Informação falando sobre a
importância da camisinha, do teste rápido e do tratamento é o foco da campanha
de prevenção às DSTs, doenças sexualmente transmissíveis e à aids para o
Carnaval 2015, lançada nesta quarta-feira pelo Ministério da Saúde. Isso
porque, apesar de 94% dos brasileiros saberem que a camisinha é a melhor forma
de prevenção dessas doenças, 45% da população sexualmente ativa do Brasil não
usou preservativo durante as últimas relações sexuais com parceiros casuais.
Esses dados são da Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População
Brasileira, também apresentada nesta quarta-feira pelo Ministério.
O diretor do Departamento de
DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita, destaca a
importância da prevenção combinada no combate a aids: "Nós vamos insistir no uso da camisinha como
questão fundamental, mas que é importante as pessoas fazerem a testagem para o
HIV, aquelas que testarem positivo iniciar o tratamento imediatamente pra
derrubar a carga viral, derrubar o tanto de vírus circulante e diminuir a
transmissão. Nós vamos continuar incentivando as estratégias de redução de
danos para as pessoas que usam drogas e que podem se contaminar através
disso e profilaxia pós exposição que é o uso do medicamento antirretroviral pós
a exposição." Assim afirmou.
O material da campanha de
carnaval deste ano inclui cartazes, spot de rádio, folders e vídeo para TV e é
voltado para a população jovem, travesti e jovem gay. A mensagem geral informa
o jovem para se prevenir contra o vírus da aids, usar camisinha, fazer o teste
e, se der positivo, começar logo o tratamento.
O gerente de mercado, Gleyson da
Silva, depois que contraiu uma DST aprendeu a importância do sexo seguro: "Fiz o teste de HIV, faço nos hospitais sem a
mínima vergonha e quero aconselhar os meus colegas e meu amigos gays a sempre
estar tratando da sua saúde, buscando melhoria, procurando fazer o teste do
HIV, usando sempre a camisinha pra sempre se prevenir melhor de qualquer tipo
de doença. Já peguei uma doença chamada cancro mole e não foi fácil
curar."
Para o ministro da Saúde,
Arhur Chioro, a mobilização da população jovem é o grande desafio da saúde
pública brasileira no combate à aids: "Se
trata de uma população que nesses 30 anos do Programa de DST/Aids não conviveu,
por exemplo, com a morte de muitas personalidades, cantores, atrizes, em fim,
pessoas que sofreram e acabaram falecendo em função a aids. Hoje, assume
uma atitude diferente, ou seja, não tem as mesmas referências que, por exemplo,
a minha geração de jovens acabou tendo em relação à enfermidade. É decisivo que
a gente consiga de fato dialogar com a nossa juventude de uma maneira muito diferenciada."
As estratégias de comunicação
da campanha de prevenção à aids neste carnaval vão ser reforçadas nas cidades
com maior número de foliões como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife.
Além do rádio e da TV, a campanha também vai ser divulgada pela internet e em
revistas temáticas de carnaval e de comportamento voltadas para os
homossexuais. Para saber mais, acesse: www.aids.gov.br.
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