Hospital Regional Dr. Jackson Lago é "um hospital de todos nós" afirma Diretor

Edilson Junior em palestra - Foto Reprodução
Com o título "Um Hospital de Todos Nós", o Instituto Acqua completa três anos de parceria com Governo do Maranhão e forte atuação dentro do Hospital Macroregional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro. A Revista Informativa Bimestral do Instituto Acqua, referente aos meses MARÇO/ABRIL/MAIO de 2018 – EDIÇÃO nº 40, publicou um artigo sobre os avanços do hospital, através dos relatos do Dr. Edilson Corrêa de Medeiros Júnior, Diretor-geral do Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago.


Um hospital de todos nós Artigo 

O Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro (MA), vem ao longo dos últimos meses experimentando mudanças administrativas que geraram impactos positivos nos indicadores de qualidade e produtividade da unidade. 

A transparência das ações adotadas surpreendeu os 42 municípios que fazem parte da área de cobertura. Secretários municipais de saúde e representantes dessas cidades compreenderam que as mudanças adotadas aumentariam o acesso aos serviços de saúde oferecidos no hospital. 

Distribuímos os exames e consultas contratualizados com os prestadores de serviço utilizando a população de cada município como referência. As vagas que não eram preenchidas passaram a ser redistribuídas entre todos os municípios. Passamos a realizar agendamento na unidade de saúde, dando oportunidade para marcação de consultas e exames no próprio local. Apenas com essas alterações houve aumento nesses dois procedimentos: a unidade fazia 2.500 consultas em outubro de 2017 e passou a 3.200 em abril deste ano. 

A Central de Regulação de Leitos (CIL) do hospital reforçou seus aspectos técnicos, como as listas de espera de urgência com critérios de prioridade de leito e as listas de espera de cirurgias eletivas com chamada pela data da solicitação médica. Mais uma vez os resultados aparecerem e houve aumento na rotatividade de leitos – passamos de 378 internações em outubro do ano passado para 448 em março de 2018. 

Entre as ferramentas de transparência consolidadas podemos citar as reuniões trimestrais com os 42 secretários municipais de saúde para avaliação de metas e sugestões. Mensalmente, encaminhamos aos órgãos de fiscalização e controle, como Ministério Público, Câmara Municipal e meios de comunicação local, informações sobre escalas médicas, relatórios de produtividade e datas de agendamento das consultas e exames, entre outros dados. 

Dessa forma, estamos construindo um hospital ainda mais acessível, moderno e transparente. Um hospital de todos nós. Afirmou Edilson Corrêa de Medeiros Júnior, Diretor-geral do Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cururupu em Destaque