ILHA DE CAÇACUEIRA: UM PARAÍSO LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE CURURUPU


Fonte: Icururupu

Se o paraíso existe, certamente ele está localizado nas belas Ilhas de Cururupu, todo mundo já ouviu certamente falar das belas Ilhas localizadas no município, talvez uma das mais conhecida seja a Ilha dos Lenções em razão de sua rica história, todavia, hoje vamos falar um pouco de uma outra Ilha tão linda quanto a de Lenções, trata-se da Ilha de Caçacueira, localizada no litoral cururupuense, estado do Maranhão, é uma das ilhas da Reserva Extrativista Marinha de Cururupu, a ilha de Caçacueira tem uma vila típica de pescadores, com ruazinhas de areia, coqueirais, manguezais e uma linda e extensa praia onde florescem milhares de pés de murici, caju e guajeru.
História


Segundo registros encontrados no local, no dia 8 de agosto de 1835 o navio Piragibe, que fazia reconhecimento da costa, bateu numa croa e naufragou. A tripulação se salvou e a maré os trouxe para a ilha. Um grupo saiu em busca de caça e nada encontrou a não ser poeira, e colocaram o nome da ilha de Caça Poeira. Mais tarde, em 1838, alguns caçadores adentraram a ilha em busca de caça, em vão. Só encontraram pés de cuia, e rebatizaram a ilha como Caçacueira.

A Ilha de Caçacueira

O local é bastante urbanizado, com casas de palha mescladas a residências de alvenaria. A pesca movimenta economicamente o local, que apresenta praias paradisíacas, um paraíso para quem deseja tirar umas férias no município de Cururupu.

Ilha de Caçacoeira é um lugar paradisíaco, lindo pela própria natural e que precisa tão somente de ações governamentais para se desenvolver e torna-se um pólo turístico sem igual na região, porém, não tem nenhum incentivo ou política de desenvolvimento do turismo por parte do poder público! O povo é hospitaleiro, amáveis, trabalhadores e sonham com o desenvolvimento da Ilha.

Embora seus habitantes já estejam no mundo da tecnologia, sendo uma Ilha pesqueira, rica com a variedades dos frutos do amar, os moradores são guerreiros por buscar alternativas do bem-estar social para quem lá habita. É necessário que haja urgentemente políticas os governamentais, talvez em parceria com o setor privado para alavancar o desenvolvida da região, que aliás, precisa de tão pouco, pois o principal já existe que é uma beleza sem igual e um povo que precisam apenas de apoio o que até o momento ainda parece uma utopia. 

Na ilha não há saneamento básico regular, a saúde existe pela misericórdia de DEUS, no entanto, esses moradores de origem humilde pagam impostos! Ocorre que o retorno dos impostos não tem retorno em prol daquele povo! Haja vista, os recursos são oriundos do empenho de cada morador. Esperamos que os governantes possam se sensibilizar com esta linda região, pois certamente se quiserem podem a transformar em um grande pólo turístico, com desenvolvimento sustentável e trazendo divisas não apenas para os nativos, mais especialmente para o município de Cururupu, certamente a rede hoteleira, os restaurantes, as empresas de transportes fluvial e terrestre ganhariam com isso, e por conseguinte toda a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cururupu em Destaque