ENTENDA O AUMENTO NA CONTA DE ENERGIA

Desde 02 de março de 2015 está em vigor o novo valor da tarifa de energia elétrica, determinado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), para todas as distribuidoras. Esse aumento se deve ao aumento do custo de geração de energia hidrelétrica e acionamento de usinas termoelétricas, por conta do baixo nível de água dos reservatórios das usinas. O aumento médio de uma conta para clientes residenciais foi de 33%.

ATENÇÃO: Esclarecemos que o acionamento da bandeira vigente no mês (verde, amarela ou vermelha) independe do seu consumo individual. Ela é definida com base no custo para a geração de energia elétrica do país e aplicada para todos os clientes do território nacional.

Algumas dicas para conferir o valor de sua conta:
Confira o histórico de consumo na sua conta de energia. Caso o consumo esteja na média e o valor mais alto, a diferença de valor é por conta do aumento determinado pela Aneel.

Em Cururupu clientes que pagavam RS 17,00 ou 22,00 passarão a pagar ate RS 68,00 reais dentro de um mês, situação que tem deixado muitas pessoas indignadas e sem saber o que fazer já que o aumento foi junto com o reajuste da conta de água, aumento de mais de 28 por cento.

Você sabia que no caso de consumo acima de 200 kWh sua faixa de alíquota de ICMS passa a ser de 25%? Esse pode ser também um dos motivos de uma diferença fora da média de um mês para outro, já que no caso de consumo abaixo de 200 kWh, a alíquota é de 12%. 

Para os clientes de alta tensão, representados pelas empresas, indústrias e comércios, o valor médio do reajuste extraordinário foi de 32,5%. Clique e conheça as novas tarifas.

A nova tarifa que inclui a revisão extraordinária e bandeiras tarifárias, deve-se à utilização de usinas termoelétricas, que geram custos adicionais no preço da energia para suprir a demanda do país. Esse cenário é resultado da escassez de chuvas que comprometeu a recomposição dos reservatórios das usinas hidrelétricas, principal fonte de geração de energia do Brasil. Houve impacto no custo, também, devido ao reajuste da tarifa de Itaipu, em 46%, em dólar. Dos 32% de índice médio do reajuste extraordinário (média de todas as classes de tarifas: residencial plena, baixa renda, serviços públicos, rural, alta e média tensão), 8,17% referem-se ao custo de geração.

Outro fator que pesou foi a CDE (Conta de Desenvolvimento Energético). Nela entram todos os programas de benefícios para os clientes, como subsídios para tarifa de baixa renda.  Os recursos da CDE são repassados às distribuidoras de acordo com as necessidades e características de cada área de concessão. Com o fim dos aportes pelo Tesouro Nacional passa a ser necessária a cobrança via tarifa, para manter o equilíbrio econômico/financeiro dos contratos de concessão. Dos 32% de índice médio do reajuste extraordinário (média de todas as classes de tarifas: residencial plena, baixa renda, serviços públicos, rural, alta e média tensão), 23,8% referem-se à CDE.


ENCERRAMENTO DO FESTEJO DE SÃO JOÃO BATISTA 2015.

São João 2015 em Cururupu foi só alegria na parte religiosa, que neste ano foi especial com as comemorações de 180 anos de missão em Cururupu, na oportunidade padres que passaram por pela paróquia São João Batista celebrarão dentre eles os padres Sandoval e Antônio Jorge.

 
Na celebração do final do festejo do padroeiro da cidade o bispo Dom Elio Rama falou das dificuldades enfrentadas pela igreja católica e que a missão continua a cada dia mais forte.


O padre Antonio Jorge destacou o trabalho feito por ele e a ajuda das comunidades e o carinho das pessoas com ele.
Uma das atrações foi o arraiá que foi montado em frente a Igreja Matriz que contou com a participação dos grupos da comunidade. 

Acompanhe na integra as entrevistas do Bispo Dom Elio Rama e do Padre Antonio Jorge.




SECRETÁRIO DE SEGURANÇA DO ESTADO CONVERSA COM PREFEITOS DO LITORAL.


 
No dia 19 de junho estive no município de Cururupu o Secretário de Segurança Publica Jefferson Portela e sua equipe para tratarem da segurança da região. Na oportunidade estiveram presentes os prefeitos de Mirinzal Amaury Almeida, Serrano Donaria Rodrigues, Apicun-Açu Claudio Cunha, o de Central do Maranhão Telino, o vice-prefeito de Cururupu Aldo Lopes representando o senhor Junior Franco dentre outras autoridades.

Estiveram presentes a superintendente de articulação da regional de Cururupu a professora Rosinha, a vereadora Katma Belém, os vereadores Zé Reule, Mangueira, Juca da Tapera, Pinto, Luis do Forum, Ebenilson de Jesus, Rhuca, Antonio Filho, Ailton Abreu e Robert Freitas, faltaram os vereadores JK presidente da Câmara e Bruno Passinho.

Dentre as falas foram destacadas ações que poderão dentro de um prazo de 60 dias melhorarem as instalações do policiamento dentro da região assim com ações de prevenção e punição ao combate a criminalidade.

O secretário esteve reunido com os representantes de cada município para atender as demandas sugeridas por eles, e dentro de um espaço de 10 minutos as prefeitos e representantes fizeram os pedidos.   

Com a vinda do secretario, foi realizada uma blitz na sede da cidade de Cururupu com a apreensão de varias motocicletas, ação bem prática da policia rodoviária do estado, mas não conseguiram minimizar os assaltos durante a noite.


O que deu a entender que a apreensão de motos é bem mais pratica e segura que aprender os meliantes que fazem vitimas a cada dia, e as conseqüências ficam para um efetivo de 3 ou dois policiais por plantão. 









SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PUBLICA DO MARANHÃO JEFERSON PORTELA ESTARÁ EM CURURUPU DIA 19.

O Secretário de Segurança Publica do Maranhão Jeferson Portela, estará em Cururupu no próximo dia 19 em audiência pública para tratar da segurança do município, pois a cada dia cresce o numero de pessoas vitimas de assaltos na cidade. O representante de Dino estará dialogando com as autoridades e a comunidade em momentos específicos.

A vinda de Portela a Cururupu poderá mostrar certa preocupação do governo do estado com a segurança do litoral maranhense e minimizar as criticas, pois as primeiras informações é que nada mudará dentro do quadro que está.

O fato é que a cada momento, mais pessoas são roubadas e os empresários sofrem com o descontrole da violência na cidade, pois cada cliente desconhecido ou que chega de moto e capacete pode ser uma ameaça. Triste mas é a realidade.


Um lado positivo que governo e oposição estão se unindo dentro de suas limitações para providenciarem segurança para a comunidade.

MORRE PADRE GERALDO LIMA, VIGÁRIO GERAL DA DIOCESE DE PINHEIRO.

Faleceu na manhã de hoje na cidade de Pinheiro-Ma o padre Geraldo Lima que era vigário geral da diocese de Pinheiro, ou seja a segunda pessoa mais forte da igreja católica na região, Padre Geraldo tinha 80 anos e morreu devido um infarto, o mesmo morava na casa do Bispo na cidade de Pinheiro.

Geraldo teve o mesmo destino do irmão o também padre Almir Lima que foi Vigário Geral e morreu em 2002 no exercício da função.

Com a morte do vigário a crisma que aconteceria hoje na paróquia São João foi cancelada, pois o Bispo Dom Elio Rama ficará em Pinheiro para o velório do corpo de Geraldo Lima.

O padre Henrique Jorge lamentou muito o acontecido,e disse que Deus precisou e o levou para continuar a a sua missão e que o trabalho de Geraldo sirva de exemplos para tos os católicos e missionários. Padre Henrique confirmou que a paroquia São Jorge realizará a programação de encerramento do festejo do Sagrado coração as 19 horas.


  

JUVENTUDE FORTE: JUVENTUDE FAZ OPOSIÇÃO E SITUAÇÃO SE JUNTAREM.

Na visita da Secretária Estadual de Juventude do Governo Dino Tatiana de Jesus ao município de Cururupu a convite da vereadora Katma Belém, Elcio Silva e demais vereadores do bloco da oposição, vários jovens e o poder publico participaram do evento.

A vinda da Secretária foi marcante pela participação de todos os movimentos da cidade no mesmo espaço, sendo governo municipal, estadual, oposição, situação sociedade civil, estudantes, dentre outros.

O evento contou com uma mesa composta por Katma Belém - vereadora, Aldo Lopes vice-prefeito e secretário de saúde, Rhuca - vereador, Professora Rosinha - Superintendente de Articulação Regional de Cururupu que compreende todo o litoral ocidental maranhense, Aldo Ferraz – Secretário municipal de esporte e juventude, Mateus Borges – movimentos dos estudantes, Elcio Silva – presidente do fórum municipal da juventude e Josias – do movimento das igrejas evangélicas. O vice-prefeito esteve representando o prefeito Junior Franco.

A vereadora Katma Belém agradeceu a todos e falou que o encontro não foi partidário e sim apartidário.

Elcio Silva destacou das necessidades das políticas publicas para a juventude já que a mesma esta se perdida para as drogas, também fez referencias a ação do prefeito Junior Franco em sancionar a lei do estatuto da juventude.

O secretário Aldo Ferraz falou da falta de apoio as polícias publicas de juventude e pediu dentro de um discurso resumido as ações de por parte dos mecanismos.

Já a Superintendente de Articulação Regional de Cururupu Professora Rosinha, falou que o jovem precisa ser protagonista de suas ações e que para isso os poderes têm que fazer a sua parte. Rosinha afirmou que o evento foi apolítico e que parte do protagonismo do jovem vem das ações desenvolvidas na escola.

O vereador Rhuca, reforçou a presença dos secretários da atual gestão na reunião e afirmou que a juventude faz a diferença, pois o evento foi apolítico e que a participação das pessoas fez reforçar o animo das pessoas.

O vice prefeito e secretário de saúde Aldo Lopes referenciou as palavras do vereador Rhuca e afirmou que eventos apartidários têm que acontecer para que o município cresça e a juventude ganhe a cada dia, e que os jovens precisam de apoio dos governos e de implantação das políticas publicas.


A secretária Tatiana de Jesus falou das prioridades na educação, saúde, cultura dentre outras, que o governo do estado vai mudar a realidade de muitas pessoas e em Cururupu não será diferente, dentro de um discurso resumido a secretaria demonstrou que gosta de falar depois das ações e em entrevista afirmou que os anseios da comunidade jovem de Cururupu, servirão de pauta para as implementações das políticas publicas há exemplo do IEMA que será implantado em Cururupu, saúde, educação, geração de emprego, e segurança foram um dos principais pontos das discussões.