Implantação Do Projeto Bombeiro Mirim É Tratado Por Autoridades Em Cururupu


O projeto de implantação de bombeiro mirim é discutido em Cururupu, o curso aborda temas entre os quais, noções de prevenção contra incêndio, primeiros socorros e acidentes de trânsito, evitando e/ou minimizando o índice de acidentes; o meio ambiente e dos cuidados para a sua preservação; a prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas; os principais aspectos de higiene e de prevenção de doenças; entre outros.

A vereadora Mulher Maravilha (PCdoB) fez indicação na câmara de vereadores de Cururupu para a implantação do Projeto na cidade pela segunda vez, a apresentação do projeto Bombeiro Mirim do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão aconteceu no dia 27 de junho no centro de convenções, antigo salão paroquial.

O evento contou com a presença das autoridades locais, entre elas a prefeita do município, senhora Rosaria de Fátima Chaves (Rosinha), Tenente Coronel Hilton do Batalham de Pinheiro, Coronel Izac Rocha coordenador dos projetos sociais do Corpo de Bombeiros do Maranhão, vereadores e lideranças religiosas a exemplo dos pastores Rui Marcio, Sampaio e o Padre Sérgio de Bacuri e as lideranças comunitárias.

A intenção do encontro foi mostrar aos pais de que forma o projeto funciona e como ele será trabalhado com as crianças, e também apresentar o fardamento que será usados pelos participantes. Segundo o Coronel Izac, que faz parte da equipe do Corpo de Bombeiros Militares do Maranhão, o projeto terá início na primeira quinzena de agosto de 2017. Que a partir desse momento, todos os participantes terão como prioridade disciplina e aprendizado para boa formação do cidadão, com as práticas militares.

Segundo Mulher Maravilha o objetivo é promover orientação vocacional, desenvolvimento da personalidade, valorização da cidadania e inclusão social de crianças e adolescentes, através da preparação dos mesmos para as ações de defesa civil e com práticas vivenciais de prevenção e segurança junto ao Corpo de Bombeiros.

Resultando ainda na melhora da auto-estima e da autoconfiança, criando uma expectativa de futuro melhor, principalmente nas crianças que vivem em situação socialmente vulnerável. Notadamente o público alvo são crianças e adolescentes entre 12 a 16 anos de idade, voluntárias, autorizadas pelos responsáveis a participar, e ainda que esteja frequentando regularmente a escola. A vereadora agradeceu o secretário de segurança pública Jerferson Portela pelo apoio e que em Cururupu o projeto vai ser bem executado pois ela estará acompanhando bem de perto.

Noções de prevenção contra incêndio, primeiros socorros e acidentes de trânsito, evitando e/ou minimizando o índice de acidentes; o meio ambiente e dos cuidados para a sua preservação; a prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas; os principais aspectos de higiene e de prevenção de doenças; entre outros.

As instruções tem como ênfase a busca pela valorização da cidadania e do respeito ao ser humano com a apresentação e a motivação de valores, tais como, a disciplina individual e coletiva, respeito a todos os seres vivos e à natureza e a prática da solidariedade.

O curso é ministrado durante o ano letivo com atividades planejadas para um encontro semanal, podendo ser realizadas aos sábados ou durante a semana, em horário inverso ao das atividades escolares. Durante o primeiro semestre o aluno recebe informações básicas e criam afinidades com o projeto envolvendo-se com o mesmo, e ao concluir este primeiro módulo se forma Bombeiro Mirim, o que lhe dá direito a receber o certificado de participação, o fardamento e frequentar as atividades dos módulos II e III, que abordam questões mais complexas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cururupu em Destaque