Assinatura do Plano Estadual de Juventude e Sucessão Rural pelo governador Flávio Dino, Ato de protesto nas ruas de São Luis, empoderamento dos(as) jovens do campo: segue com muita força o 4º Festival


Com cerca de 700 jovens de todo o Maranhão, continua nesta sexta-feira (28), no Centro de Estudo Sindical da FETAEMA, em São Luis-MA, o 4º Festival da Juventude Rural do Maranhão que traz como tema: “Juventude na luta por sucessão rural e por nenhum direito a menos”. "Nosso 4º Festival da Juventude Rural é uma ação estratégica da Fetaema que conta com a participação de jovens entre 16 e 32 anos das 10 regionais do estado do Maranhão que compõem a Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (FETAEMA). Aqui reafirmamos o debate dentro do movimento sindical rural, sobre a consolidação de uma política nacional de educação, esporte e cultura do campo, no âmbito da organização sindical e das ações governamentais, tendo como perspectiva a construção de espaços que proporcionem o desenvolvimento de vivências, educacionais, culturais e esportivas da juventude rural", ressalta o secretário de Juventude Rural da Fetaema, Geova Goes.

Ato político
O Festival começou com uma grande mobilização política durante a manhã da quarta-feira (26), que foi realizada em frente ao prédio da Justiça Federal no Maranhão, onde os participantes do encontro realizaram uma manifestação pela independência e imparcialidade do Poder Judiciário, pela democracia e por Diretas Já. Além da FETAEMA, participaram da atividade as Centrais Sindicais (CUT/CTB) e sindicatos urbanos de diversas categorias. 
 
 
Solenidade de abertura oficial
A solenidade oficial de abertura do 4º Festival contou com a presença da direção da FETAEMA e de autoridades, como os secretários de estado de Direitos Humanos e Participação Popular Chico Gonçalves, de Juventude Tatiana Pereira, o deputado estadual Zé Inácio e o deputado federal Zé Carlos, o prefeito de Paço do Lumiar Domingos Dutra e a vice-prefeita do município, Maria Paula Desterro, dentre outros(as). 
 
 
Em sua fala oficial, o presidente da FETAEMA, Chico Miguel, destacou a importância e o protagonismo da juventude nas lutas sindicais e sociais do Maranhão e de todo o Brasil.  
 
 
Assinatura do Plano Estadual de Juventude e Sucessão Rural
O governador Flávio Dino fez questão de vir pessoalmente na sede da FETAEMA para assinar o decreto que institui o Plano Estadual de Juventude e Sucessão Rural, que tem como objetivo orientar, integrar, e articular políticas, ações e programas voltados para a garantia dos direitos das juventudes do campo maranhense e a promoção da sucessão rural. 
 
 
Noite Cultural
Mais emoção na noite cultural, com apresentações de cantos e poesias, concurso de dança. Ah... e ainda os acordes de violão do jovem Rick Messias.
 
CONTAG presente!
Quem também marca presença no 4º Festival da Juventude Rural do Maranhão é a secretária de Juventude da CONTAG, Mônica Bufon. Admirada, a secretária ressalta a organização e luta da juventude do campo maranhense. “O 4º Festival da Juventude do Maranhão foi e é uma decisão muita acertada da FETAEMA, pois a juventude do campo tem enfrentado muitas dificuldades com o atual cenário político e econômico que passa o Brasil. Nesse sentido o Festival se afirma como um lugar onde os(as) jovens têm direito, vez e voz para dizer em um Ato político em frente ao prédio da Justiça Federal do Maranhão  ou  pessoalmente para o próprio governador Flávio Dino, quais são os desafios  da organização da juventude  e as políticas públicas necessárias para garantir a plena efetivação da Sucessão Rural. Penso que sendo meu primeiro Festival da Juventude nos estados enquanto secretária  Nacional da CONTAG, começamos muito bem pelo Maranhão ”, afirma.
 
 
OBJETIVOS
Estão entre os objetivos do 4º Festival:
 
• Oportunizar junto aos jovens rurais, experiências de educação, do esporte e da cultura, tendo por referência princípios de sociabilidade, cooperação e fortalecimento da autoestima da juventude rural;
 
• Promover ação de valorização das manifestações culturais locais, desenvolvidas pela juventude rural;
 
• Oportunizar aos jovens agricultores familiares a troca de experiências da sua produção que pode ser tanto agrícola como não agrícola;
 
• Reconhecer as experiências organizativas e produtivas protagonizadas pela juventude nos territórios rurais, estimulando a troca de experiências e a articulação local/regional;
 
• Produzir reflexões sobre uma política de educação, esporte, e cultura no mundo rural, tendo como enfoque a qualidade do acesso e a consolidação de oportunidades efetivas para utilização produtiva do tempo livre e promoção da saúde;
 
• Visibilizar as realidades e demandas da juventude rural para a sociedade e governo;
 
• Reivindicar e negociar políticas públicas, junto aos governos, voltadas à garantia de direitos para a juventude do campo; e estimular a sindicalização da juventude rural e sua maior participação no MSTTR.
 
Juventude rural maranhense presente e na luta! 
 
 
FONTE: Comunicação Fetaema, Marcos Aranha, com informações da Secretaria de Juventude da Fetaema


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cururupu em Destaque