Foto Reprodução |
O aumento da expectativa de vida da população brasileira é uma resposta positiva aos avanços tecnológicos e da medicina. Contudo, o idoso está vulnerável a prática da violência por conta da perda da juventude e da sua fragilidade adquirida no percurso da vida. A violência praticada contra a pessoa idosa está presente em todas as camadas sociais, e não apenas nas mais baixas classes, mas até mesmo nos próprios serviços de saúde.
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, preocupada com o tema violência contra idoso, promoveu na sexta-feira (15/06), uma caminhada com o tema: Respeito, direito da pessoa idosa. Responsabilidade de todos. A caminhada em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado no dia 15 de junho reuniu dezenas de pessoas da melhor idade.
O início da programação foi pela manha em frente à Igreja São Jorge em Areia Branca, foram percorrendo as ruas do centro com mensagens e panfletagens. Já o encerramento foi com um café da manhã para os participantes na área do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Realizada em articulação com a Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Tutelar, Conselho do Idoso, Agentes de Saúde, CRAS, SCFV, CREAS e vários outros parceiros, contou com a participação da Prefeita professora Rosinha (PCdoB), o Vice Ribamar Santos, a Secretaria de Assistência Social, Katma Aguiar; Vereador Daniel Louzeiro entre outras lideranças.
“Com essa caminhada chamamos atenção da população para a importância dessa data tão delicada, pois a violência não é só física, é psicológica também. Ao mesmo tempo servirá para os idosos entenderem a importância de combater a violência”, afirmou a prefeita professora Rosinha, durante sua fala aos participantes.
A secretária de Assistente Social, Katma Aguiar, tem juntado a experiencia de articuladora politica com a de vereadora e imprimido um ritmo eficiente de serviços prestados à comunidade envolvendo os vários públicos de referência. Percebe-se que muitos desafios já foram vencidos, mas muitos ainda tem que serrem vencidos e para tal a Katma insere no contesto do atendimento simpatia, respeitos e dignidade pelas pessoas.
Desta forma a Secretaria Municipal de Assistência Social, vem se destacando entre as secretarias com mais ações desenvolvidas, mas ainda está fechada nas divulgações das ações.
Para fazer denuncia em caso de violência à pessoa idosa, basta ligar para o Disque 100.
Sobre o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra o Idoso
O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. Com Informações do Site da Prefeitura de Cururupu
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Cururupu em Destaque