ENCONTRADO CORPO DO JOVEM VÍTIMA DE AFOGAMENTO NO CAIS DA RAMPA.

Diversão que acabou em tragédia, em uma constante ação de jovens estarem banhando no rio de água salgada que corta o município de Cururupu, ontem (29) a situação foi diferente, três jovens que nadavam no mar calmo devido o cansaço de estarem nadando um deles pode ter sentido câimbras e não conseguido nadar ate o cais e veio a ser vitima de afogamento.  

Diversão entre 3 jovens teve fim trágico para um deles no final da tarde desta quinta-feira(29) no cais da rampa, onde veio a morrer por afogamento.

O jovem identificado como Danilo Silva (conhecido como Júnior). Por não existir o corpo de bombeiros em Cururupu, populares se mobilizaram e foram às buscas vindo a encontrar o corpo a 1h:10min da madrugada.


Neste momento o corpo esta sendo velado na residência dos familiares na rua Flavio Silva bairro Armazém.

O locutor Leilson Ramos esteve acompanhando parte das movimentações   

PROGRAMA MAIS MÉDICOS EM CURURUPU.

Aldo Lopes - Secretário Municipal de Saúde
O secretário municipal de saúde Aldo Lopes em entrevista ao Jornal da Alvorada da radio Alvorada FM, falou da chegada dos médicos do programa mais médicos que chegaram ao município para trabalharem em vários bairros e localidades.

Aldo Lopes destacou o trabalho realizado na secretaria de saúde e reforçou que com a vinda dos médicos cubanos para o município a saúde evoluiu bastante, principalmente no quesito humanização.

Desta vez mais 6 médicos chegaram ao município para atenderam nos 2 ficarão nos 2 Pcs do Flavio Silva, ate que sejam transformadas em PSF’s assim que a fiscalização autorizar, 1 para Maracujatiua, 1 para Guajerutiua PSF, 1 para Aliança também PSF e o outro para a comunidade de Tapera de Baixo que também será transformada em PSF.

Com a ida dos médicos para as comunidades de Maracujatiua e Tapera de Baixo serão transformadas em PSF’s, em virtude da vinda dos médicos e das melhorias das UBS das comunidades. 

PARALISAÇÃO DE ADVERTÊNCIA.

Os professores da rede municipal de ensino estão paralisando as suas atividades nos dias 28 e 29 de maio, somando 48 horas de paralisação de advertência, onde serão reivindicadas as necessidades dos profissionais da educação assim como melhoria de escolas.
Vileilma Cesar - Professora 
Vileilma Cesardesde a fundação do sindicato que a direção do sindicato tem tentado conversar com a gestão municipal, sobre a situação da educação de Cururupu questão salarial, estruturação das escolas e outras situações, mas as nossas tentativas infelizmente não foram bem sucedidas. Então diante das inúmeras tentativas onde nós não fomos de fato atendidos, então só restou para a categoria à paralisação, então em assembleia toda a categoria decidiu por esta paralisação de advertência por 48 horas. No final nós faremos uma nova assembleia, caso não haja um entendimento entre gestão e categoria, ai sim nós iremos deflagrar uma greve por tempo indeterminado. Detalhe todos os servidores da educação e não só professores, aderiram à paralisação da sede, praias e interiores. Pois dentro de nossas reivindicações tem o PCC, Plano de Cargos e Carreiras para os profissionais da educação, nós temos aluno e pais nos acompanhando, então são inúmeras reivindicações”.

O secretário de educação Adaildo Borges falou no programa de radio Bom dia Cidade, ao locutor Leilson Ramos que ele quanto gestor não foi oficializado para as reuniões e apresentou documentações com as finanças da secretaria, onde apontam os recursos investidos nos salários dos professores, assim com a questão da merenda dentre outros assuntos.

O secretário Adaildo Borges mostrou-se a vontade para conversar com a categoria, Adaildo marcou para a segunda-feira dia 02 de junho de 2014 as 16 horas, uma reunião com o sindicato dos professores e profissionais da educação, os representantes do governo.

RESTAURANTE ESPAÇO VIP É ALVO DE ASSALTANTE.

Lucivaldo Correia Mendes de Jesus, de 27 anos
Imagem cedida pela PM de Cururupu
Na madrugada do dia 29 de maio um assaltante identificado como Lucivaldo Correia Mendes de Jesus, de 27 anos foi preso pelos policiais da policia militar, que tinha como comandante o cabo Aranha e Erinaldo e o soldado Helton que foram chamados.

Lucivaldo foi preso no interior do restaurante Espaço Vip que fica no terminal rodoviário de Cururupu, onde é frequentado por muitas pessoas, no ato da prisão o assaltante estava com alguns pertences do estabelecimento prontos pra fugir do local, sendo impedido pelos policiais.

Segundo os policiais, Lucivaldo quebrou a vidraça o restaurante e adentrou com o intuito de levar o que encontrasse, mas o mesmo não contava com a chegada da PM.

Após a prisão Lucivaldo foi levado para o SPA – Serviço de Pronto Atendimento do município, e depois de feito os procedimentos clínicos foi levado para delegacia para de Cururupu.

                                                                         Imagem cedida pela PM de Cururupu

Imagem cedida pela PM de Cururupu

Imagem cedida pela PM de Cururupu
Imagem cedida pela PM de Cururupu
          RESTAURANTE ESPAÇO VIP
     Imagem cedida pela PM de Cururupu
        RESTAURANTE ESPAÇO VIP
   Imagem cedida pela PM de Cururupu
          RESTAURANTE ESPAÇO VIP
     Imagem cedida pela PM de Cururupu
                        RESTAURANTE ESPAÇO VIP
                   Imagem cedida pela PM de Cururupu
          RESTAURANTE ESPAÇO VIP
     Imagem cedida pela PM de Cururupu



FESTEJO DE SÃO JOÃO BATISTA 2014, PEREGRINAÇÃO NAS ILHAS.


Ontem a noite foi celebrada na igreja matriz de São Jorge em Areia Branca a missa de envia dos missionários e da imagem peregrina de São João Batista as ilhas.

A primeira a ilha a receber a imagem peregrina é a de Bate Vento, onde será celebrada hoje à noite a santa missa da peregrinação.

A imagem peregrina visitará varias ilhas do município do dia 28 - 05 ao dia 02 – 06 de 2014. O padre Ronald falou em entrevista “que esta iniciativa, vai levar as comunidades praianas o verdadeiro sentido da fé e da vocação ao senhor Jesus Cristo. E nada melhor do que este momento de fé e devoção que é o festejo do padroeiro São João Batista”.

O festejo do padroeiro deu-se inicio no dia 27 com a missa de envio, e com as peregrinações do dia 28 de maio a 14 de junho, percorrendo praias, povoados e bairros da sede, e de 15 a 24 novena na igreja matriz.



ACIDENTE: MAIS UMA COLISÃO NA RUA GENERAL OSÓRIO...

Na noite da ultima terça(27) as 19hs e 10 minutos, aconteceu uma colisão entre uma biz e um carro Fiat uno, na rua General Osório São Benedito.

A biz era conduzida por Alex Ribeiro Silva, 31 anos e na garupa Wanderson Silva Coimbra, 21 anos, e o carro era conduzido por Adelson da Silva de Sousa, 52 anos.


Os veículos envolvidos na colisão estão na delegacia de policia de Cururupu, os dois da moto estão hospitalizados, sem risco de morte, apesarem de irem para a Santa Casa de Misericórdia, desacordados.     
As informações foram cedidas pela guarnição da PM de Cururupu comandada pelo sargento Coimbra.  

DESAPARECIDO: Roberto Moraes Pinheiro de 35 anos.


Roberto Moraes Pinheiro - Desaparecido
Desde sábado (24) que Roberto Moraes Pinheiro de 35 anos esta desaparecido, o mesmo é filho de Miguel Arcângelo Pinheiro e Elizabeth Moraes Pinheiro, esposo de Maryanna Sousa Pinheiro ambos moram na rua Eurico Dutra nº 171 bairro de Fátima.

Roberto Moraes Pinheiro, tem 2 filhos com Maryanna Sousa Pinheiro um de 6 anos e uma criança de 7 meses, os familiares estão buscando informações do paradeiro de Roberto, que saiu de casa no sábado para o trabalho com uma bolsa com alguns pertences dizendo que iria jogar bola.

As informações já colhidas apontam que Roberto esteve em um bar no sábado no bairro Areia Branca, e ao sair não se teve mais informações do mesmo. Os familiares de Roberto buscam informações.  

     

SECRETÁRIO DE SAÚDE DESMENTE INFORMAÇÃO.

Secretário de saúde de Cururupu nega briga com prefeito

Política 

Conforme matéria publicada nesta terça-feira, o prefeito de Cururupu Junior Franco e o secretário de saúde e também vice-prefeito Aldo Lopes teriam ido a vias de fatos após uma discussão política. Esta informação foi recebida e confirmada pelo blog. Reveja.
Mas após divulgação, recebemos nota de esclarecimento por parte do secretário que desmentiu a confusão.Veja abaixo.
cururupu

Vice bate e põe prefeito pra correr em Cururupu

Política 
Aldo Lopes, vice e Junior Franco, prefeito de Cururupu
Aldo Lopes, vice e Junior Franco, prefeito de Cururupu
O prefeito de Cururupu deixou a posição de batedor de mulher para ocupar o lugar de apanhador de homem. O vice-prefeito Aldo Lopes ouviu poucas e boas ontem à tarde de seu prefeito, Júnior Franco.
E não levou o desaforo pra casa. A pisa foi na sede da Secretaria de Saúde, no centro de Cururupu. Dizem que o vice, que é secretário de Saúde, não quer permitir que Franco confunda o público com o privado e partiu pra cima.
De posse de um facão, o vice ainda botou o prefeito pra correr.

CAOS NA DELEGACIA DE CURURUPU: DELEGACIA DEVE SER INTERDITADA?


No ultimo sábado o nosso blog Cururupu em Destaque foi procurado por populares do município e atendendo as necessidades dos populares visitamos a delegacia de policia. Os populares reclamavam de um esgoto que sai do prédio da delegacia que corre a céu aberto por mais de 500 metros, isso tudo bem no centro da cidade.

Fato é que gare uma grande corrente de proliferação de germes e bactérias alem do desleixo das autoridades principalmente do estado e do representante do estado no local.

Procuramos o delegado Marcio Leite para falar sobre o assunto, mas o mesmo não se encontrava na delegacia de policia ate as 9 horas da manhã desta segunda (26). Marcio Leite nos cedeu uma entrevista na quarta-feira, 26 de março de 2014, com o seguinte teor.
Marcio Leite Delegado
O delegado da Policia Civil Marcio Leite falou do esgoto que corria a céu aberto vindo da delegacia de policia de Cururupu, segundo delegado "na delegacia tem 2 fossas que recebem os dejetos dos mais de 50 presos da referida delegacia, Marcio afirmou que o fundo das fossas são encimentadas, impedindo a filtragem dos líquidos para o solo, fazendo com que transborde e exale um forte mau cheiro, e a população tem razão em reclamar, por que é uma questão de insalubridade.

Com o esgoto a céu aberto tem favorecido a proliferação de doenças, já que o esgoto escorre por mais de 5 quadras. Marcio Leite declarou que já mandou ofícios para a regional e para a secretaria de segurança publica e informou o problema da fossa e solicitando a providencia no sentido de melhorar a existente ou e se fazer outra fossa com muito mais capacidade e qualidade para sanar o problema.

Marcio Leite afirmou - O município não dispõe de uma empresa de limpa fossa isso dificulta a limpeza constante da fossa e geralmente é a prefeitura que ajuda a delegacia cedendo um carro limpa fossa. Ele “acredita que a secretaria de segurança publica vai atender, os pedidos de melhorias dos ofícios”.

A prefeitura de Cururupu cedeu na manhã da ultima terça feira (25), um carro limpa fossa para fazer a limpeza das duas fossas da delegacia de Cururupu, esta ação teve a participação da prefeitura, judiciário local e do delegado. Desta forma os moradores começam a serem respeitados e não sejam expostos aos agravos de doenças que a mistura de fezes e urina podem fazer no ser humano.

A verdade é que o caos toma conta da delegacia de policia de Cururupu, há baratas, ratos e fezes de rato espalhados pela delegacia a infraestrutura é precária, o esgoto correndo a céu aberto de forma a prejudicar a vizinhança e populares, alem de prejudicar diretamente os presos que lá estão assim como os funcionários.

tem presos que estão pálidos devido a falta de banho de sol e a forte umidades do local, já que dificilmente o local fica seco. Para completar falta melhorar a estrutura e o colchão fotografado é do dormitório dos carcereiros e funcionários.

Procuramos a coordenação da vigilância sanitária do município o coordenador Almir Devid Costa Junior nos informou que em 2011 foi realizado uma vistoria na delegacia pela vigilância sanitária junto com o medico veterinário Israel Mac, mas que vai pedir aos agentes sanitaristas que realizam outras visitas a delegacia.

Buscando informações junto aos agentes sanitaristas e descobrimos que a população tem procurado a coordenação de vigilância e os agentes tem realizado varias inspeções e tem levado ao conhecimento do delegado e do representante do ministério publico no município. Segundo os funcionários todas as vezes que a população solicita, eles vão à delegacia fazem as inspeções.

Fomos à procura do representante do ministério publico Dr. Francisco de Assis o mesmo não se encontra no município e não foi possível verificar a com ele se a vigilância sanitária já tinha oficializado da atual realidade do esgoto que corre a céu aberto.

Assim procuramos também o representante do judiciário local, mas não o encontramos para que possa se manifestar, pois o mesmo tem mostrado um pulso forte para o cumprimento das leis no município.

Estaremos procurando as autoridades do município e estado para se posicionarem com relação a esta situação critica. 
Fossa Grande da delegacia






Cisterna da delegacia aberta não tem tampa

Cisterna da delegacia aberta não tem tampa
 Tampa da Cisterna da delegacia
Cisterna de onde sai a água usada pelos presos



Fossa, fezes, urina e muita poluição


Fossas  

Larvas identificadas popularmente como Tapurus ou Dípteros 
Fezes e urinas expostas 

Larvar criadas em virtude das fezes e irina expostas 
A saída do esgoto
O esgoto escorrendo a céu aberto 
Falta de forros
Falta de forros
local por onde os presos fugiram 
Falta de lampadas
Portão da cela
Portão das celas
cesto de lixo das celas

Entrada do Gaiolão- local do banho de sol
Gaiolão- local do banho de sol
Gaiolão- local do banho de sol
Gaiolão- local do banho de sol
Banheiro
Colchão do dormitório
Dormitório
Dormitório da delegacia
Barata

Rato 
forro danificado
Banheiro danificado
Fezes de rato
cabos e fezes de rato
Fezes de ratos
Motos onde os ratos ficam  
Ratos