Prefeito Ismael Monteiro ao lado da Primeira Dama Conceição Senes Costa - Foto CED |
Estivemos a convite da Master 3D fazendo a cobertura do aniversário de 23 anos de emancipação política da cidade de Central do Maranhão. Um pedaço de terra abençoado por Deus que foi desmembrado da cidade de Mirinzal em 10/11/1994.
Central do Maranhão tem uma população 99% de negros e quilombolas.
O aniversário foi comemorado com um grande e belo desfile das escolas da rede municipal e grupos do município onde cada pelotão representado por uma escola trouxe uma temática retratando a história de Central do Maranhão de sua origem aos dias atuais.
Como diz a letra do hino do município "ô Central do Maranhão o meu Brasil começa aqui, neste torrão". A cidade de Central começa viver uma nova realidade de prosperidade e avanços significativos.
O prefeito Ismael Monteiro ao lado da primeira dama Conceição Senes Costa, parabenizaram todos os munícipes e reafirmou que a gestão está a cada dia se dedicando a superar dos problemas com o proposito de desenvolver o município e gerar emprego, renda e dignidade as pessoas para que elas possam se orgulhar da cidade.
E para abrilhantar a grande festa de aniversário de 23 anos da cidade o prefeito levou a Master 3D e o cantor Rodrigo Alves.
No primeiro ano de gestão do prefeito Ismael Monteiro o mesmo proporcionou uma grande festa de 23 anos da cidade que contou com a presença de secretários, lideranças politicas, vereadores, assessores e o povo centralense.
O prefeito Ismael falou que queria comemorar de outra forma com a presença do saudoso Epitácio, que foi eleito nas eleições de 2016, mas veio a falecer em março de 2017, levando assim o vice o Ismael a assumir a prefeitura e dar novos rumos ao destino da cidade.
FATO IMPORTANTE
62 cidades maranhenses comemoram em 10 de novembro sua emancipação política.
Dos 217 municípios do Estado do Maranhão, 62 celebram seus aniversários no mesmo dia, 10 de novembro. A Lei Estadual nº 6.194, de 10 de novembro de 1994, foi sancionada pelo vice-governador do Maranhão, José Ribamar Fiquene, no período que Edson lobão renunciou ao cargo de govenador para concorrer ao Senado Federal.
Contudo, foi no primeiro mandato da governadora Roseana Sarney que as estruturas administrativas foram implantadas, ocorrendo em 1996 às eleições nos municípios recém-emancipados, e a posse dos mesmos se deu em janeiro de 1997, por isso, algumas cidades não comemoram sua emancipação política dia 10 de novembro, data da assinatura da lei, mas na data da implantação da cidade.
Analisando os registros encontrados, descobrimos que a grande maioria obteve a emancipação político-administrativa entre 1994 e 1996, por atos do governo do Maranhão, todos assinados num dia 10 de novembro.
Dez municípios maranhenses possuem mais de 100 mil habitantes – São Luís, a capital, passou de 1 milhão, porém, todas as cidades que aniversariam em 10 de novembro são pequenos municípios. Juco do Maranhão, por exemplo, o menos povoado, possui pouco mais de 3 mil habitantes. Itinga do Maranhão, um dos maiores da lista, tem pouco mais de 25 mil habitantes (dados do IBGE).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Cururupu em Destaque