O vereador Adaildo Borges (PDT) apresentou requerimento que pede a criação do programa "A Saúde Começa Pela Boca", para atender as zonas praiana e rural do município, em parceria com o programa do governo federal "Brasil Sorridente".
O Requerimento nº 069/2017, do vereador Adaildo Borges “firmar parceria com o Governo Federal “Programa Brasil Sorridente”, objetivando instituir o Programa Saúde começa pela boca”.
Adaildo Borges do PDT afirmou que "O programa Saúde Começa pela Boca objetiva atender nossas crianças e adolescentes, principalmente da zona rural e praiana, por estar distante da politica de saúde bucal. Pois, manter dentes, gengiva, língua, céu da boca e lábios saudáveis é muito importantes não só para a aparência mais para a saúde de um modo geral". disse
A boca pode se torna uma porta de entrada de diversas doenças caso não sejam tomados os cuidados necessários. Levantamento epidemiológico nacional na área de saúde bucal aponta que os números de doentes afetados pela carie quase dobra entre os de 12 a 19 anos de idade, ou seja, durante a adolescência.
Segundo o parlamentar "Os problemas recorrentes de saúde bucal identificados na adolescência e na juventude, principalmente nas classes socioeconômicas menos favorecidas, além da alta prevalência de cárie dentária, gengivite, má oclusão, erosões dentárias e traumatismo. A esses problemas, soma-se o acesso restrito desses adolescentes aos serviços de saúde, bem como as dificuldades dos profissionais em acolhê-los. Por isso ressalta a importância da inclusão dos adolescentes na atenção à saúde bucal Programa “SAÚDE COMEÇA PELA BOCA” visando à promoção da saúde e a prevenção das doenças bucais". Finalizou o vereador.
O Brasil Sorridente - Política Nacional de Saúde Bucal - é o programa do governo federal que tem mudado a Atenção da Saúde Bucal no Brasil. De modo a garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população brasileira, o Brasil Sorridente reúne uma série de ações para ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
As principais linhas de ação do programa são:
1. Reorganização da Atenção Básica em saúde bucal, principalmente com a implantação das Equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família;
2. Ampliação e qualificação da Atenção Especializada, em especial com a implantação de Centros de Especialidades Odontológicas e Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias. Na Atenção Especializada encontra-se também a Assistência Hospitalar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Cururupu em Destaque