Foto Reprodução |
“Nós decidimos fazer este reajuste para as ações de biópsia e de confirmação de suspeitas que são levantados na mamografia ou no autoexame, para dar mais acesso às mulheres e uma resolutividade de suspeitas de casos de câncer de mama”.
Todos os anos, o Ministério da Saúde vai repassar aos hospitais mais de nove milhões de reais para o diagnóstico de casos suspeitos de câncer de mama. E, melhorando o diagnóstico, o ministro Ricardo Barros explicou que será preciso aperfeiçoar também o tratamento. Por isso, novos aceleradores lineares, usados na radioterapia, vão ser comprados para hospitais em pontos estratégicos do país.
“Nós compramos 100 novos equipamentos. Estão sendo instalados, a sua maioria, em novos serviços e a minoria em ampliação de serviços. Porque nós queremos os serviços mais próximos para as pessoas poderem viajar menos para pode alcançar o tratamento”.
Em 2016, foram feitos mais de 69 mil exames para o diagnóstico definitivo da doença. Para este ano, a estimativa é que sejam feitos 200 mil exames. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, só em 2017, 58 mil mulheres devem ser diagnosticadas com câncer de mama. E a campanha Outubro Rosa quer, justamente, com que as mulheres façam o autoexame para buscar ajuda, caso seja preciso.
Reportagem, Erika Braz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Cururupu em Destaque