LIGAÇÕES INTERURBANAS A PARTIR DE ORELHÕES DA OI SERÃO GRATUITAS EM 14 ESTADOS

A partir de 1º de outubro, as chamadas de Longa Distância Nacional (LDN) realizadas a partir dos orelhões da empresa Oi para telefones fixos não serão cobradas em 14 estados: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Desde abril deste ano, as chamadas locais originadas em orelhões da operadora e destinadas a telefones fixos eram gratuitas em 15 estados. A ampliação da medida para as chamadas interurbanas foi tomada considerando os patamares de disponibilidade dos orelhões da concessionária aferidos pela Anatel em 30 de agosto de 2015.

Dos estados onde a gratuidade das chamadas locais foi estabelecida pela Anatel em abril, apenas Sergipe alcançou o patamar mínimo de disponibilidade de orelhões em operação - razão pela qual deixou a condição de gratuidade para as chamadas.

Conforme determinado no Despacho 565/2015, as Unidades da Federação atendidas pela Oi deveriam apresentar disponibilidade da planta de Telefones de Uso Público acima de 90%. Nos casos de localidades atendidas apenas por acesso coletivo, a disponibilidade deveria ser de, no mínimo, 95%. As chamadas permanecerão gratuitas até que os patamares satisfatórios de disponibilidade sejam alcançados.

Estão previstas novas medições para 29 de fevereiro de 2016 e 30 de agosto de 2016 e a cada seis meses após essa última data. Nos estados em que a empresa não alcançar os patamares mínimos, os orelhões também contarão com a gratuidade para:

·    ligações locais para telefones móveis, a partir de 1º de abril de 2016; e
·    ligações de Longa Distância Nacional para telefones móveis, a partir de 1º de outubro de 2016.

A tabela abaixo resume os índices de disponibilidade de orelhões aferidos em agosto de 2015.
UFDisponibilidade UF (%)Disponibilidade nas Localidades Atendidas somente por TUP (%)Gratuidade
AC96100NÃO
AL7196SIM
AM8196SIM
AP7498SIM
BA5296SIM
CE5871SIM
DF97100NÃO
ES9397NÃO
GO9799NÃO
MA5466SIM
MG9297NÃO
MS98100NÃO
MT9499NÃO
PA5794SIM
PB5298SIM
PE4796SIM
PI6694SIM
PR9081SIM
RJ9599NÃO
RN5098SIM
RO96100NÃO
RR9197NÃO
RS5877SIM
SC9287SIM
SE9398NÃO
TO9699NÃO
Notícias relacionadas

POLICIA DA FIM A CAÇADA AO LEOZINHO, O MESMO FOI PRESO EM APICUM-AÇU



Em um trabalho conjunto envolvendo a polícia civil de Cururupu, a polícia militar de Cururupu, Serrano e Apicum-Açu, foi preso hoje Leonardo Barbosa Santos, conhecido como "Leozinho ou Coelho", 19 anos. 

Apesar da pouca idade Leozinho é acusado de pelo menos 2 homicídios bem como diversos roubos a mão armada que vinha deixando a população em panico. Leozinho também arregimentava vários indivíduos na cidade para a facção criminosa conhecida como PCM, além de ter tentado assaltar uma agência dos correios de Cururupu .Sendo o mesmo um dos principais líderes dos criminosos nesta cidade.

A polícia civil após juntar dezenas de BO's e depoimentos de várias vítimas, através do delegado  César Ferro, enviou pedido de mandado de prisão que foi prontamente concedido pelo juiz da comarca de Cururupu. Após uma verdadeira caçada que já durava semanas,Leozinho totalmente encurralado precisou buscar abrigo na cidade de Apicum-Açu , e após trocas de informações entre a polícia civil e polícia militar foi preso hoje pela guarnição da polícia militar da cidade.

Fonte:Policia Civil de Cururupu

AEROPORTO TOMADO PELO LIXO. QUEM É O CULPADO?


É critica a situação da área do aeroporto de Cururupu depois de varias iniciativas de recuperação da área e desocupação por parte das pessoas que invadiram o terreno anos atras nada melhorou, ou melhor para não ser injusto foi construída uma pista para motocross e se tornou um lixão a céu aberto.

Mais lamentável é que nas imediações tem vários prédios que também sofre com as ações do poder publico e das pessoas que fazem da área um verdadeiro lixão. Tivemos conversando com alguns moradores que nos afirmaram que tem entorno de três carroceiros que fazem a coleta de lixo nas imediações, os carroceiros são funcionários da prefeitura e por isso não há motivos para a população colocar lixo no local.

Para outros moradores a numero de carroceiros é insuficiente e por isso eles usam a área da prefeitura para colocar lixo afirmaram. Também acrescentaram que tem empresas que trabalham com a limpeza de terrenos que vai deixar entulhos ou resto de material de construção no local.

Resumindo em casa que pai e mãe não mandam os filhos bagunçam.   

















CURURUPU REALIZOU A 1ª CONFERENCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES.


Foi realizado em Cururupu no ultimo dia 15 de setembro a 1ª Conferencia Municipal de Políticas para as Mulheres. A mobilização em prol da aplicação, planejamento e discussão das Políticas Públicas para as Mulheres por intermédio das Conferências Municipais aconteceu no ultimo dia 15 de setembro, no município de Cururupu. A Conferência no município contou com a presença de varias representatividades entre estadual e municipal.
Com o objetivo de fortalecer as políticas para as mulheres, a Conferência Municipal promove qualificação e garantem a participação da sociedade, em especial das mulheres, na formulação e no controle das políticas para as mulheres. Destacou a Secretária de Assistência Social Leila Ferreira.
Essa mobilização em prol da mulheres vai continuar no município, pois nós queremos reverter os quadros de desigualdade entre homens e mulheres e acima de tudo.  Nós temos um grande desafio que é realmente formar um sistema de políticas públicas paras as mulheres. Temos uma política estruturante muito bem conduzida pela presidente Dilma e, aqui no Maranhão pelo governador Flávio Dino, mas que precisa ter mais ações nos municípios pois as pessoas moram nos municípios e Cururupu esta preparado para tal”,  disse Aldo Lopes, vice-prefeito e secretário de saúde do município.
O evento aconteceu no auditório da secretaria de saúde e varias pessoas participaram das discutindo as Políticas para as Mulheres. A Vereadora Katma Belém afirmou “Nós sabemos que é difícil instalar as políticas para as mulheres nesse país por conta do machismo, mas penso que em Cururupu se dá o exemplo de esforço, de busca para mudar sua realidade com sua gestora e as mulheres ali presentes.
A Coordenadora de Políticas para as Mulheres Nalcinete, afirmou “deu tudo certo  e que a presença das mulheres quilombolas foi importante e sabemos que conseguimos discutir a situação das mulheres no município”.

Agora na mesa de autoridades o encontre entre Katma Belém vereadora ao lado de Leila Ferreira Secretária de Assistência Social, e Aldo Lopes vice-prefeito e secretário de saúde. Que formatação.

ALDO LOPES COMANDA PARADA DO PACTO NACIONAL PELA EDUCAÇÃO NO TRANSITO EM CURURUPU.

Vice-Prefeito e Secretário de Saúde Aldo Lopes, junto com Joaci Lima e Missileia 


A Prefeitura Municipal de Cururupu através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Municipal Educação e as demais secretarias realizaram nesta quarta-feira, 23 de setembro a caminhada pela redução de acidentes no trânsito em Cururupu.
Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da Prefeitura Municipal de Cururupu. A Caminhada teve início em frente a Secretaria de Saúde e percorreu as principais ruas e avenidas da cidade ate o calçadão Beira Mar.

Durante o trajeto, os organizadores alertaram sobre os perigos advindos da direção de veículos sem responsabilidade e sem segurança. O objetivo da caminhada foi levar conscientização a todos a respeito dos acidentes no trânsito de Cururupu, mobilizando a população a respeito da importância da educação não só de motoristas e motoqueiros, mais de todos.

A Semana Nacional do Trânsito foi também realizada no período da tarde com alunos das escolas da rede municipal de ensino do município de Cururupu, com o objetivo de promover a educação no trânsito e chamar a atenção dos pais, além de receber orientações sobre trânsito seguro os estudantes participaram de palestras e apresentações sobre a educação no transito.


Para o secretário municipal de educação Adaildo Borges o resultado das atividades foi positivo. “Esse evento vai ficar marcado na história de Cururupu, pois, pela primeira vez, a Semana do Trânsito foi realizada com foco nas crianças. A intenção é que elas compartilhem com os adultos os ensinamentos que receberam, colaborando para garantir a paz, pois as crianças de hoje serão os condutores de amanhã”, declarou.

O secretário de Saúde Aldo Lopes, ressaltou a importância de promover a conscientização dos cidadãos. “Um projeto como esse é bastante válido, pois é por meio dele, conseguimos inserir na população noções de trânsito e de cidadania, destacou o secretario”




Seja você a mudança no transito
Campanha pela vida
Faça você a sua parte.

PRIMEIRA IGREJA BATISTA COMEMOROU 25 ANOS DE EVANGELIZAÇÃO


A primeira Igreja Batista em Cururupu celebrou o seus 25 anos de missão e evangelização na cidade e região, momento em que todos estiveram presentes e relembrando a histórica trajetória de sucesso em prol da palavra de Deus.





Para reforçar o momento o pastor Reinaldo que tem um projeto de evangelizar as ilhas e marcar com apalavra de Deus todas as pessoas desta comunidades mesmo que distantes.

Para Josilene Viana a Primeira Igreja Batista em Cururupu tem 5 marcos importantes o inicio da igreja funda da em 08 setembro 1990, o segundo 1993 passa a sr igreja e não mais congregação, o terceiro a parceria com os norte americanos da Florida, o quarto a expansão nas comunidade e cidade circunvizinhas e o quinto momento alcançar povos não alcançados nas comunidades quilombolas como a de Fortaleza em parceria com a igreja do Mississípi.

A Primeira Igreja Batista em Cururupu, tem realizado um trabalho social e evangelizador onde o principal foco é a vida das pessoas, de forma a impacta-las para que possam viver o verdadeiro amor de Deus.    
Também há um trabalho voltado para os artistas do município que estão dentro da igreja já que todos devem adorar e louvar a Deus. 
Na noite da ultima segunda feira o policiamento civil e militar fizeram varias incursões com o objetivo de prender os autores de vários assaltos na cidade.

Pois na segunda feira teve o roubo de um a motocicleta no bairro de barreiro, mas a policia não conseguiu prender os autores. Mas conseguiu por volta das 4:30 da manhã recaptura o fugitivo da delegacia de Cururupu Wanderson Pinto Ferreira conhecido como Vesgo de 22 anos, pela guarnição formada por Cabo Junior, Cabo Mauro, Sargento Erinaldo, Cabo Ediney e os  dois agentes da policia Civil de Cururupu.

Foram presos no sábado o Nhanão que segundo a policia é homicida e pertence a quadrilha do Leozinho. Foi preso um maior com   

 A policia prendeu o Vesgo e o Eroca piloto de fuga Leozinho

CURURUPU REALIZOU A 1ª CONFERENCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA


Foi realizada no município de Cururupu a I Conferencia Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e contou com a participação de 72 pessoas distribuídas entre delegados, convidados e entidades da sociedade civil organizada diretamente ligada a Politica da Pessoa Idosa.

O tema da Conferencia foi Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa, por um Brasil de todas as idades.

Teve como objetivo geral propiciar a reflexão, discussão e avaliação das ações dirigidas as pessoas idosas, dos espaços de participação e da forma com vem sendo realizada a gestão da politica de garantia da pessoa idosa.

A palestra Magna foi proferida pela Assistente Social Conceição de Maria Santos da Costa técnica do Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS de Cururupu.

Em seguida foram constituídos 03 grupos para desenvolverem os eixos temáticos sugeridos pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa-CEDIMA.

As proposta formuladas pelos grupos foram levadas á apreciação da plenária e aprovadas por unanimidade, e logo após foi eleita uma comissão constituída por 06 representantes, obedecendo a proporcionalidade 2/3 da sociedade civil organizada e 1/3 do poder publico, responsáveis pela implementação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no município.

Finalizando os trabalhos da Conferencia Municipal a plenária elegeu os 05 delegados, sendo 03 da sociedade civil organizada e 02 do poder publico que representarão o município de Cururupu na IV Conferencia Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, em São Luís.

VI CONFERENCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

A VI Conferencia Municipal de Assistência Social foi realizada no município de Cururupu, no auditório Dr. Antônio Jorge Dino na Secretaria Municipal de Saúde, com 85 participantes distribuídos entre delegados, entidades da sociedade civil organizada, usuários da politica de assistência social e convidados.

Com o tema: Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026 e objetivo geral avaliar os 10 anos do Sistema Único de Assistência Social-SUAS(2005-2015) propondo diretrizes para o Plano Decenal(2016-2026).


A VI Conferencia Municipal de Assistência Social foi constituída de credenciamento, solenidade de abertura, leitura e aprovação do Regime interno, Conferencia Magna com a temática: “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”, desenvolvida pela Assistente Social Arlete Abreu representante da Secretaria de Estado Desenvolvimento Social-SEDES.

Os trabalhos de grupos foram distribuídos em 05 eixos temáticos onde puderam analisar, discutir, propor e deliberar as diretrizes para o Plano Decenal do SUAS(2016-2026) reconhecendo a responsabilidade de cada ente federado.


Na plenária de encerramento aconteceram as deliberações das proposições e eleições dos 04 delegados que representarão o município de Cururupu na XI Conferencia Estadual de Assistência Social em São Luis-Ma.

A 6ª CONFERENCIA DE SAÚDE DE CURURUPU FOI REALIZADA NO MÊS DE SETEMBRO


Foi realizado nos dias 20 e 21 de agosto de 2015 a 6ª Conferência Municipal de Saúde de Cururupu. Este ano o tema “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas” e como eixo: “DIREITO DO POVO BRASILEIRO”.

A 6ª Conferência Municipal de Saúde do município de Cururupu aconteceu no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde “Dr. Antônio Jorge Dino” e contou com a participação de profissionais da área de saúde, secretários municipais, vereadores, comunidades praiana e rural e a população em modo geral. O evento foi aberto pelo secretario de saúde Aldo Luís Borges Lopes que saudou os presentes na conferencia.

O objetivo da 6ª Conferência Municipal de Saúde foi impulsionar e efetivar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), para garantir a saúde como direito humano, através de políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais; mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade acerca do direito à saúde.

O evento também foi um espaço para avaliar a situação da saúde, aprofundando um debate sobre as melhorias necessárias e elaborar propostas a partir das necessidades, fortalecendo a participação e o controle social, com ampla representação da sociedade.

Em grupos, diversos temas (eixos) foram abordados para aprovação, entre eles:
I – Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade;
II – Participação social;
III – Valorização do trabalho e da educação em saúde;
IV – Financiamento do SUS e Relação Público-Privado;
V – Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde;
VI – Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS;
VII – Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS;
VIII – Reformas democráticas e populares do Estado;

O secretario Aldo Luís Borges Lopes falou das dificuldades vividas pelos municípios brasileiros. Mesmo com essas dificuldades que nós também passamos, estamos realizando um trabalho de qualidade a população cururupuense disse o secretario.

Dentro da programação os palestrantes conselheiros estaduais de saúde Américo de Jesus Soares Araújo e Antônio Pereira Silva realizaram a explanação do tema, que garantiram a veracidade e autenticidade da 6ª conferencia de saúde.

Ao final da conferencia foi realizado a eleição dos novos membros do conselho de saúde que tomaram posse nesta terça-feira dia 1º de setembro de 2015 as 16 horas no auditório da secretaria municipal de saúde.

POLÍCIAS MILITAR E CIVIL REAGEM A AÇÕES DE CRIMINOSOS.

Depois a fuga dos presos da delegacia de policia de Cururupu vários assaltantes foram presos em uma força tarefa conjunta entre polícia militar e polícia civil colocou vários assaltantes atras das grades.

O município sofre também pela greve do policiamento civil, mas a equipe que esta na cidade parece querer dar respostas positivas a papulação e concorda com as reivindicações.

Vale apena ressaltar que a situação de instabilidade passa também p-elas promessas de investimentos na área da segurança, por parte do estado e do município que não consegui efetivar a guarda municipal.

CIDADE MAIS PERIGOSA: PRESOS FOGEM DA DELEGACIA DE CURURUPU

Mais de 05 presos fugiram da delegacia de policia de Cururupu na noite da ultima terça-feira por volta das 22h25min. Segundo informações, tudo aconteceu quando um carcereiro foi ao fazer um determinado procedimento nas proximidades das celas, foi quando os presos de uma das celas o seguraram pela camisa e o renderam com uma faca.

Até o memento não conseguimos confirmar as informações por parte das autoridades responsáveis.

Mais uma vez vem questionamentos sobre a situação da segurança do município e como os presos têm conseguido tantos utensílios que servem de arma ou de publicação de informações.

O fato é que não se pode mais tratar as coisas como simples e o estado tem que fazer a sua parte aelm de intensificar as blitz na região.

SETE DE SETEMBRO DATA CÍVICA E CURURUPU COMEMORA


Esta matéria é feita das informações e comentários das pessoas nas redes sociais e mensagens que as mesmas nos mandaram nas ultimas horas. “Um país que não comemora suas datas cívicas possui uma nação que não tem sentido e que não se identifica com a terra onde nasceu”.

“Show de apresentação, mais uma vez parabenizo toda nossa juventude pela belíssima apresentação no desfile cívico do dia 7 de setembro que comemoramos nossa independência. Parabenizo também toda rede municipal de ensino pela dedicação, assim como o governo municipal por ter dado toda a estrutura possível para realização dessa grandiosa apresentação. PARABÉNS”.

“Parabéns a toda a administração Cururupu Para Todos e especialmente ao Senhor prefeito Junior Franco por patrocinar e organizar este desfile cívico em homenagem à nossa independência... parabéns também à todos da segurança pública...a população também está de parabéns, pois tudo aconteceu de forma pacífica ...tudo pelo certo! Tudo pelo patriotismo! Tudo pelo bem de nossos jovens, crianças e de toda população”.

“A U. E. Professora Rosine Rabêlo da Fonsêca mais uma vez fez um belo desfile cívico, exaltando a FAMÍLIA como essencial formadora de valores humanos, com o tema: Valores Humanos na Atual Sociedade Tecnológica e Suas Influências Positivas e Negativas. Parabéns a todos que fizeram com que este sucesso fosse concretizado!!!

Verdade!!! Temos mesmo que agradecer a nosso Bom Deus! Pai Todo Compassivo!! Só Ele sabe o que merecemos e porque merecemos as nossas conquistas! Parabéns! Parabéns! Valeu por todos empenhados no sucesso do Desfile Cívico! Amei!!!!”.

Parabéns a Prefeitura Municipal de Cururupu (mas que no próximo ano possa pelo menos tapar os buracos onde o desfile irá passar) às escolas envolvidas e a toda sociedade cururupuense.

Um dos pontos positivos foi o trabalho que a galera da Associação Cultural Prenda de Cururupu fez com as meninas da banda marcial do município, que dentro de poucos dias elas aprenderam e apresentaram coreografias difíceis tudo dentro da ginástica artística. 

As imagens mostram a realidade das apresentações e dos ângulos diferenciados que dentro de uma visão do “tudo bem” foi bom de mais.

Vejam as imagens o tradicional desfile "Do 7 de Setembro " em Cururupu.