A TRISTE REALIDADE DE UM SONHO!!!

A TRISTE REALIDADE DE UM SONHO!!!

Abandonado e Afundado no Porto de Cururupu, Com o Casco Apodrecido e as Tábuas Comidas Por Turus.

Assim Saiu no: IMIRANTE.COM E O ESTADO DO MA - Dia 26/08/2003.
Projeto será lançado no próximo dia 30 em Cururupu.

Barco-Escola Levará Informações às Ilhas da Região dos Lençóis
Quarenta e três jovens do município de Cururupu vão levar informações sobre cidadania e mostrar que o desenvolvimento sustentável é possível às crianças e jovens das ilhas da Região dos Lençóis Maranhenses.

O trabalho será feito por meio do "Projeto Barco-Escola", a ser lançado no próximo dia 30, no município, pelo Instituto do Homem, em parceria com a Agenda 21 local.

A princípio, cinco das 23 ilhas de Cururupu, pertencentes à Floresta dos Guarás, serão inseridas no projeto. 

São elas: Guajerutiua, Valha-me Deus, Porto Alegre, Bate Vento e Lençóis. 

Os moradores destes locais terão acesso a informações, treinamentos e ações em variadas áreas.

Para o trabalho, foi construído um iate – respeitando as características das embarcações locais – com 15 metros de comprimento e capacidade para 10 toneladas. 

A embarcação tem dois mastros e três velas, convés duplo, assoalho, passadiço e casario.

A cabine foi adaptada para receber equipamentos de informática e audio-visuais. 

Há também banheiros ecológicos, compartimentos conversíveis em dormitórios, armários e biblioteca. 

A construção do barco contou com a assessoria técnica do engenheiro Phelipe Andrès e do construtor naval artesanal de Cururupu, José da Paixão Pereira, o Mestre Belo.

De acordo com a coordenadora do Projeto Barco-Escola, Priscilla Araújo, a embarcação terá um papel fundamental no desenvolvimento dos trabalhos, não somente pela questão do transporte às ilhas.

O “Barco-Escola” foi inspirado no Projeto Missão Terra: o Resgate do Planeta - Agenda 21, feito por crianças e jovens em mais de 100 países e desenvolvido pela organização Peace Child International em parceria com a ONU por meio do Unicef.

MAIS UM SECRETÁRIO DO GOVERNO DINO ESTARÁ EM CURURUPU: DESTA VEZ É A SECRETÁRIA ESTADUAL DE JUVENTUDE TATIANA DE JESUS.

Vereadora Katma Belém, Secretária Tatiane de Jesus e o Assessor
Mais um secretário do governo Dino estará em Cururupu. Desta vez é a Secretária Estadual de Juventude Tatiana de Jesus Pereira Ferreira, que estará em Cururupu no dia 11 de junho para cumprir uma agenda a convite da vereadora Katma Belém, que tem o objetivo de reforce a auto-estima da juventude cururupuense.

Um trabalho árduo que precisa de objetividade e praticidade já que a juventude já foi muito humilhada e menosprezada pelos poderes á não ser em períodos eleitorais que a juventude tem o ego massageado por candidatos e assessores a fim de fazê-la de estacada.

As promessas de incentivo e investimentos ficam somente nos palcos e nos discursos, mas na praticidade a juventude tem seus direitos e valores violados e não precisamos perguntar que direitos e violações.


A secretária terá um grande trabalho em Cururupu em mudar este quadro de fragmentação da juventude, pois a vereadora Katma Belém convidou a secretária para uma agenda uma de grandes proporções na cidade. 

O encontro da secretária com a juventude de Cururupu deverá acontecer na AABB de Cururupu e será aberto ao publico, ou seja, todos os jovens e as jovens estão convidadas a participarem.  

PM: MAIS PRISÕES SÃO FEITAS NA CIDADE.

FOTO: PM DE CURURUPU
Falta de estrutura não significa não trabalhar pela população, assim fica bem definida a ação da PM de Cururupu que tem percorrido mais as ruas da cidade nos últimos dias e o resultado são as prisões de vários elementos.

No dia 25 foram presos pela PM de Cururupu três elementos sendo dois maiores e um menor, os elementos estavam com uma arma de fogo de fabricação caseira (garrucha) e dois aparelhos celulares.

FOTO: PM DE CURURUPU
Dentro do processo de investigação um dos presos confessou ter cometido um assalto no dia 22 de maio com dois comparsas.

Guarnição de plantão: Subtenente Sergio, Cabo PM Iraulino e Soldado Marcos. 

A policia Militar tem realizado blitz na cidade com o intuito de combater a criminalidade e o tráfico de drogas.

Falta de estrutura não significa não trabalhar pela população, assim fica bem definida a ação da PM de Cururupu que tem percorrido mais as ruas da cidade nos últimos dias e o resultado são as prisões de vários elementos.  

CANTEIRO DE OBRAS: POPULARES FAZEM RECUPERAÇÃO DE RUA.

Agora pouco terminou o primeiro dia de ação da operação tapa buracos da rua Coronel Farias no centro de Cururupu. Com a iniciativa empresarial e popular um dos trechos mais críticos da rua foi recuperado no fim d tarde de hoje.

Com apenas 4 sacos de cimento, um metro de areia e 18 latas de brita, mais a ajuda de populares uma cratera foi recuperada no centro da cidade.

Com bom humor, populares colocaram um banco de madeira para que o coordenador dos serviços o senhor Izinho que aproveitou o momento para anunciar a sua candidatura a vereador nas próximas eleições, com o slogan “Izinho do Povão”, foi chamando a atenção e concentrando varias pessoas no local.

Os populares e o empresário Kenart, realizaram uma ação que os mecanismos não conseguiram realizar em virtude das chuvas que cai no município.




















CAMINHA DE ALERTA A COMUNIDADE: ALUNOS VÃO ÀS RUAS E DEIXAM AS SUAS MENSAGENS.


A Prefeitura de Cururupu através de suas secretarias realizou na manha de terça-feira (19), uma caminhada com cerca de 2 mil pessoas dentre esses, alunos da rede municipal de ensino, professores, vereadores, secretários municipais , técnicos do CREAS, conselheiros tutelares e conselheiros de direito da criança e do adolescente.

A caminhada foi parte da programação municipal alusiva á Campanha Nacional de Combate ao Abuso e á Exploração Sexual Infantil do dia 18 de maio.

Foi muito entusiasmo que as crianças e adolescente gritavam as palavras de ordem ”combate a violência” chamando atenção da sociedade cururupuense para essa situação de violação de direitos que vem se tornando crescente em todo Brasil.  


A caminhada serviu para os organizadores mostraram a comunidade a importância de defender os direitos de crianças e adolescentes deste município e reafirmou que a luta é de todos os cidadãos e não somente do poder publico e do ministério público.

Vale ressaltar que as ações de negligencia estão em todos os lugares para isso vale as autoridades entenderem que tem que fazer o seu papel começando na geração de emprego e cumprimento das ordens.

CURURUPU DISCUTE REFORÇO NA PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.


Foto do Evento capturada do facebook da prefeitura de Cururupu
Os mecanismos de proteção da criança e do adolescente como a Prefeitura de Cururupu através das secretarias de Assistência Social e Educação em parceria com o Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente realizaram na tarde de terça-feira (19), uma mesa de discussão sobre a situação das crianças e adolescente de Cururupu.

No evento comparecerão alguns secretários, assessores e técnicos além do Vice-Prefeito e Secretário de Saúde Aldo Lopes, a Secretária Chefe de Gabinete Enilde Azevedo, a Secretária de Assistência Social Leila Ferreira, o Vereador Mangueira Sousa, o Conselheiro Tutelar Enielson Tavares e o Promotor de Justiça Dr. Francisco de Assis Silva Filho.    

Foto do Evento capturada do facebook da prefeitura de Cururupu
Estavam presentes conselheiros tutelares, conselheiros de direitos, técnicos das secretarias municipais de assistência social, saúde e educação, além de vereadores, secretários municipais, representantes de entidades que desenvolvem projetos com crianças e adolescentes, sindicalistas, e o promotor de justiça Dr. Francisco de Assis Filho.

As discussões foram focadas na solidificação de uma Rede de Proteção á Criança e Adolescente envolvendo o Poder Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Publico , Policia Civil, CMDCA, Conselho Tutelar, CREAS e Sociedade Civil, para acolher, acompanhar, denunciar e encaminhar toda e qualquer forma de violação de direitos .

Fazendo com que possamos conter o avanço de casos, apesar de que em sua maioria registram-se violência física e psicológica, Pois já temos sérios casos de abuso registrados que hoje são acompanhados pelos técnicos de referencia do CREAS, com o apoio psicossocial para a vitima e alguns casos a família.


O trabalho dos conselheiros tutelar também árduo, mas colocam-se prontamente para atendimento. As denuncias podem ser feitas diretamente no Conselho Tutelar, no CREAS ou pelo disque 100, a ligação é gratuito, direta, sigilosa, e pode ser feita de qualquer lugar do Brasil das 8hs ás 22hs inclusive no final de semana.

O QUE ACONTECEU? DINO NÃO NOMEOU NINGUÉM DE CURURUPU.

Saíram no Diário Oficial do Estado as nomeações de mais auxiliares do Governo do Estado ligados à Secretaria de Estado de Articulação Política (Seap).
Nas duas listas abaixo, veja quem são os representantes em Cururupu dentre outros municípios.
O que aconteceu com os principais lideres de campanha e ações envolvendo o Governador Flavio Dino, não aparecerão na lista do Diário Oficial da União? Ou seja, os Cururupuenses não ocuparão cargos de representação junto a secretaria de articulação do estado. 

A Regional saiu mas, a articulação não foi como o planejado..



CASO CORREIOS DE CURURUPU: ASSALTO FRUSTRADO POR PM's NOVAS INFORMAÇÕES.

Foto: Wendson Monteiro - Foto Captada da Internet
Depois de 4 dias da tentativa de assalto da agencia dos correios de Cururupu que foi frustrada pela guarnição da policia militar, a população espera resultados que punam os assaltantes.

Como tudo aconteceu.
Segundo informações das vítimas que estavam reféns na agencia dos correios de Cururupu os assaltantes chegaram por volta das 15 horas e 10 minutos e anunciaram o assalto levando logo um celular e a quantia de R$ 562,00 reais.

Os meliantes renderam o gerente da agencia e o pediram para liberar o cofre que depois de certo tempo eles iriam recolher toda a quantia do cofre, também informaram que os mesmos não queriam o dinheiro das pessoas e sim do governo.

Já de posse do celular do gerente e de um professor que estava na agencia, os meliantes pediram calma, mas, populares que chegaram a agencia desconfiaram de algo errado e informaram a policia civil, a policia civil encaminhou a pessoa com a informação para o comando da policia militar, que apos informar o cabo Iraulino e o soldado Marcos os mesmo foram averiguar as informações.

Chegando ao local, a informação procedia e segundo as pessoas que foram vitimas os policiais militares abordaram primeiramente um depois o outro, sendo que poderia haver confronto direto entre policiais e assaltantes, dentro de uma área de menos de 42 metros quadrados.

As vitimas informaram, que os policiais muito calmos conduziram os dois assaltantes para fora da agencia os desarmaram e os colocaram na viatura da PM, deixando todas as vítimas com a sensação de tranqüilidade.


Mas, há um fato que a policia deve investigar que segundo informações das vitimas a nossa equipe um dos assaltantes afirmou a outra pessoa por telefone que o plano tinha dado certo, dando a conotação de que tinha alguém por trás da ação criminosa ou que pelo menos sabia da ação.

Os assaltantes ainda estão apreendidos na delegacia de Cururupu. Apreendidos porque menores não podem ser presos.


Até o momento a agencia dos correios de Cururupu não voltou a atender o atendimento ao publico, que segundo informações do Jornal da Alvorada da Radio Alvorada FM a agencia só será reaberta apos a pericia que deve acontecer nos próximos dias. Só lembrando que esta não é a primeira vez que a agencia dos correios é assaltada.

Aguardem teremos mais informações sobre segurança e o caso dos correios de Cururupu nos próximos dias.





VEREADORA KATMA BELÉM HOMENAGEIA AS MÃES COM MENSAGENS E PRÊMIOS.

A vereadora Katma Belém enviou duas lindas mensagens ao nosso blog para homenagear as mães de Cururupu.


VEREADORA KATMA BELÉM
Mãe, eu estou muito orgulhosa por você. Você com certeza é um ótimo exemplo a ser seguido, eu sei o quanto você se esforçou para chegar onde pretendia e, mesmo com todos os problemas da época, você não deixava de me dar carinho, de me dar atenção, de fazer o seu papel de mãe.

Curta bastante o seu momento mãe, pois ele é único. Saiba que eu, e meus irmãos, estamos muitos satisfeitos com a mãe que temos, e que a cada dia que passa, você só nos faz ter mais certeza ainda.

Que Deus continue abençoando você a cada momento, que os seus sonhos sejam realizados nos momentos certos e, que eu esteja presente em todos eles.

A melhor mãe do mundo é a minha, Te amo Mamãe...

Uma homenagem da vereadora Katma Belém as 
mães de Cururupu.


Além das mensagens a vereadora mandou prêmios para a radio alvorada fm para que sejam sorteados.



PM EM AÇÃO: ASSALTANTES SÃO PRESOS DENTRO DA AGÊNCIA DOS CORREIOS DE CURURUPU PELA POLICIA MILITAR.





Por volta das 15 horas e 30 minutos desta quinta-feira dia 07 de maio, a guarnição de plantão da PM de Cururupu comandada pelo Cabo Iraulino e soldado Marcos efetuaram prisão de dois assaltantes armados de revolveres calibre 38, mais sete munições, dentro da agencia dos correios de Cururupu, onde já tinham anunciado o assalto à referida agencia e já de posse do valor de R$ 562,00 reais. 

Moto recuperada, foi totalmente modificada
Alem dos dois revolveres e as sete balas, com os assaltantes estava um celular e foi recuperada uma motocicleta que foi roubada alguns dias atrás e vinha sendo usada em vários assaltos praticados pela dupla na cidade de Cururupu. Os mesmos foram conduzidos para a delegacia da cidade pelos policiais militares onde foram atuados em flagrante.

“Com a prisão dos assaltantes que dizem ser menor, a polícia tenta dar fim a onda de assaltos que vinha acontecendo na cidade, e responde a população de forma positiva que todas as ocorrências dentro da suas limitações são atendidas, informou” o Cabo Iraulino.

GOVERNO CONVOCA BANCOS A MELHORAR SERVIÇOS PRESTADOS NO MARANHÃO.


O Governo do Maranhão, por meio da Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), realizou, na manhã desta segunda-feira (4), uma reunião com todas as instituições financeiras que atuam no estado. O objetivo foi discutir soluções para as principais reclamações de consumidores em relação a prestação de serviços bancários. O encontro ocorreu no Palácio Henrique de La Rocque, na sala de reuniões da Vice-Governadoria, no Calhau.
Dentre as queixas recebidas pelo Procon, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), e apresentadas aos representantes dos bancos, estão a demora da fila de espera, falta de distribuição de senhas, recusa de atendimento, redução do número de caixas em atendimento, proliferação, em todo país, das denominadas agências de elite, a exemplo da agência Stilo do Banco do Brasil. Nessas agências o atendimento ocorre por via de agendamento e sem espera.
Além da ausência de cartazes que informem telefones de órgãos de defesa do consumidor como o Procon, falta de autoatendimento, de banheiros e bebedouros para clientes, idosos esperando do lado de fora da agência por atendimento; não dispõem de pessoal treinado e visivelmente identificado para auxiliar no atendimento em caixas eletrônicos preferenciais, muitos dos quais são alvo privilegiado de estelionatários para, valendo-se da condição de vulnerabilidade do idoso e dos analfabetos, aplicar golpes de todo tipo.
Na ocasião, umas das propostas do Procon e da Defensoria Pública do Estado é a alteração da Lei Estadual de nº 8.706/2002, em vigência desde de 26 de dezembro de 2002, mas que tem sido constantemente desrespeitada, onde a população mais atingida pela má prestação do serviço e pela inobservância da Lei é, sem dúvida, a população hipossuficiente do Estado. De acordo com o defensor público, Jean Carlos Nunes, um contingente expressivo constituído de pessoas com renda de até três salários mínimos que, normalmente, desassistidas de informação e de formação educacional básica, precisam, pelo menos uma vez ao mês, dirigir-se à agência bancária para pagamentos e recebimentos de salários, benefícios, etc.
Acompanhamento
O Procon e a Defensoria Pública do Estado instituíram uma agenda permanente de acompanhamento da prestação de serviços bancários. Serão realizados encontros periódicos para apresentação de metas, referentes à melhoria do atendimento e fiscalização dessas metas.
Nova reunião foi marcada para o dia 22 de junho para que os bancos apresentem planos de ações com propostas concretas de aperfeiçoamento dos serviços prestados. Após esse dia, serão definidas novas datas de monitoramento para fiscalização desses planos de ação. Outras sugestões do Procon e da Defensoria é a elaboração de um planejamento imediato, de médio e longo prazos para realização das melhorias e a criação de um canal específico entre os órgãos de defesa do consumidor e os bancos.
De acordo com o diretor-geral do órgão, Duarte Júnior, o objetivo foi exigir um compromisso das instituições financeiras com a melhoria do atendimento, proporcionando respeito ao cidadão e satisfação dos consumidores, além de facilitar o acesso às agências bancárias. “Medidas foram asseguradas pelas instituições financeiras no intuito de melhorar as instalações físicas e técnicas dos bancos, possibilitando a efetiva utilização dos serviços, por qualquer cidadão com segurança e tranquilidade. Nosso objetivo não é sancionar, mas garantir a melhoria desses serviços”, pontuou.
O diretor destacou, ainda, que o Governo do Maranhão tem conhecimento dos inúmeros problemas que a população enfrenta quando busca atendimento nas agências bancárias, principalmente no interior do Maranhão. “A melhoria deste serviço é uma das prioridades do governo. Estamos trabalhando incansavelmente para garantir os diretos dos consumidores. Para isso aumentamos o número de viagens para o interior do estado para fiscalizarmos o atendimento e não vamos tolerar irregularidades e desrespeito”, afirmou.
O secretário da Casa Civil, Marcelo Tavares, disse que a iniciativa é muito importante porque ela inicia um novo período entre a fiscalização, que o Estado tem a incumbência de fazer, via Procon, e os representantes das agências bancárias. “Nós entendemos que é preciso melhorar muito essa relação. O usuário do serviço bancário tem sido, realmente, muito mal tratado na maioria dos municípios do Estado. Por várias razões que são recorrentes e antigas. Mas nós, com diálogo, feito por meio do Procon, tentaremos, antes de qualquer punição, melhorar de forma consensual o atendimento aos consumidores maranhenses”, ressaltou.
Para o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Hélio Duranti, o diálogo foi importante para a melhoria do atendimento no Maranhão. “Com os canais de atendimento e a melhoria nos pontos peculiares ao Maranhão, vamos avançar e melhorar muito mais”, disse.

O evento contou com a participação do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, HSBC, Bradesco, Itaú, Nordeste e do Santander. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), esteve presente, representada pelo diretor de Autorregulação Gustavo Marrone e pelo gerente de normas Evandro Zuliani.

FONTE: GOVERNO DO MARANHÃO

PREFEITO E EX-PREFEITO SÃO PRESOS EM OPERAÇÃO CONTRA AGIOTAGEM.

Quatro pessoas foram presas na manhã desta terça-feira (5) por suspeita de agiotagem e desvio de recursos públicos no Maranhão dentro da segunda etapa da “Operação Imperador”, da Polícia Civil e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
A operação, segundo a Polícia Civil, ainda está em andamento, mas, pelo menos, quatro nomes já foram confirmados. Entre eles estão Richard Nixon dos Santos, atual prefeito da cidade de Bacuri, o empresário Josival Cavalcante da Silva, mais conhecido como Pacovan, Perachi Roberto Farias, ex-prefeito da cidade de Marajá do Sena, e José Epitácio Muniz, que é contador da mesma prefeitura e, segundo a polícia, seria dono de empresas de fachada que operavam no esquema de agiotagem. Todos foram foram encaminhados para a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic).
Untitled-1Josival Cavalcante da Silva, mais conhecido como Pacovan, acusado de agiotagem; o ex-prefeito Perachi Morais e o prefeito Richard Nixon
A polícia também confirmou que cumpriu mandados de conduções coercitivas de Rui Clemencio Barbosa, que seria laranja em negócios da Prefeitura de Zé Doca, e Francisco Jesus Silva Soares, que é empresário emissor de notas para os municípios de Zé Doca e Marajá do Sena.
“A operação está sendo realizada simultaneamente na capital e no interior do Estado. São duas operações, a Morta Viva e a Marrarajá, com base no perfil dos nossos investigados. Informações sobre apreensões e prisões serão dadas na coletiva de imprensa que será realizada às 15h, na Secretaria de Segurança”, disse o delegado-geral de Polícia Civil do Maranhão, Augusto Barros.
Primeira etapa
No dia 31 de março, foi presa a ex-prefeita de Dom Pedro, no Maranhão, Maria Arlene Barros. Segundo a polícia, mais de R$ 5 milhões foram desviados da prefeitura entre 2009 e 2012. A suspeita é que o esquema teria desviado R$ 100 milhões de 42 prefeituras do Maranhão.

No dia 1º, Eduardo Costa Barros, filho da ex-prefeita mais conhecido como “Eduardo Imperador”, se apresentou na sede da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic). Segundo a polícia, em nome de Eduardo e de pessoas ligadas a ele existem, pelo menos, dez empresas, a maioria no ramo de construção civil e locação de máquina. Estas empresas seriam usadas para fraudar licitações e desviar dinheiro da prefeitura de Dom Pedro. Eduardo nega que tenha tantas empresas e que tenha sido beneficiado. Os dois foram liberados seis dias após a prisão.
Entenda
A “Operação Imperador” é um desdobramento da “Operação Detonando”, iniciada após o assassinato do jornalista Décio Sá. Em 2012, que prendeu os empresários Gláucio Alencar e José Miranda, pai e filho acusados de mandar matar o repórter e de comandar um esquema de agiotagem. Na época, a polícia descobriu que o que motivou o assassinato foi uma postagem, no “Blog do Décio”, referente à morte do agiota Fábio Brasil, no Piauí. Na operação, foram apreendidos carros de luxo, máquinas pesadas como tratores, documentos e descoberta uma conta com saldo de mais de R$ 5 milhões.

FONTE - JORNAL PEQUENO

O SECRETÁRIO VEM: DINO NÃO MAS, MANDOU O SECRETÁRIO.

Segundo as informações divulgadas pela assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde, o secretário Marcos Pacheco, visitará nesta quarta dia 06 maio de 2015, três municípios da região do litoral ocidental maranhenses, sendo eles: Central do Maranhão, Mirinzal e Cururupu.

Na visita o secretário deverá se pronunciar com relação a atual situação da saúde da região e das responsabilidades e investimentos na Santa Casa de Misericórdia de Cururupu.

Só lembrando que a Santa Casa de Misericórdia de Cururupu passou por momentos difíceis nos últimos dias quando o estado deixou de repassas os recursos que serviriam para pagarem os servidores e fornecedores da filantropia. Ressaltamos que até o momento a tão sonhada volta da plena para a gestão municipal não foi sinalizada pelo estado a secretaria de saúde de Cururupu.

Na entrevista feita com o médico Roberto Seabra da Santa Casa de Cururupu o mesmo referenciava a vinda do Governador ate a cidade mas, o mesmo não veio mas mandou o secretário para representa-lo e minimizar as possíveis confusões que poderiam acontecer.

A vinda de Dina há cidade não é fácil pois o atual prefeito foi fiel ao partido, e a oposição e aliados do prefeito apoiaram o Dino e depois de eleito requer resultados e mais que recorre a ele para tentar pegar a prefeitura, esse é o objetivo principal. Vendo estas e outras situações melhor o secretário de cada pastar ir minimizar as afinidades pois ele foi eleito...