PAIS EM ALERTA: DUAS TENTATIVAS DE SEQUESTRO NA REGIÃO.


Região Litorânea em alerta, pois nas ultimas horas no município de Apicum-Açu um carro vermelho com dois ocupantes sendo um casal, sequestraram uma criança de apenas 10 anos.

Segundo as informações apuradas, nos afirmou que o Cabo Edinaldo que o mesmo foi procurado no ultimo dia 27 por volta das 14 horas pela diretora de uma escola do município, juntamente com uma mãe e uma criança de 10 anos, informando a autoridade policial que a criança acabara de ser sequestrada.

O cabo Edinaldo, apurou interroganda a criança que: “quando a criança se deslocava de sua residência para a escola com uma distancia de 500 metros, ela foi abordada por um casal, onde a mulher a pegou e colocou dentro do carro vermelho 4 portas, foram logo retirando as vestes da criança e falaram que iriam dopa-la  com álcool e retirar os órgão da criança”.

A criança de apenas 10 anos informou ainda que fugiu pela porta de trás do carro e que a mulher é negra com cabelo de corda (rastafare) e o homem também negro também rastafári curto, mas natural. A mãe informou ao policiamento que a criança chegou só de calcinha em casa.

Mas graças os contratempos enfrentados pelos sequestradores a criança conseguiu fugir de dentro do carro tendo apenas escoriações no corpo, o policiamento militar deixa o alerta sobre a situação.


Só lembrando que nos últimos dias em Cururupu, um carro preto conduzido por uma mulher, tentou levar uma criança para os pais sem a criança conhecer a condutora e nem a condutora saber o nome completo da criança a diretora da escola procurou a Radio Alvorada FM e fez a denuncia e alertando os pais.

PARÓQUIA SÃO JORGE REALIZARÁ A SEMANA MISSIONÁRIO DA FAMÍLIA.

A Paróquia São Jorge estará realizando a Semana Missionária da Família a partir desta segunda feira(25) com o tema centra “A Espiritualidade Cristã na Família: um casamento que dá certo”.

O padre Henrique Mendes falou da que esta semana será de grandes reflexões para as famílias de sua paróquia, pois a família é o centro de tudo, onde aprendemos os primeiros ensinamentos cristãos. Para Henrique Mendes, este momento é único e muitas famílias se reestruturarão pois é Deus quem as conduzirá. 

A programação contará com sete encontros nos mais de: Três Corações, Santa Luzia, Terra Firme, Calobico, Caixa D` água, Vila Vitória, Capim Doce, Pitombeira, Centro de Areia Branca e nas comunidades rurais.

Subtemas: 
1º Encontro:

2º Encontro:
Comunhão e Fidelidade
Indicações:

 3º Encontro:
Modelo de Espiritualidade pela Confiança e Obediência
Indicações complementares:

4º Encontro:
“A Eucaristia Dominical”: Expressão maior de Espiritualidade.

 5º Encontro:
“A Religiosidade e Piedade populares no exercício da espiritualidade Cristã”

6º Encontro:
Família, Igreja Doméstica: Lugar especial de Espiritualidade Cristã”
Indicações:

 7º Encontro:
Indicações:


O encerramento será no domingo dia 31 de agosto com uma grande celebração na igreja matriz São Jorge as 7:30 da manhã, com a presença das comunidades. 

CONTAGEM REGRESSIVA: CONCURSO DE CURURUPU É REALIDADE...

Com a mensagem de caráter de urgência, urgentíssima o legislativo municipal aprovou o projeto encaminhado pelo prefeito Junior Franco (PMDM) para que seja realizado o concurso publico municipal, com um total de 262 vagas.

A Prefeitura de Cururupu, dentro dos próximos dias publicará o edital de inscrição para realização de concurso público que visa o preenchimento de profissionais de todos os níveis escolares, além de contratações para o quadro de reserva de servidores municipais.

Estão sendo ofertadas um total de 262 vagas, um quantitativo que atenderá as diversas secretarias municipais. Os salários oferecidos para os cargos estarão disponíveis no edital.


Aqui você poderá acompanhar os cargos e o numero de vagas para o concurso de 2014.


CRAS SERÁ CONSTRUÍDO EM CURURUPU.




A atual Secretária Municipal de Assistência Social Leila Ferreira  junto com a coordenadora do Cras Silma Miranda acompanharam a equipe de técnicos e engenheiros da empresa responsável pela construção do Centro de Referencia de Assistência Social - CRAS estão em Cururupu para conhecer e analisar o local onde será construído o prédio do CRAS, os mesmos darão inicio a construção da obra nesta terça 26/08.

A construção do CRAS é fruto do empenho do Prefeito Júnior Franco junto a Secretaria de Renda e Cidadania, Secretaria Desenvolvimento Social-SEDES e do Ministério de Desenvolvimento Social-MDS.


Este equipamento público será construído com recursos federais em parceria com Governo do Estado do Maranhão.

REITOR DA UFMA VISITOU A SANTA CASA DE CURURUPU.


Em visita a Cururupu o reitor da UFMA, Natalino Salgado em companhia do Prefeito Junior Franco, visitaram a Santa Casa de Saúde do município, onde vai ser ampliada e fortalecerá o Sistema Regional de Saúde do litoral ocidental maranhense, assim que oficializar o convênio com a Universidade Federal do Maranhão, via Hospital Universitário, para que possa servir como hospital escola dos alunos do curso de medicina.

A intenção é que a Santa Casa possa aumentar a sua capacidade de atendimento dos atuais 04 consultórios e 2.856 consultas/mês em dois turnos para mais dois consultórios que estão desativados por falta de investimentos. Assim, a partir do convênio que deverá ser feito com a UFMA, o hospital poderá ter condições para realizar atendimentos de qualidade e mais recursos humanos para ampliar a capacidade das atividades cirúrgicas.


O ANTIGO CAIC, DO MUNICÍPIO DE CURURUPU, SERÁ A SEDE DA FACULDADE DE ENGENHARIA DE PESCA DA UFMA.


CURURUPU - O antigo Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente, CAIC, do município de Cururupu, será a futura sede da Faculdade de Engenharia de Pesca que a Universidade Federal do Maranhão, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cururupu, através do Prefeito Junior Franco, vai implantar a partir do segundo semestre de 2015– assim como o terreno ao lado –, para servir de espaço para o funcionamento do primeiro Curso de Engenharia de Pesca da região.

Esta Faculdade deverá atender mais de 30 municípios do litoral ocidental maranhense, cuja vocação pesqueira é comprovadamente a maior fonte de riqueza da nossa região.
 

E foi para discutir estes e outros detalhes, como: A ampla reforma onde serão implantados laboratórios e auditórios, a fim de transforma-lo (CAIC), em sede da Faculdade de Pesca, que uma comitiva, formada pelo reitor Natalino Salgado Filho; pelo Prefeito Júnior Franco; pelo diretor do Campus de Pinheiro, Hicley Marques; pela pró-reitora de Ensino Isabel Ibarra; pelo futuro coordenador do curso, Alexandre Vitor de Lima Fonseca; o ex-secretário de Assuntos Estratégicos do Estado Alberto Franco (filho da terra); o Deputado Federal Chiquinho Escócio onde foi o grande idealizador do projeto e os vereadores da base do governo Zé Reule, Mangueirinha Sousa, Pinto, Juca da Tapera, João de Deus(JK), Bruno Passinho, Luís do Fórum e demais técnicos da UFMA, estiveram para visitar as instalações do prédio e verificar as reformas que terão de ser feitas para o início do curso além de verem na planta do projeto como ficarão as modificações para a reforma de ampliação.

O projeto é mais uma etapa do processo de expansão que a UFMA está desenvolvendo no Maranhão e que visa, primordialmente, atender as necessidades da nossa população. O curso de engenharia de Pesca vai aliar o conhecimento acadêmico ou científico com a vocação endógena das práticas culturais dos pescadores, aproveitando o que ha melhor que cada um possui.

Atualmente, a região é responsável por 70 por cento do pescado comercializado no Maranhão, “e a intenção é aliar a pesca artesanal com a formação acadêmica em favor da população”, explicou o reitor Natalino, lembrando mais adiante que, para além do curso superior, a UFMA também vai realizar cursos práticos para colaborar no aperfeiçoamento dos pescadores, assim como também vai estimular a criação de mais cooperativas de pescadores sempre respeitando a tradição local.

A visita serviu para que a equipe de técnicos possa iniciar o projeto de adaptação do prédio às necessidades do novo curso, cujos recursos para a reforma, a aquisição de equipamentos e a contratação de recursos humanos já estão disponíveis no Ministério da Educação, conforme informou o reitor ao ressaltar o apoio da Prefeitura Municipal de Cururupu para que o projeto pudesse sair do papel.

A relação de investimento para este mercado também vai mudar por conta da atração de novas empresas que deverão se instalar em nossa região, e consequentemente, haverá mudança na qualidade de vida das pessoas que vivem desta atividade que passarão a poder competir com outros mercados em condições iguais de conhecimento e organização.

Filho de pescador e profundo conhecedor da atividade na região, o Prefeito Júnior Franco é um entusiasta do projeto porque, segundo ele, há 30 anos que a região esperava por uma mudança assim. “Esse é um sonho muito especial que eu esperava há 30 anos. Eu sei o quanto isso vai significar para as pessoas que vivem atualmente desta atividade de forma artesanal, tendo como base uma tradição que passa de geração para geração”, lembrou.

Por isso, além das providências já tomadas pela Prefeitura para que a UFMA possa iniciar o processo de reforma, ele também está elaborando um projeto para abrir cursinhos preparatórios para que os jovens da região possam participar do ENEM e garantir suas vagas no curso.

A intenção é fixar mão de obra local, dando a cada um a oportunidade de poder desenvolver uma carreira que garanta condições dignas às famílias. “Esperamos que, com essas providências, possamos dignificar cada vez mais a atividade de modo que os jovens possam, por exemplo, criar suas próprias empresas para competir com outros Estados na produção e comercialização do pescado; a região possa ser estimulada para o turismo e a educação possa chegar a todos”.

CAMINHÃO DERRUBA POSTE NO CENTRO DE CURURUPU E FUNCIONÁRIO DA CEMAR FICA FERIDO.

Por volta das 11 horas da manhã de hoje (22 de agosto) um caminhão baú trafegando pela Rua Dom Pedro II, rebentou vários cabos que culminou com a queda de um poste bem enfrente ao Anexo de Cururupu e a escola particular Gente Crescendo, que suspendeu as aulas aos alunos mediante o acontecimento, conforme divulgado pela Radio Alvorada FM.





 

 
Com a constante movimentação dos carros de grande poste na cidade acidentes como este tem acontecido com frequência, mas as autoridades e as empresas veem a situação com naturalidade.

Com o acidente farias ruas do centro da cidade de Cururupu ficou sem energia, gerando prejuízos para vários consumidores de empresários da cidade.

Depois de comunicados dos moradores a equipe da terceirizada da Cemar com pareceu ao local para fazerem os desligamentos e contornar a situação.

O ACIDENTE.
Um dos profissionais da equipe que trabalhava no local, o funcionário Claudio Cesar mais conhecido como (Sapode ou Nengo), colocou uma escada nos cabos para fazer os serviços como de costume quando um dos cabos de sustentação quebrou e culminando com a queda da escada e do funcionário.

Claudio Cesar ficou por alguns minutos a espera da ambulância que chegou rápido e foi pra a emergência do município. Segundo depoimentos de alguns funcionários vários postes que sustentam as redes elétricas estão com suas estruturas comprometidas, alem de cabos já fragilizados pela ação do tempo.
Procuramos o escritório da empresa terceirizada, mas não conseguimos falar com ninguém.  

EM PLENA CAMPANHA SÓ FALTAVA ESSA: CANDIDATO A DEPUTADO DISTRITAL É DETIDO COM MACONHA NO DISTRITO FEDERAL.

O homem estava dentro do próprio carro quando foi abordado por PM, no Núcleo Bandeirante.

Um candidato a deputado distrital do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) foi preso por volta das 17h dessa quarta-feira (20/08) por porte e o uso de maconha. Marcelo Valente Nunes, de 49 anos, estava no interior do próprio veículo em via pública no Núcleo Bandeirante quando foi abordado por policiais militares. Com ele, foram encontrados drogas e dinheiro em espécie. Dentro do veículo também estava um panfleto com o número de campanha do candidato. As substâncias ilícitas foram encaminhadas para a perícia da Polícia Civil.

O candidato, que também é bancário, foi conduzido para a 27ª Delegacia de Polícia (Recanto das Emas). Embora estivesse no Núcleo Bandeirante, Marcelo foi preso em flagrante e, por isso, encaminhado para a unidade policial do Recanto das Emas, responsável pela investigação.

Segundo o relato da ocorrência, o suspeito apresentava sinais de ter consumido os entorpecentes. Ele assinou um termo de compromisso de comparecimento ao juizado especial e foi liberado sem a necessidade de pagar fiança.

O artigo 28 da Lei 11.343/2006 do Código Penal Brasileiro prevê que adquirir, guardar, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou desacordo com determinação legal é crime.

A presidente do Psol, Juliana Selbach, disse que não tinha conhecimento do caso. Ela ressaltou que o candidato a distrital é um servidor de um banco público e trabalhador. “Vamos analisar o que de fato aconteceu e tomar providências de acordo com o caso. Não há como falar nada agora, porque não tenho nenhuma informação. Vamos apurar o caso e tomar as providências. Ele é um trabalhador normal como qualquer outra pessoa”, ressalta.


O candidato ao governo pelo partido, Toninho do Psol, se mostrou surpreso com a situação e disse que nesta quinta-feira deverá se inteirar a fundo sobre o assunto. “Ele é servidor do setor de tecnologia e eu nunca poderia imaginar que estivesse qualquer envolvimento com substâncias ilícitas. Essa é uma surpresa muito grande, porque Marcelo é um rapaz tranquilo, militante e que sempre está a linha de frente do partido”, afirma. A reportagem ainda não obteve contato com o candidato.

CARRO DO CANDIDATO BIRA DO PINDARÉ SE ENVOLVE EM ACIDENTE.


Um motoqueiro vinha na contra mão e ao desviar o carro do candidato se chocou com um poste. O carro que o candidato a deputado estadual pelo PSB, Bira do Pindaré e três assessores viajavam, se envolveu em um acidente no final da manhã desta quinta-feira (21), na MA 209, próximo ao município de Canarino.

Segundo informações da assessoria do candidato, um motoqueiro vinha na contra mão e ao desviar o carro do candidato se chocou com um poste.

Em sua página em uma rede social, Bira fez uma publicação informando sobre o acidente. Algumas fotos do acidente também foram publicadas.

Ele passou a manhã na cidade de Turiaçu cumprindo a agenda política e estava a caminho de São Luís, quando o acidente aconteceu.Ninguém ficou ferido. Acompanhe a Matéria Jornal O Imparcial.

É O FIM: PAI MATA FILHO RECÉM-NASCIDO À MORDIDAS EM COROATÁ.

Um crime bárbaro registrado no último sábado (16), no Povoado Alto do Campo, zona rural de Coroatá, no Maranhão chocou a população da localidade.

Antonio da Conceição Sousa, 26 anos, tem problemas psicológicos, segundo a família, e na madrugada de sábado, chegou em casa apresentando distúrbio.

Ele tomou a criança (seu filho), de apenas 3 meses, dos braços da mãe e atirou contra a parede da casa. O menininho quebrou as duas pernas e os dois braços. Não satisfeito, Antonio Conceição mordeu o rosto do filho.

Quando os vizinhos chegaram ao local atendendo ao pedido de socorro da mãe, já era tarde demais. O filho já estava morto e desfigurado.

O acusado foi contido por populares e levado à delegacia de polícia de Coroatá.


Antonio Conceição ainda encontrava-se visivelmente fora de si na manhã de ontem (18). Ele passa o dia inteiro cantando na delegacia e chegou a jogar fezes nos companheiros de cela. A companhe a Matéria Jornal Pequeno.

SECRETÁRIO ESTADUAL DE PESCA PARTICIPA DE REUNIÃO NO SINDICATO DOS PESCADORES DE CURURUPU.

 
O vice-presidente do sindicato dos pescadores de Cururupu Santunes de França chamou os pescadores e profissionais da pesca para uma grande reunião no ultimo dia 17 de agosto (domingo). Onde foram apontados os avanços significativos já alcançados durante os quase sete anos de atividades em prol dos pescadores.

Na reunião com pescadores e marisqueiras, no sindicato dos pescadores de Cururupu no ultimo domingo, contou com a presença do secretário de Pesca do Estado do Maranhão onde o secretário de Estado de Pesca e Aquicultura do Maranhão, Davidson Franklin esteve presente falando dos avanços e se comprometendo com os pescadores do município.
Vice-Presidente Santunes de França discursando. 

Davidson falou da importância da secretaria estadual de pesca e afirmou que apesar dos recursos colocados a disposição no orçamento para a pesca se tem toda uma parceria com importantes entidades que ajudam no desenvolvimento das ações em prol dos pescadores.
Da direita para a esquerda: Mangueira Sousa Vereador, Marinaldo Lemos Presidente do Sindicato de Pescadores, Davidson  Franklin Secretário Estadual de Pesca e Adaildo Borges Secretário de Educação

Pescadorora recebendo motores e apetrechos de pesca
ao lado de Davidson  Franklin Secretário Estadual de Pesca
O vereador Mangueira Sousa na oportunidade de propôs a criação da superintendência do Litoral Ocidental maranhense, para que os pescadores possam ter um atendimento e benefícios mais próximos e automaticamente diminuir os custos, que vai do deslocamento a estadias, passagens em fim melhorar a vida de toda categoria.

Marinaldo Lemos presidente do sindicato dos pescadores de Cururupu lembrou aos pescadores que eles se reunião no dia 23 de agosto para definirem a comissão eleitoral do sindicato. Alem de reforçar a importância do evento que contou a com a presença do secretário de educação Adaildo Borges.
Pescador Recebendo seus motores e apetrechos de pesca
Santunes de França, falou das parcerias com o Banco do Brasil e outras instituições que tem somado bastante para o desenvolvimento das ações em prol dos pescadores do município, parcerias que tem colocado dinheiro e apetrechos de pesca a disposição dos pescadores. Continuou, falando das eleições e afirmou que não basta ser somente sócio do sindicato mas tem que fazer a sua parte da um pescador.

CONFIRMADO: PREFEITURA DE CURURUPU REALIZARÁ CONCURSO PUBLICO.

Confirmado, a prefeitura municipal de Cururupu estará realizando o concurso municipal em Cururupu. Tendo em vista a efetivação de novos funcionários públicos (os que passarem no concurso) em função à substituição dos empregados que possuem cargos temporários.

O legislativo municipal aprovou com ressalvas a matéria do concurso publico que pede 262 vagas, ressalvas pediu a inclusão mais vagas, o que já trata o artigo segundo do projeto.

Ate a próxima semana será lançado o edital do referido concurso, com os respectivos cargos a serem competidos.

Então é bom se preparar para fazer uma boa prova desde já estudando com antecedência matérias como: Matemática, língua portuguesa, conhecimentos gerais e raciocínio lógico. Alem de buscar as provas anteriores realizadas pela empresa responsável na execução do concurso, principalmente na região.

POLICIAS AGINDO: MAIS UM PRESO E COLOCADO À DISPOSIÇÃO DA JUSTIÇA.

Foram liberadas as imagens da operação conjunta da policia civil com PM, conseguiram prender nesta manha, por volta de meio dia, um dos maiores ladrões de Cururupu, envolvido em latrocínios e formação de quadrilha, que vinha espalhando pânico e responsável pela onda de assaltos em Cururupu e regiões adjacentes. Segundo a policia o Nhanhão já é bem conhecido da policia local.

O delegado Carlos Renato, que planejou a estratégia para prender o meliante, destaca a importância da PM local, os colaboradores Coimbra, Marcos e o Júnior.


Destacou ainda o empenho do policial civil Joaquim Ferreira, lotado em Cururupu pelo suporte técnico e inteligente da operação e do meliante, vulgo "Nhanhão". Colaboração Jornalista e Investigador Ronny Carlos.
Agente Joaquim Ferreira
Imagem Policia Civil

Da esquerda para a direita Sargento Coimbra, Soldado Marcos e Cabo Junior
Imagem Policia Civil
Nhanão
Imagem Policia Civil
Carlos Renato Delegado
Imagem Policia Civil

Moto apreendida pelos policiais
Imagem Policia Civil 

CADA VEZ PIOR: ANATEL DIVULGA NOTA.

A Agencia Nacional de Telecomunicações – ANATEL divulgou nota a imprensa no ultimo dia 31 de julho destacando como ficaria os serviços prestados pelas operadoras de telefonia e TV no Brasil.

NOTA À IMPRENSA.

O Juiz da 21ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal concedeu em 24 de julho, a pedido da Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (TELCOMP) e antes de ouvir as alegações da Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel, medida liminar que impede a Agência de exigir de algumas empresas o cumprimento de determinadas regras estabelecidas pelo Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações, o RGC, aprovado pela Resolução nº 632, de 8 de março de 2014. 

Com a decisão liminar, as empresas associadas à TELCOMP estão desobrigadas, entre outros pontos, de realizarem o retorno imediato para consumidores cujas ligações efetuadas aos call centers tenham sofrido interrupção (art.28, parágrafo único do RGC). Também foram desobrigadas de estender para os clientes antigos os mesmos benefícios das ofertas praticadas com objetivo de captar novos clientes (art. 46). Além dessas regras, estão suspensas, pela medida liminar, as constantes dos artigos 55; 61 §1°; 84; 89; 92, II e III; 101; 102 e 106.

A medida liminar abrange apenas as empresas associadas à TELCOMP, dentre elas algumas da maiores operadoras de telecomunicações do país, tais como Algar Telecom, Claro, Embratel, GVT, Net, Nextel, Sky, TIM Celular, Oi Móvel e Vivo (o quadro completo de associadas à Telcomp está presente no linkhttp://www.telcomp.org.br/site/index.php/conheca-nossas-associadas). A Associação pede, também, que estes mesmos artigos suspensos por liminar sejam considerados nulos. E que os contratos com Pessoas Jurídicas não sejam regidos pelo RGC. Tais pedidos, contudo, ainda dependem de decisão judicial.

A Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA), que congrega as empresas de TV por assinatura, requereu, em outra ação de teor semelhante, a nulidade e a suspensão de regras criadas pelo RGC. O caso está em análise na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal e não houve concessão de medida liminar

A Anatel considera que as regras criadas pelo RGC representam um avanço nos direitos do consumidor de telecomunicações e defenderá em juízo, por meio da Advocacia-Geral da União, a legalidade dos artigos do Regulamento.


Todas as empresas de telecomunicações tiveram 120 dias para se adaptar as novas regras, que entraram em vigor no dia 8 de julho último. Durante este período, participaram ativamente do Grupo de Implantação do Regulamento, no qual os modos de implementação das novas regras foram discutidos e cujo trabalho resultou em um Manual Operacional.