INVESTIMENTO NO ENSINO DETERMINA RIQUEZA DA CIDADE 100 ANOS DEPOIS

Municípios que receberam grande número de imigrantes europeus foram, na maioria, os que mais investiram em ensino fundamental no século passado.

Reportagem Renata Ribeiro
Um estudo exclusivo de pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) mostra que o investimento em ensino primário determina a riqueza de uma cidade 100 anos depois.
Indaiatuba, uma cidade rica no interior de São Paulo. A 272 quilômetros, fica Natividade da Serra, quase metade dos moradores é pobre. Muitos, semi-analfabetos. Dois extremos no mesmo estado. Um estudo inédito da faculdade de economia da USP concluiu que o nível de riqueza das cidades paulistas foi determinado pelo investimento feito em educação primária há 100 anos.
Em 1905, Indaiatuba gastou quase 18% do orçamento em educação primária. Muito acima da média do estado. Já em Natividade da Serra entre 2% e 3% do orçamento foram para o ensino até a quarta série. Na época, a maioria da população de Natividade morava na roça. O professor de inglês, Vicente Carvalho, teve 18 irmãos. Só ele estudou. “Morava no sítio e ia até a cidade 16 km a pé por dia.
Antes de ser inundada pelas águas do rio Paraíbuna, Natividade da Serra era parte da primeira região que produzia o café em São Paulo. As fazendas ficavam nas mãos de poucas famílias e aí está uma das conclusões dos pesquisadores. Concentração de terras quase sempre gerou pouco investimento em educação pública. Os fazendeiros mandavam os filhos estudar em colégios internos ou contratavam professores particulares.
Por outro lado, os municípios que receberam um grande número de imigrantes europeus foram - na maioria dos casos - os que mais investiram em ensino fundamental no século passado. Em Indaiatuba, região de Campinas, os suíços chegaram em 1888 e antes mesmo de construírem as casas onde iriam morar ou a igreja, eles fizeram uma escola primária.
Na casa do professor de filosofia aposentado, José Luiz Sigist, a educação era uma prioridade. “Meu pai e minha mãe disseram: ‘agora você vai fazer o que você quiser, desde que seja estudar’”, conta.
A lição dos últimos cem anos, em São Paulo, pode servir para o futuro do país. “A educação primária fornece os instrumentos básicos para inserção dos indivíduos na sociedade. Tanto da sua atividade material, do seu trabalho no dia a dia, quanto em termos de participação social e política os investimentos realizados hoje, certamente ou provavelmente continuarão dando frutos resultados nas décadas seguintes”, declara o pesquisador da USP, Renato Colistete. 
Edição do dia 08/06/2012
09/06/2012 00h19 - Atualizado em 09/06/2012 00h37
Jornal da Globo 


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