Na Semana Nacional da Conciliação, os tribunais selecionam os processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas no conflito. Caso o cidadão ou a instituição tenha interesse em incluir o processo na Semana, deve procurar, com antecedência, o tribunal em que o caso tramita.
Em Cururupu as atividades foram coordenadas pelo juiz titular Douglas Lima da Guia que realizou aproximadamente 500 audiências na unidade judicial, com ações de diversas naturezas.
Douglas afirmou que “a comarca de Cururupu teve em media umas 500 audiências de conciliação onde o principal objetivo é trazer a cultura do acordo, para que as pessoas possam resolver as coisas de maneira consensual, mas nos casos que não foram possíveis fazer o acordo foi dado à sentença”.
Segundo Douglas, grandes empresas do município e conglomerados, agencias bancarias todos voltados para a cultura da conciliação. O juiz que é cidadão cururupuense acrescentou que neste ano houve a parceria com o Viva Procon através do balcão de negociações, pois as ações que não foram resolvidos na via administrativa do Procon foi encaminhado ao fórum e resolvido de forma judicial. Douglas destacou a parceria com o Viva Procon através do coordenação do órgão no município o Dr. Henrique Chaves.
As conciliações pretendidas durante a Semana são chamadas de processuais, ou seja, quando o caso já está na Justiça. No entanto, há outra forma de conciliação: a pré-processual ou informal, que ocorre antes de o processo ser instaurado e o próprio interessado busca a solução do conflito com o auxílio de conciliadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Cururupu em Destaque