IRMÃO DE 29 E IRMÃ DE 7 ANOS FICAM NA MIRA DE REVOLVERES EM CURURUPU.

Cresce a onda de assaltos na cidade de Cururupu e a população cobra providencia no sentido de melhorar a segurança e punir os infratores.

Na noite do dia 30 de julho uma residência localizada na travessa Aquiles Lisboa bairro de Fátima ao lado da escola Silvana Cunha foi alvo de assaltantes, dois menores armados de revolveres, colocaram as armas na cabeça de um rapaz de 29 anos e o outra no peito de uma criança de 7 anos.

Os menores tinham como objetivo levarem um notebook que era usado pelo rapaz na porta de sua residência. Os assaltantes discutiram com o rapaz e a irmã do mesmo de sete anos começou a chorar e o assaltante que colocará a arma no peito da criança afirma a ela "que se não parece de chorar o mataria, quando a sua amiga de 10 anos escuta e sai correndo agarrado na mão da amiga.

A mãe das vitimas Josinalva Silva falou ao Jornal da Alvorada, da Radio Alvorada FM, que os filhos estão ainda em estado choque, a mesma afirmou que morando 28 anos no Rio de Janeiro nunca tinha acontecido algo semelhante com ela ou com filhos dela.

Josinalva Silva, pediu a população que não compre produtos de origem duvidoso ou fruto de roubo, e que possa denunciar a policia.    

Os ladrões estão sendo identificados e o policiamento acionado já realizando diligencias no sentido de capturar dos mesmos.    

SESSÃO SOLENE DA CÂMARA DE VEREADORES ADIADA PARA O DIA 4 DE AGOSTO.


A sessão solene do legislativo municipal que seria nesta sexta-feira dia primeiro foi transferida da o dia 4 segunda feira na câmara de vereadores de Cururupu, segundo o que informou a assessoria do gabinete da presidência da casa legislativa.

Os parlamentares retornarão a as suas atividades depois de mais de trinta dias de recesso, dentre as muitas responsabilidades destacam-se os trabalhos as comissões dentre elas a de constituição e justiça.

Sabe-se que sempre neste período acontecem esvaziamentos do legislativo em todos os pais, em Cururupu poderá não ser diferente, já que os parlamentares estão imbuídos em captar votos para as suas representatividades.


Espera a participação da população nas sessões, para que possam conhecer de perto as ações dos legisladores. 

Polícia Militar frustra tentativa de assalto ao Banco do Brasil de Pinheiro.

 
Explosivos e ferramentas apreendidas pela polícia
Explosivos e ferramentas apreendidas pela polícia
O Grupo de Operações Especiais (GOE) frustrou na madrugada desta segunda-feira (21) uma tentativa de roubo aos caixas da agência do Banco do Brasil do município de Pinheiro.

De acordo com informações da Polícia Militar, o serviço de inteligência teve informações que uma quadrilha especializada em assaltos a agências bancárias faria uma ação criminosa em Pinheiro. De posse das informação, uma equipe da PM ficou de prontidão para interceptar a ação dos bandidos.

Por volta das 1h30 da manhã desta segunda, a polícia frustrou a ação dos bandidos em Pinheiro. O grupo de Operações Especiais, prendeu Lauro Amaral de 27 anos, que estava com explosivos, na pratica da ação criminosa.

O homem detido é natural do Pará, e de acordo com informações da PM, é integrante de uma quadrilha especializada em explodir caixas eletrônicos.

A Polícia confirmou que os outros integrantes da quadrilha estão na região, e buscas estão sendo realizadas no intuito de prendê-los.

Quase 25 mil candidatos disputarão as eleições de outubro.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou hoje (21) no sistema de registro de candidaturas das eleições os nomes de todas as pessoas que pediram registro para concorrer ao pleito. De acordo com o levantamento, 24,9 mil candidatos devem disputar vagas de deputado federal, estadual e distrital, senador, governador e presidente da República. O número inclui suplentes de senador e vices aos governos estaduais e à Presidência da República.
Segundo informações do DivulgaCand, sistema do TSE que centraliza as candidaturas, o número maior de candidatos é para o cargo de deputado estadual (16,2 mil). Para deputado federal, são 6,7 mil. No Distrito Federal foram registradas mil candidaturas ao cargo de deputado distrital e 181 candidaturas foram recebidas para senador, primeiro e segundo suplentes. Nos estados, são 171 candidatos a governador e vice. Onze candidatos vão disputar as vagas de presidente da República e 11, de vice-presidente.


Em outubro estarão em disputa 1.059 vagas para deputado estadual. Na Câmara dos Deputados serão eleitos 513. Vinte e sete (um terço) das 81 cadeiras no Senado estão em disputa. A Casa renova alternadamente a cada eleição um terço e dois terços dos parlamentares. Para deputado distrital, são 24 cadeiras.
O número poderá ser atualizado até o dia da eleição, pois os pedidos de registro ainda serão julgados pelos juízes eleitorais e novas informações devem ser recebidas nos tribunais regionais eleitorais. Após a decisão da Justiça Eleitoral, os candidatos estão aptos a concorrer. Além disso, as coligações podem mudar os candidatos que escolheram.


A entrega do registro não garante a participação do político nas eleições. Após parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE), os pedidos são julgados por um juiz eleitoral, que verifica se as formalidades foram cumpridas.


Até o momento, o MPE já impugnou 1.850 registros de candidaturas às eleições em todo o país. Cerca de 20% (367) foram com base na Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura de condenados em segunda instância pela Justiça. O número de impugnações deve aumentar até o levantamento final, previsto para o fim deste mês.


Para estar apto a concorrer às eleições de outubro e ter o registro deferido pela Justiça Eleitoral, além de não se enquadrar na Lei da Ficha Limpa, os candidatos devem apresentar declaração de bens, certidões criminais emitidas pela Justiça, certidão de quitação eleitoral que comprove inexistência de débito de multas aplicadas de forma definitiva, entre outros documentos, como previsto na Lei das Eleições (Lei 9.504/97).


O primeiro turno do pleito deste ano será em 5 de outubro. O segundo está marcado para o dia 26, nos casos de eleições para governador ou à Presidência da República em que o primeiro colocado não obtiver 51% dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos.


Situação do transporte por ferry-boats é tema de reunião.

Corregedoria Geral do Ministério Público do Maranhão reuniu-se, na manhã desta segunda-feira, 21, na Sala dos Órgãos Colegiados da Procuradoria Geral de Justiça, com promotores de justiça que atuam na Baixada Maranhense e representantes das empresas que operam ferry-boats entre São Luís e Cujupe para debater os problemas relacionados ao transporte.
Reunião_Ferry_Boat_01Problemas no transporte de ferry-boat foram debatidos em reunião
Também participaram do encontro membros da Capitania dos Portos e Marinha, Poder Judiciário, Vigilância Sanitária Estadual, Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e Procuradoria Geral do Estado do Maranhão.
Os promotores discorreram sobre os principais problemas quanto à segurança, salubridade, acessibilidade, venda dos bilhetes, infância e juventude, navegabilidade e infraestrutura. Ao final do encontro, ficou acertado que as empresas Serviporto e Internacional Marítima, além da Emap e os órgãos de fiscalização da Marinha e do Estado vão apresentar, no prazo de 15 dias, um plano de medidas a serem adotadas em suas esferas de atribuições. Essas medidas terão como base a Minuta de Requisições apresentada pelo MPMA durante a reunião.
“O objetivo é assegurar uma resposta rápidas às demandas que prejudicam os consumidores. Caso seja necessário, o Ministério Público vai ajuizar ações para garantir a segurança e a oferta adequada do transporte de passageiros pelos ferry-boats”, avaliou o corregedor-geral do MPMA, Suvamy Vivekananda Meireles.
Entre as demandas apresentadas pelos promotores estão a necessidade de instalação de câmeras de segurança nas áreas dos passageiros, fiscalização contínua pela Emap e Capitania dos Portos nos terminais de embarque e desembarque, inspeções sanitárias nos banheiros das embarcações e nos espaços de comercialização de bebidas e comidas, inspeções nos coletes salva-vidas, presença de equipes médicas ou profissionais habilitados para atendimento de emergência, disponibilização de funcionários para prestar informações aos consumidores.
Também foi questionada a falta de acessibilidade e solicitada a adequação das instalações das embarcações para atender pessoas com deficiência e idosos. Outro ponto requisitado foi o aumento do número de pontos de vendas de bilhetes, incluindo a internet, e a diversificação da forma de pagamento, como cartão de crédito e débito. O Ministério Público pediu, ainda, a implantação de postos com Comissários da Infância e Juventude visando a fiscalização do transporte de crianças e adolescentes.
Em relação à navegabilidade e infraestrutura, foram solicitadas obras para dragagem dos canais a fim de melhorar a navegação das embarcações, construção de rampas e atracadouros e a ampliação da oferta de viagens.
A reunião teve a participação da ouvidora-geral do MPMA, Mariléa Campo dos Santos Costa; a chefe de gabinete da Corregedoria, Doracy Moreira Reis Santos; o presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), José Augusto Cutrim Gomes; além de 13 promotores de justiça que atuam nos municípios da Baixada Maranhense.
FONTE: JORNAL PEQUENO

Cemar indenizará em R$ 320 mil família de trabalhador vítima de descarga elétrica.

m_21072014_1153O desembargador Lourival Serejo não acolheu os argumentos da defesa (Foto:Ribamar Pinheiro)
A Companhia Energética do Maranhão (Cemar) foi condenada a indenizar em R$ 320 mil, por danos morais, a esposa e três filhos de um trabalhador, que morreu em decorrência de descarga elétrica em rede de alta tensão instalada abaixo da altura tecnicamente permitida.
A decisão é da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), que reformou sentença de 1º Grau, determinando ainda o pagamento, por danos materiais, de pensão equivalente a 1/3 do salário mínimo para a viúva e cada um dos três filhos do trabalhador.
A vítima recebeu o choque elétrico no momento em que trabalhava para garantir o sustento da família em um terreno de sua propriedade, quando o arame da cerca se soltou indo de encontro à linha de alta tensão que, por estar instalada em altura inadequada, liberou forte descarga elétrica, causando a morte instantânea do trabalhador.
Em recurso interposto junto ao TJMA, a Cemar questionou a culpa atribuída àquela empresa e apresentou laudo pericial afirmando que a altura da linha da rede elétrica correspondia a aproximadamente quatro metros, não se sustentando no caso a afirmativa de que oferecia riscos às pessoas.
A concessionária argumentou também que o acidente ocorreu em propriedade particular, cujas instalações elétricas são de responsabilidade do proprietário do imóvel, tendo a vítima culpa exclusiva por levantar demasiadamente o arame, expondo-se ao risco de receber a descarga fatal.
O relator do recurso, desembargador Lourival Serejo, afirmou que as provas anexadas ao processo demonstram com extrema precisão a conexão de causalidade que atribui responsabilidade à companhia de energia elétrica.
Em seu voto, o magistrado citou depoimento de testemunhas onde estas afirmam categoricamente que somente após o acidente a concessionária teria colocado um poste para aumentar a altura dos fios de alta tensão instalados no local do acidente que resultou na morte do trabalhador.
Fonte: JORNAL PEQUENO

MAIS PRISÕES NA RAGIÃO: POLICIAMENTO MOSTRA A SUA FORÇA.


 Valdemir Araujo Cordeiro "maconha" Imagem Policia Civil

Desde que a Superintendência do Policiamento do Interior comandada pelo Superintendente Jair Lima de Paiva Junior, conseguiu reunir os policiais dos municípios de Cururupu e Região, para realizarem ações no sentido de combater a criminalidade e responder de forma pratica as indagações da população que cobrava mais ações do policiamento principalmente do civil, com as prisões dos criminosos.
 Nos últimos dias aconteceram algumas prisões como a de hoje (21/07) os policias civis de Cururupu e da SPCI, prenderam (Valdemir Araujo Cordeiro, de 25 anos, conhecido por "maconha", o mesmo cumpria pena de tentativa de homicídio na DEPOL de Bacuri, onde se entrava foragido desde 2012. Foi recaptura no povoado São Paulo pelos policiais civis de Cururupu, SPCI, e policiais militares da cidade de serrano e Bacuri.

Josemar Pizon Silva
Imagem Policia Civil



Foi preso também, Josemar Pizon Silva, conhecido por Josemar, preso no sábado(19/07), por volta das 21h, portando uma arma de fogo, calibre 38, próximo ao bar do Benedito, Filipinho, nesta cidade. Ação policial contou com a presença dos policiais civis de Cururupu e SPCI. Os policiais apreenderam também uma moto que tem registro de roubo em SLZ, mas não foi divulgado quem estava com a mesma

POLÍCIA CIVIL EM AÇÃO: POLICIAIS CIVIS DA SPCI PRENDEM VARIAS PESSOAS EM CURURUPU, ALEM DE DROGAS E ARMA.

A policia civil através da superintendência do Interior comandada pelo Superintendente Jair Lima de Paiva Junior, conseguiram reunir os policiais dos municípios de Cururupu e Mirinzal para a realizarem uma operação onde culminou a prisão de Valter Barbosa, conhecido por "mo", preso no dia (18/07)  por força de Mandado de Prisão pela pratica de homicídio.

Foram presos Arílson Almeida Cordeiro, vulgo traquine, 24 anos; Jodelson dos Santos Goulart, 26; Mosenilto Silva, vulgo Canhoto, 27 anos. Os mesmos estavam com os seguintes objetos apreendidos: 01 revolver BN calibre 38 de numeração raspada, 07 cabeças de pó, 27 cabeça de crack, 01 pedra grande de crack, pesando 50g, 01 poção de maconha pesando 29g, 01 balança de precisão, 03 celulares e R$ 54,00.


Neste trabalho a polícia prendeu o Claudio Oliver, conhecido como “macaco”, recapturado no ultimo sábado (19/07), o mesmo já tinha fugido da delegacia de Cururupu.

Além de um individuo identificado como "Maduro" o mesmo cometeu assaltos e um homicídio no município de Bacuri.  








GOVERNO INAUGURA HOSPITAIS EM SERRANO DO MARANHÃO E BACURITUBA.

As duas unidades de saúde de 20 leitos, do Programa Saúde é Vida, foram entregues ontem pela governadora Roseana Sarney.

Foto: Handson Chagas
Fachada do Hospital de 20 leitos entregues
A governadora Roseana Sarney e o secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad, inauguraram ontem hospitais de 20 leitos nos municípios de Serrano do Maranhão e Bacurituba, como mais uma etapa do Programa Saúde é Vida. As unidades de saúde dispõem ainda de Serviço de Pronto Atendimento (SPA) 24 horas, consultórios, centro de parto normal, farmácia, setor de exames laboratoriais e Raio-X. O investimento total na construção e compra de equipamentos para a unidade foi de R$ 5.313.058,66.
Roseana iniciou sua agenda de trabalho ontem em Serrano do Maranhão, localizado na Baixada Maranhense, onde, acompanhada do secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, e da prefeita Donária Rodrigues, entregou o hospital municipal Nerides Rodrigues à população. Essa é mais uma unidade que integra as ações do Programa Saúde é Vida, desenvolvido pelo Governo do Estado.
"Estou muito feliz em entregar mais este hospital, que vai melhorar a vida da nossa gente. Este hospital é de todos, fizemos questão de contemplar os municípios que mais precisavam com essas unidades de saúde", disse Roseana Sarney. A governadora lembrou que, além da atenção especial dada à saúde com a entrega de 33 hospitais de 20 leitos (contando o de Serrano do Maranhão), o governo estadual atua em diversas áreas em benefício da população.
"Além da saúde, nós nos preocupamos em capacitar os nossos jovens, oferecendo cursos para que eles possam entrar no mercado de trabalho. Fico feliz em dizer que 600 mil pessoas saíram da linha da pobreza no nosso estado. Hoje, graças às parcerias, mais de 300 mil famílias são atendidas pelos programas Viva Água e Viva Luz", ressaltou.
Água - Roseana Sarney anunciou, também, convênio no valor de R$ 700 mil para melhorar o fornecimento de água à população de Serrano do Maranhão.Presentes também à solenidade de entrega do hospital os secretários Fernando Fialho (Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar), José Raimundo Frazão (Infraestrutura), Rodrigo Valente (Programas Especiais), Carla Georgina (Comunicação Social) e coronel José Ribamar Vieira (Gabinete Militar), além de prefeitos de cidades vizinhas e vereadores.
20 leitos - O Hospital Nerides Rodrigues conta com 20 leitos de internação, Serviço de Pronto Atendimento (SPA) 24 horas, consultórios, centro de parto normal, farmácia, setor de exames laboratoriais e Raio-X.
O governo estadual garante repasse mensal de R$ 100 mil para que a Prefeitura de Serrano mantenha a unidade em funcionamento, garantindo à população acesso a atendimentos básicos de saúde interligados à rede estadual de hospitais de pequena, média e alta complexidade.
"Esse hospital é fruto de trabalho do Governo do Estado e da Prefeitura. A partir de hoje, Serrano passa a ter uma unidade de saúde interligada a uma rede, preparada para oferecer aos maranhenses atendimento de qualidade", afirmou o secretário Ricardo Murad.
O secretário ressaltou que o Programa Saúde é Vida permitiu se fazer uma mudança profunda na saúde do Maranhão. "Temos, agora, o desafio de transformar a Santa Casa de Cururupu em um hospital de qualidade para atender toda a região", assinalou. Ele anunciou, ainda, a compra de uma ambulância para o município.
Importância - A prefeita de Serrano, Donária Rodrigues, falou sobre a importância do hospital para a população. "Estamos muito agradecidos com esse presente. Nossa população dependia muito de outros municípios para ter acesso a um atendimento médico. Aproveito para pedir o apoio de toda a população para zelar por esse nosso bem, para que nós possamos manter o hospital novo e bonito como recebemos agora", disse. Para a técnica em enfermagem Jeane Soares Pinto, além de saúde, o hospital garante oportunidade de emprego. "Nossa cidade precisava muito desse hospital; é bom saber que, a partir de hoje, teremos um atendimento rápido. Além disso, é uma oportunidade de emprego para quem vive aqui".
Mais saúde - Ao todo, 33 hospitais de 20 leitos já foram inaugurados. No total, o Programa Saúde é Vida construiu 64 hospitais de pronto atendimento, garantindo estrutura física e de equipamentos adequada para a oferta de serviços de saúde à população no interior do Maranhão.
Além destes, o Governo do Estado construiu oito hospitais gerais regionais de urgência e emergência, seis deles já inaugurados e outros dois estão em fase de conclusão nos municípios de Turiaçu e Alto Alegre do Maranhão. Outros hospitais macrorregionais estão em construção nos municípios de Balsas, Chapadinha, Caxias, Imperatriz, Santa Inês e Pinheiro, além das 10 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em pleno funcionamento na Ilha de São Luís e nas cidades de Imperatriz, Coroatá, Timon, Codó e São João dos Patos.
De Serrano do Maranhão, a governadora Roseana Sarney e o secretário Ricardo Murad seguiram com destino ao município de Bacurituba, também localizado na Baixada Maranhense, para entrega de um hospital de 20 leitos do Programa Saúde é Vida.

Em Bacurituba, Roseana entrega o 34º hospital de pronto atendimento

Governadora disse que os pequenos municípios precisam de uma unidade hospitalar para atendimento emergencial.
O município de Bacurituba conta agora com uma unidade do Programa Saúde é Vida, entregue ontem pela governadora Roseana Sarney e pelo secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad. Esse é o 34º hospital de pronto atendimento inaugurado pelo Governo do Estado. Roseana Sarney disse que os pequenos municípios também precisam de uma unidade hospitalar para atendimento emergencial.
"Esse hospital representa um grande benefício para a população que vai receber atendimento de qualidade", declarou. Segundo a governadora, o Hospital de Bacurituba recebeu investimentos de R$ 4,7 milhões, sendo
R$ 3,5 milhões em obra civil e
R$ 1,2 milhão em equipamentos.
"Sinto orgulho em estar aqui trazendo esse grande benefício para o povo de Bacurituba, município que lutei pela sua criação. Hoje, vejo o quanto cresceu e se desenvolveu", ressaltou. Roseana também anunciou outros benefícios para o município, como
3 quilômetros de pavimentação de ruas, melhoria de acesso às estradas vicinais e abertura da estrada que liga Bacurituba a Cajapió.
Central - Para o secretário Ricardo Murad, a partir de agora, o município de Bacurituba passa a integrar a Central de Regulação do Estado. "Não adianta funcionar de maneira isolada. O paciente que precisar de tratamento especializado será encaminhado para a unidade mais próxima", revelou. O secretário disse que o gasto com a saúde evoluiu desde o início do governo Roseana. "Tínhamos apenas 18 unidades estaduais e um gasto de R$ 120 milhões. Hoje, temos 52 unidades e um custo de R$ 1 bilhão, sem contar com os hospitais que construímos e entregamos aos municípios".
Com uma população superior a cinco mil habitantes, o município de Bacurituba disponibilizava apenas atendimento básico de saúde da família, saúde bucal e vigilância epidemiológica. Segundo a secretária municipal de Saúde, Daniela Moraes, apesar de uma população reduzida a demanda existe.
"Hoje temos condições de realizar consultas e exames, mas precisávamos de um atendimento emergencial. A chegada do hospital marca o renascimento da saúde de Bacurituba, que fica menos dependente dos municípios vizinhos", destacou. O hospital conta com Serviço de Pronto Atendimento (SPA) 24 horas, consultórios, enfermarias com 20 leitos de internação, centro de parto normal, farmácia, setor de exames laboratoriais e Raio-X.
Nova realidade - O prefeito de Bacurituba, José Cisto Ribeiro Silva, disse que a iniciativa do Governo do Estado vai mudar a realidade da saúde no município. "Não teríamos condições de construir e equipar um hospital desse porte. É importante contar com o apoio financeiro do Estado para manter a unidade funcionando, garantindo que as pessoas recebam o atendimento de emergência aqui mesmo".
A professora Sandra Regina Ferreira também se manifestou feliz com o hospital. "Agradecemos a governadora Roseana pela iniciativa", disse.

Números

Hospital de Serrano do Maranhão
Investimento total: R$ 5.313. 058,66
Obra civil: R$ 4.072.058,66
Equipamentos: R$ 1.241.000,00

Números

Hospital de Bacurituba
Investimento total: R$ 4,7 milhões
Obra civil: R$ 3,5 milhões
Equipamentos: R$ 1,2 milhão
Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 9209 2564.
FONTE: Imirante

BARREIRA DE FOGO, BOMBAS E PRISÕES MARCAM PROTESTOS NA MA-006.

O motivo foi o descumprimento de acordo e o sumiço do prefeito de Central do Maranhão, Benedito Barros(PMDB).


MA 006 interditada em protesto contra prefeito.
Alegando descumprimento de compromisso feito por parte do prefeito de Central do Maranhão, Benedito Barros(PMDB), centenas de moradores da cidade promoveram uma eloquente manifestação, na manhã de quinta-feira, 17/07, onde bloquearam a MA-006, única via de acesso terrestre às cidades do litoral ocidental maranhense.

Atendimento médico, odontológico, abastecimento d’água de qualidade, dentre outras promessas de campanha em período estabelecido e posteriormente em acordo após outra manifestação já realizada neste ano de 2014 e que ainda não foram cumpridas culminaram no movimento que trouxe um desconforto para milhares de pessoas que usual ou eventualmente necessitam da importante artéria estadual para se movimentarem entre as cidades da região.

 O Protesto
Uma barricada armada em um ponto estratégico na entrada da cidade, no sentido de quem chega de Pinheiro, impossibilitava desvios de veículos ou pessoas, e a medida que o tempo avançava e ninguém da administração pública de Central do Maranhão não aparecia para negociar, o clima se tornava mais tendo, a queima de pneus e galhos aumentava e a fila de veículos, inclusive carros funerários, ambulâncias com doentes graves, grávidas, utilitário transportando alimentos perecíveis se enfileiravam em uma quilométrica espera.



Negociações atribuladas
Depois de mais três horas de espera, os prejudicados com a manifestação(Transeuntes da MA-006) tiveram um ar de alívio com a chegada de homens da Força Tática, GOE do 10º BPM-MA/Pinheiro e dos Bombeiros Militar da 8º grupamento.  O coronel Ramos, comandante da PM de Pinheiro, iniciou as negociações com intuito que a remoção da barricada fosse pacífica, contudo ante a irredutibilidade de um dos membros do comando de greve, o comandante ordenou a remoção coercitiva da barreira de fogo que atrapalhava o fluxo na rodovia estadual.


Bombas, correria , prisão e trânsito liberado
Após seguidas tentativas feitas pelo negociador da PM-MA e da inflexibilidade e das ofensas de alguns manifestantes, foi dada ordem para o desbloqueio da via, que inicio com o avanço dos militares que compunham a guarnição, que ao perceberem seriam atacados com pedras e paus, reagiram soltando bombas de efeito moral, bombas de gás lacrimogênio, spray de pimenta e efetuando prisões dos insufladores de violência. Depois de quatro horas de manifestação a pista foi liberada.

Fonte: Lucas Stefano
Edição: Lucas Stefano
Repórter: Lucas Stefano





POLÍCIA PRENDE LATROCIDA EM CEDRAL-MA.

Rafael Silva Neves de a 21 anos
Foto: Policia Civil
A polícia civil de Cururupu prendeu na manhã de hoje (16), Rafael Silva Neves de a 21 anos, na praia do Outeiro em Cedral.

Segundo o delegado Guilherme Campelo dos Santos, Rafael é foragido da delegacia de Bacuri e é acusado de um latrocínio que ocorreu no último dia 12 (sábado) no povoado assentamento em Bacuri.

Ele com dois comparsas mataram pra roubar a moto da vítima. A polícia civil está em diligências para prender os outros envolvidos no crime.

As ações da policia visa combater a criminalidade e colocar a disposição da justiça os criminosos.

Fonte: Jornalista e Investigador da Policia Civil Ronny Carlos. 

PM EM AÇÃO: FUGITIVO DE BACURI É PRESO NA RODOVIÁRIA DE CURURUPU.

Arilson Costa Santos de 18 anos
Imagens PM de Cururupu
O fugitivo Arilson Costa Santos de 18 anos foi preso no terminal rodoviário de Cururupu por policiais militares, o mesmo em ações suspeitas chamou a atenção de populares que informaram os policiais Militares.

A guarnição comandada pelo Sargento Coimbra, Cabo Junior e Soldado Rafael, realizaram buscas no terminal rodoviário localizaram o mesmo e ao buscarem informações junto a PM e Delegacia de policia civil de Bacuri, confirmaram que o Arilson era fugitivo daquele município por ter cometido um latrocínio “matou para roubar”, no ultimo domingo em Bacuri.


Arilson é suspeito de ter participado da equipe de assaltantes que assaltaram o guarda municipal Fábio no município de Bacuri, onde o amarraram, agrediram e o deixaram dentro do mato levando a sua moto. Segundo a PM, Arilson iria fugir para outra cidade, onde lhe dificultaria a apreensão dele.   

PM REAGI: FUGITIVO DE APICUN-AÇU COMETE FURTO EM CURURUPU.

A PM de Cururupu prendeu o foragido da justiça de Apicun-Açu, Diego Nogueira de 29 anos, o mesmo cometeu um roubo na residência do senhor José Antonio Reis o popular Boi Grande, subtraindo uma lata de leite, uma lata de conserva de carne, uma faca e um cachimbo para uso de entorpecentes.

Diego Nogueira de 29 anos
Imagens PM de Cururupu
Diego Nogueira fugiu logo após a prática criminosa ma foi alcançado pelo policial militar Cabo Iraulino, que estava de folga e viu o autor do crime fugir e o perseguiu correndo por quase 01 km, Diego vendo que seria vencido pelo PM, invadiu a residência de uma senhora e ficou escondido ate ser capturado pelos policiais da guarnição de plantão.

A guarnição comandada pelo Sargento Coimbra, Cabo Junior e Soldado Rafael, realizaram a prisão do acusado e ao ser preso Diego se identificou como Rodrigo Fernandes de 29 anos, mas o serviço de identificação da PM logo chegou ao nome verdadeiro e completo do preso, sendo Diego Nogueira. O mesmo já tem vasta passagem pela policia em Apicun-Açu, inclusive com assaltos a mão armada e esteve por uns dias escondido na Comunidade de Vinagueira em Cururupu.

CUSTO ZERO PARA O ESTADO: DELEGADO DE CURURUPU CONVOCA DETENTOS PARA A REFORMA DA DELEGACIA.

CUSTO ZERO PARA O ESTADO: COM UMA DECISÃO OUSADA E INOVADORA, O DELEGADO DA POLICIA CIVIL DE CURURUPU REFORMA DELEGACIA COM AJUDA DOS DETENTOS.  

Diante da necessidade de reforma do prédio da Delegacia de Polícia Civil de Cururupu, o delegado Carlos Renato, que assumiu o cargo a pouco mais de um mês, decidiu realizar as melhorias emergências como capina, pintura, serviços hidráulicos e retelhamento, com os próprios detentos da delegacia.
Delegado Carlos Renato

De acordo com o delegado, primeiro foi feita uma triagem com todos os presos de bom comportamento, e após essa triagem foi constatado que entre os detentos haviam muitos profissionais da construção civil. “Primeiro realizei a triagem, percebi que existem na carceragem, pedreiros, pintor, carpinteiros e muitos auxiliares. Depois da triagem, sugeri aos detentos que realizassem o trabalho de forma voluntária e eles aceitaram,” enfatizou o delegado.

Ainda segundo o delegado Carlos Renato, o próximo passo foi comunicar ao juiz da Comarca de Cururupu a intenção da realização do trabalho com os apenados, no intuito de reduzir o ócio e melhorar o ambiente onde vive dezenas de pessoas apenadas como na Delegacia de Cururupu. “O principal objetivo é levar dignidade ao detento, dar oportunidade de ser útil, dessa forma, outros detentos também vão querer participar mais pra isso precisam ter bom comportamento. Com isso ganha a carceragem com um ambiente limpo e agradável e ganha também a polícia com menos indisciplina e rebelião nas celas,” afirmou o delegado.

O trabalho prisional gera ao preso o direito da remissão da pena, isto é, o condenado pode reduzir pelo trabalho o tempo de duração da pena privativa de liberdade. De acordo com a Lei de Execuções Penais no art. 126 parágrafo 1°, a cada três dias trabalhado é remido um dia da pena. A remissão é um estímulo para abreviar o cumprimento da sanção e assim alcançar a liberdade condicional ou definitiva.

A última reforma da Delegacia de Polícia Civil de Cururupu foi em novembro de 2009, existem 40 presos distribuídos em quatro celas. Nesse primeiro momento, 6 presos de bom comportamento se colocaram a disposição para a reforma da delegacia que começou na última segunda-feira (07). Está sendo feita toda a capina na área externa da delegacia, a pintura dos cômodos internos e das celas, pintura da fachada e dos muros, além de uma nova fossa asséptica para acabar com o problema de esgoto escorrendo pelas ruas próximas ao DP.


Para Edivaldo Silva, condenado a 12 anos de reclusão, e que já cumpriu mais de 3 anos, o trabalho é uma oportunidade de reduzir a pena e também passar algumas horas fora da cela. “Quando o doutor Renato convocou agente, eu fui um dos primeiros a aceitar. Quero reduzir minha pena e só o fato de ficar fora da cela já valeu a pena,” disse o detento.

O Investigador Joaquim Jorge, que trabalha desde fevereiro deste ano na Delegacia de Cururupu faz a escolta dos detentos que trabalham na reforma. Ele enfatiza a oportunidade da diminuição da pena. “Com o trabalho, o detento produz, ocupa a mente, e consequentemente, perdemos menos tempo com problemas na carceragem, podendo atender melhor a população, e em médio prazo vamos acabar com a superlotação nas celas,” disse Joaquim. 

O delegado Carlos Renato, assumiu a Delegacia de Cururupu no dia 05 de junho deste ano e já realizou várias ações no intuito de otimizar o trabalho da policia no município. A primeira ação foi a checagem d
os veículos apreendidos. Na delegacia estão custodiados mais de 40 veículos apreendidos. São carros e motos que forma apreendidos por serem produtos de furto, utilização em práticas criminais e por pendências na documentação.

Em pouco mais de um mês foram lavrados 08 autos de prisão em flagrante, 15 Termos Circunstanciado de Ocorrências e foram concluídos e enviados a Justiça 10 inquéritos policiais.

Por Ronny Carlos - Jornalista e Investigador de Polícia.

MP REQUER A NOMEAÇÃO DE PMS PARA GARANTIR SEGURANÇA PÚBLICA.

 CURURUPU - O Ministério Público do Maranhão ajuizou, na última quinta-feira (26), Ação Civil Pública com pedido de liminar para obrigar o Estado do Maranhão a colocar à disposição da segurança pública da Comarca de Cururupu, incluindo o termo judiciário Serrano do Maranhão, 24 policiais militares. Foi solicitado, ainda, que sejam realizadas blitz e diligências repressivas de combate ao crime, por, pelo menos, duas vezes ao mês.

O promotor de justiça Francisco de Assis Silva Filho pediu, também, ao Poder Judiciário que, em caso de descumprimento da medida, no prazo de 30 dias, seja arbitrada multa diária de R$ 50 mil.

A Promotoria de Justiça de Cururupu instaurou procedimento investigatório criminal para investigar a atuação da Polícia Militar na fiscalização do trânsito e o desrespeito nas abordagens dos condutores de veículos automotores.

Para realizar esse trabalho, além de rondas na cidade, existem apenas nove policiais, divididos em três guarnições. Eles fazem plantões de 24 horas, com folga de 48 horas. Dessa forma, há somente uma equipe, diariamente, fazendo o policiamento da cidade. "Se os policiais da equipe de serviço são chamados a atender uma ocorrência num ponto do município, todo o restante da cidade fica desprotegida", destaca Francisco Silva Filho.

Além disso, dos três policiais, pelo menos um tem que ficar no quartel, com o objetivo de recepcionar a população e realizar a guarda do prédio. Com base na restrição do número de policiais, o MPMA destaca que a Polícia Militar não está tecnicamente preparada para atender o aumento das demandas da fiscalização do trânsito e a crescente criminalidade de maior gravidade.


Localizado a 435 km de São Luís, o município de Cururupu possui aproximadamente 32 mil habitantes. Serrano do Maranhão tem 10 mil habitantes. Divulgação/MP-MA.