em liberdade porque o estatuto assim o diz, então esta na hora da população cobrar do congresso nacional uma mudança urgente da questão da maioridade penal.

Não se pode permitir mais que jovens continuem matando, roubando, estuprando e ficando impunes, e aqui eu não estou falando de colocar crianças na cadeia, eu tenho falado muito isso porque se tem questionado há o secretário quer colocar crianças na cadeia, não eu quero colocar é bandido é marginal na cadeia, e mais do que isso é proteger o jovem porque hoje o crime organizado esta usando esses jovens pra cometer os crimes porque sabe que eles são inimputáveis, então em vez de proteger os jovens nós estamos fragilizando os jovens e dando aqueles que já estão no crime que são hoje os mais bárbaros os mais sanguinários, que continuem impunes com relação a estes crimes.

Em São Luis eu tenho adolescentes que já cometerão mais de seis assassinatos e continuam em liberdade cometendo crimes, a sociedade a população brasileira, o povo não pode permitir que isso continue acontecendo.

C E D – As reivindicações dos prefeitos da região?  São pleitos muito justificados dos prefeitos, eu disse aos prefeitos que eles têm que cobrar realmente da segurança publica dentro da nossa capacidade de investimentos de reforços nesse efetivo nós iremos fazer este aborte.

É importante que os prefeitos tenham a secretaria de segurança publica como parceira neste projeto da segurança publica, eu ofereci a todos os prefeitos da região uma parceria com a secretaria na capacitação e na formação das guardas municipais, inclusive doando veículos e equipamentos para as guardas municipais, pois quando nós temos uma guarda municipal estruturada e operativa nós conseguimos reduzir muito a criminalidade nos municípios, onde já foi feito isso nós temos resultados muito importantes.

Nós temos condições de realmente impulsionar e efetivar um trabalho mais efetivo e mais producente das guardas municipais trabalhando em sintonia com as policias militar e civil, me coloquei a disposição estou aguardando que os prefeitos me procurem que eu vou estruturar e dar todo o apoio logístico para que essas guardas sejam estruturas e capacitadas e possam agir no combate ao crime.      

C E D – O senhor cobrou dos prefeitos e vereadores que cobrem dos deputados estadual e federal? Secretário Aluísio Mendes – Exatamente, nós temos visto uma sertã letargia dos nossos representantes tanto do governo federal no congresso nacional quanto da assembleia com relação às leis que auxiliam o sistema de segurança publica a uma ação mais efetiva.

Nós temos hoje a lei mais flexível do mundo, hoje uma pessoa, por exemplo, condenada no Brasil a 10 anos de cadeia ele cumpre no máximo um ano, nós temos os adolescentes que estão repetidamente cometendo crimes e continuam soltos.

Nós temos o instrumento da emenda parlamentar que é um recurso que cada deputado federal e senador tem a sua disposição mais de 15 milhões por ano, e que nunca se usou uma única emenda parlamentar para a área de segurança publica eu quando assumira a secretaria eu fiz esta pesquisa, então que os prefeitos cobrem também dos deputados e senadores que são votados aqui na região, que essas emendas sejam destinadas também para a segurança publica que hoje é o problema mais importante e que mais aflige a população brasileira e não é diferente aqui na região de Cururupu.
                  

C E D – O senhor falou dos últimos 20 anos de segurança publica do estado e o senhor foi interpelado por um cidadão, “A quem se atribui estas danificações nos últimos 20 anos na segurança publica”? Secretário Aluísio Mendes – Eu disse para ele de maneira clara que a priora nos indicativos de violência aconteceram em todo o pais e que no Maranhão se acentuaram do ano de 2003 a 2009, então se nós temos que reputar essa culpa a alguém é a quem estava conduzindo a segurança publica do estado, a quem estava conduzindo o governo do estado neste período, mas todos nós temos responsabilidades, mas uma piora mais significativa da violência do nosso estado segundo estatísticas do ministério da justiça se deu do período de 2003 a 2009.

 

Agora não esta aqui o secretário apontando o dedo para mínguem, o que eu acho que, segurança é uma atribuição exclusivamente do estado da secretaria de segurança publica, mas que depende de uma serie de outras demandas, legislativas com leis mais duras, mais investimentos para a área de segurança publica, nós temos a menos parcela de investimentos no país para a área de segurança publica, que fazer segurança publica de qualidade é cara e o governo federal e o governo estadual precisam entender disso e o congresso nacional tem uma parcela importantíssima nisso.

 

Nós estamos vendo ai os royalties do petróleo, sendo distribuídos apenas para a educação e saúde, nós vemos ai repasses constitucionais para saúde e educação e nada para a segurança publica e hoje se fizermos uma pesquisa no Brasil todo em Cururupu e no Maranhão, o problema que mais aflige a população brasileira hoje é a falta de segurança e o governo federal o nosso congresso nacional tem que assumir esta responsabilidade.         


C E D – O senhor falou de 17 policiais mortos em 2013 e a comissão de direitos humanos não visitou a família de nenhum dos policiais? Secretário Aluísio MendesO que eu disse que ser policial nesse país esta cada vez mais difícil.  Eu dei, como exemplo nós perdemos 17 policiais no ano passado no combate com o crime dando a sua vida em prol da população e nenhum das famílias desses policiais foram visitadas por qualquer entidades de direitos humanos nenhuma.

Quem chora a morte desses policiais são os seus colegas policiais e as suas famílias e quando morre um marginal, quando se morre um menor em confronto com a policia, quando o policial esta defendendo a sociedade nós vemos entidades do mundo inteiro defendendo esta questão, eu não estou dizendo que não tem que defender, mas será que o policial é menos ser humano que um marginal?, Será que só quem merece esta atenção das entidades dos direitos humanos são aqueles que trilham o caminho do crime?

E os policiais são pais, são mães, são filhos, são esposos e quando morrem os únicos que amparam suas famílias são os seus colegas e a secretaria de segurança publica é uma inversão de valores nós temos que dar valor a quem tem valor, temos que valorizar os nossos policiais que é a única profissão no mundo onde o cidadão entra no trabalho colocando a sua vida em risco em prol da sociedade.        
Claudio Mendes entrevistando o secretário Aluísio Mendes
Foto Adson Cadete
C E D – O Secretário falou do assassino do jornalista e blogueiro Décio Sá que poderá ser solto nos próximos meses. Secretário Aluísio Mendes Isso é uma prova de como a Lei brasileira precisa ser mudada, nós vimos recentemente à condenação do homicida que matou de maneira bárbara do jornalista Décio Sá, tirou a vida dele de maneira covarde um assassino confesso com vários homicídios já feito pelo Brasil inteiro, uma pessoa sanguinária, fria que não se arrependeu em mento algum disso.

Ele foi julgado recentemente e condenado a 18 anos de cadeia, ele já cumpriu dois anos aguardando o julgamento e vai ficar no máximo mais um ano preso, em menos de um ano ele terá a sua liberdade por que assim a lei o diz. Onde eu digo que é preciso que nós discutamos melhor a questão da Lei brasileira, é impossível que alguém condenado a 18 anos de cadeia fique somente 3 anos presos, quer dizer, a sentença é de 18 anos mas ele fica no Maximo três anos preso isso é um absurdo que tipo de sinal nós vamos dar pro marginal pro bandido para que ele tenha medo da Lei da policia se ele sabe que embora condenado a uma pena grande vai cumprir uma pena muito pequena.

Vocês não sabem mais hoje pra se manter alguém preso é muito difícil, hoje ficar preso é exceção não regra, hoje alguém condenado por furto (aquele crime que o cidadão entra na sua casa rouba o que você adquiriu com o seu trabalho) ele dificilmente fica preso e quando fica preso fica no máximo quatro meses, que tipo de justiça é essa que penaliza o cidadão de bem, o cidadão que trabalha 24 horas por dia para adquiri os seus bens, se alguém que entra em sua casa rouba e estupra vai cumprir uma pena inflamente pequena aquela do qual ele é condenado, nós precisamos urgentemente discutir uma majoração dessa pena que alguém condenado a 10 anos de cadeia, cumpra efetivamente 10 anos de cadeia. 

C E D – De acordo com o que o senhor coloca, os políticos utilizam da segurança para palanque eleitoral? Secretário Aluísio Mendes É uma coisa muito preocupante usar policia associada à política, segurança publica é um assunto muito serio para ser confundido com política nós temos que ter a serenidade e o cuidado de não misturar política com policia, mas sim, fazer com que os políticos entendam que os investimentos em segurança publica hoje no nosso país no Maranhão e aqui em Cururupu é prioridade numero um a população não vai aceitar mais esse descaso com os investimentos e com as leis do Brasil e vai cobrar dos políticos na próxima eleição uma definição com relação a isso. 
         
C E D – Festas em Cururupu o vereador Pinto pediu ao secretário que viabilizasse a autorização das festas junto ao juiz. Secretário Aluísio MendesA questão das festas – è isso que eu disse, foi uma decisão judicial a secretaria de segurança publica não tem gerencia sobre esta questão o que eu vou fazer é procurar o juiz e ver se agente consegue num bom termo associar uma ação educativa, uma ação de coibir os abusos e que agente flexibilize essa questão da decisão judicial, é uma decisão que é soberana do juiz, o juiz tem esse poder essa decisão e eu procura-lo para ver grado o pleito feito pelo prefeito e por toda a sociedade para ver se agente pode flexibilizar isso.

C E D – O prefeito Junior Franco solicitou do secretário de segurança a instalação de uma unidade do DETRAN na cidade, para facilitar a expedição das CNHs aos mototaxistas que sofrem com a aplicação das leis de transito pelo judiciário local. Secretário Aluísio MendesCom relação a CNH eu me comprometi com o prefeito em trazer um núcleo do CIRETRAN de Pinheiro para cá e não só isto, mas, trazer também o núcleo de instituto de identificação para que agente possa também emitir a carteira de identidade aqui em Cururupu que vai atender não só Cururupu, mas toda a região. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cururupu em Destaque