ELEIÇÕES 2016: EM CURURUPU PODERÁ TER TRÊS CANDIDATOS NA MAJORITÁRIA.

DISPUTA ENTRE PSB, PCdoB e PPS nas eleições 2016.
As eleições de outubro vão se aproximando e o tabuleiro político de Cururupu está quase todo montado. Há poucos dias período das convenções partidárias, uma nova coligação foi pré-montada na cidade. Para muitos que pensavam que PSB e PCdoB iram disputar as eleições 2016 bem acirradas, muitos já estão surpresos com possível fortalecimento do PPS que se reunirá hoje (26) para decidirem a reta final do partido e os apoiadores dos pré-candidatos.
Desta forma parte de cenário politico muda na cidade, pois o PPS não descarta uma possível união ou com o PCdoB ou com o PSB, o que mostra a aumento de possíveis pré-candidatos nas eleições de 2016.

ENQUETES REFERENTES ÀS ELEIÇÕES 2016 ESTÃO PROIBIDAS DESDE QUARTA-FEIRA (20).

Urna Eletrônica

Desde a ultima quarta-feira (20) está proibida a realização de enquetes relacionadas ao processo eleitoral das Eleições 2016. Nesse aspecto, é importante destacar a diferença entre enquete e pesquisas eleitorais, uma vez que estas podem ser divulgadas até o próprio dia da eleição.

Conforme a definição, enquete é a simples coleta de opiniões de eleitores sem nenhum controle de amostra e sem a utilização de método científico para sua realização. Esse tipo de consulta depende apenas da participação espontânea do interessado.

Já a pesquisa eleitoral requer dados estatísticos realizados junto a uma parcela da população de eleitores, com o objetivo de comparar a preferência e a intenção de voto a respeito dos candidatos que disputam determinada eleição.

Portanto, a divulgação de enquetes e sondagens em desacordo com as regras previstas na legislação é considerada um ilícito que pode ser punido com o pagamento de multa que varia de R$ 53 a R$ 106 mil. A multa está prevista no parágrafo 3º do artigo 33 da Lei nº 9.504/97 (Lei das Eleições).

Até 2013 a legislação permitia a divulgação de enquetes nesse período. Desde então, a Lei das Eleições foi modificada e passou a proibir esse tipo de consulta informal.

Regras para pesquisas
As pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou candidatos, para conhecimento público, devem ser registradas na Justiça Eleitoral a partir do dia 1º de janeiro do ano eleitoral. Até o momento, foram registradas no TSE 879 pesquisas eleitorais. A pesquisa deve informar o período de realização da coleta de dados; a margem de erro; o número de entrevistas; o nome da entidade ou empresa que a realizou e de quem a contratou e o número de registro na Justiça Eleitoral.

Em caso de descumprimento, a lei impõe graves sanções porque a divulgação de pesquisas eleitorais deve ser feita de forma responsável, devido à influência que exerce no ânimo do eleitorado, com potencial repercussão no resultado do pleito, uma vez que devem ser resguardados a legitimidade e o equilíbrio da disputa eleitoral. De acordo com o artigo 21 da Resolução TSE nº 23.453/2015, o veículo de comunicação social arcará com as consequências da publicação de pesquisa não registrada, mesmo que esteja reproduzindo matéria veiculada em outro órgão de imprensa.

É importante lembrar que a Justiça Eleitoral não realiza qualquer controle prévio sobre o resultado das pesquisas, tampouco gerencia ou cuida de sua divulgação. Qualquer questionamento referente às pesquisas deve ser feito por meio de representação, que será analisada pelo juiz eleitoral da localidade em que a pesquisa foi realizada, ou seja, a Justiça Eleitoral só agirá caso seja provocada.

Acesso às pesquisas
Os interessados em acessar as pesquisas podem consultar o site do TSE na opção Eleições 2016 – Pesquisas Eleitorais. Nesse link estão disponíveis as informações de cada pesquisa de acordo com o município registrado. É possível fazer a busca pelo nome da cidade.

Acesse aqui a Resolução nº 23.453, que disciplina as regras das pesquisas eleitorais.
CM/TC.



ELEIÇÕES 2016: EM CURURUPU É SÓ ESPECULAÇÕES...

As eleições chegando e as especulações são grandes em torno de alguns nomes, nomes que poderão mudar o senário politico da cidade. 

Até o momento muitas pessoas aguardam a divulgação da tão esperada lista de candidatos Ficha Suja, que devera ser divulgada pelo TCE-MA (Tribunal de Contas do Estado do Maranhão), mas enquanto a tal lista não sai as especulação tomam conta da cidade.

Quem serão os Candidatos a Prefeitura de Cururupu?
   

DICA DE SAÚDE: VOCÊ FAZ XIXI COM MUITA FREQUÊNCIA? A CIÊNCIA EXPLICA O QUE ESTÁ ACONTECENDO.


© VladimirFLoyd/ Thinkstock / Getty Imagesmulher com vontade de fazer xixi
Se você não faz parte da turma que vai ao banheiro de hora em hora – em alguns casos minutos, provavelmente conhece alguém que sofre com a questão. Mas, será que é possível fazer xixi demais? De acordo com a ginecologista americana Raquel B. Dardik, a situação não é alarmante, mas se você anda preocupada com a quantidade de vezes em que precisa ir ao banheiro, a médica afirma que o primeiro passo é descobrir o que essa "frequente" significa. “Existem pessoas que vão ao banheiro mais vezes do que as outras, mas isso não deve ser uma preocupação. Nenhuma pesquisa mostra a quantidade média de idas ao toalete”.
Mas, se a sua vontade de urinar continua sendo um processo surpreendentemente complexo, aqui nós explicamos algumas razões para isso acontecer:
1. Você provavelmente está bebendo muita água
É da turma que vive carregando uma garrafinha para todos os lados? O hábito saudável –beber água com frequência – é ótimo para a sua saúde, mas pode ser o culpado pelas suas idas ao banheiro com frequência. Olhe pelo lado positivo: essa é uma oportunidade de você levantar da mesa do trabalho e caminha um pouco.
2. Infecção
Por ter um canal da uretra menor, as mulheres sofrem mais com o problema. Geralmente, a infecção vem acompanhada de outros sintomas, como dor ou queimação ao urinar. Felizmente, leve ou grave, elas podem ser tratada com remédios orais.

3. Síndrome da bexiga hiperativa
O que acontece: durante o processo de enchimento da bexiga o corpo realiza uma contração involuntária do músculo. Esse movimento da musculatura faz com que você deseje ir ao banheiro toda hora. E a sensação é de que não conseguirá chegar até o toalete a tempo. Se não for muito grave, o tratamento pode ser feito com remédios, monitoramento da sua ingestão de líquidos ou exercícios para fortalecer o assoalho pélvico.

4. Hormônios
O fluxo e refluxo natural de seus hormônios reprodutivos também pode afetar sua bexiga. Isso pode significar, entre outras coisas, mudanças nos seus hábitos de banho durante a menstruação, menopausa ou gravidez. Vale ressaltar que os pesquisadores ainda não sabem ao certo o motivo pelo qual os hormônios fazem isso, mas a ocorrência é mais comum do que se imagina.

WILLIAM BONNER TIETA MARANHENSE DE CURURUPU E É APLAUDIDO; ENTENDA.

Um dos jornalistas mais prestigiados do país postou nas redes sociais, nesta terça-feira (12), um registro muito bacana, que, de acordo com a revista Caras, tirou aplausos da redação do Jornal Nacional, no Rio de Janeiro. Na foto publicada, William Bonner aparece ao lado de uma simpática maranhense e pede licença para apresentá-la ao público. Veja na foto abaixo.
Duas vezes por tarde, todas as tardes, a Mayane percorre a redação pra esvaziar cestos de lixo. Hoje, o tio pediu uma pausa pra poder apresentar essa maranhense de Cururupu aos sobrinhos.


Usuários da rede social consideraram a atitude do apresentador “humilde” e “delicada”. “Cada vez mais sinto orgulho de você, @realwbonner. Orgulho pela pessoa que você é, orgulho de ser sua fã!”, escreveu uma de suas admiradoras.

Outros Comentários..
LINK INSTAGRAM WILLIAM BONNER