A inauguração do novo CRAS em Cururupu integra o extenso programa do Governo do Maranhão que visa ampliar os serviços de assistência social no Estado, assegurando apoio e direitos a quem historicamente sempre esteve excluído.


Durante a inauguração, o governador Flavio Dino, falou que "o Maranhão tem se aperfeiçoado a cada dia na política de assistência social e que todo esse trabalho é desenvolvidos com um olhar sensível para com a população".

É notório que com a entrega dessa obra, há melhores instalações para execução do serviço de proteção e atendimento integral da família, que vai prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, promover ganhos sociais e materiais às famílias e ampliar o acesso da população aos programas e serviços socioassistenciais. Também acaba com o CRAS de sede itinerante ou seja, a cada período o CRAS tinha um endereço.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Katma Ivane Aguiar, agradeceu o governador Flávio Dino pela construção do CRAS no município e ressaltou a alegria de toda população em ver um sonho antigo realizado. “Temos que agradecer o nosso governador Flavio Dino, que nos oportuniza está inauguração do CRAS, fazendo com que as famílias de Cururupu sejam beneficiadas com mais serviços essenciais, que contribuem não somente para a política social do município, pois hoje temos o essencial um prédio que é do cidadão cururupuense, quero parabenizar a nossa prefeita a Professora Rosinha que sempre nos da atenção e participa ativamente de nossas ações".

Ao todo, os prédios construídos e mobiliados pelo Governo do Estado são dotados de toda a estrutura para garantir o atendimento adequado e com qualidade aos usuários.


O QUE GANHAMOS COM O CRAS?
O Cras é a porta de entrada da Assistência Social. Um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social. Entre as ações ofertadas pelo Cras está o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No Cras, a população também é orientada sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal e do Governo do Estado.