TERMINA CONFERENCIA DE SAÚDE DE CURURUPU

No final da tarde de ontem(14) houve o início da 7ª Conferência Municipal de Saúde, toda a Conferência está centrada no tema, “Por Democracia na Saúde: Direito do Povo, Dever do Estado”. Objetivo é discutir com os representantes da SEMUS, gestores de unidades de saúde, trabalhadores de diversas categorias da saúde e usuários do SUS que vão avaliar a gestão e organização de serviços de saúde e propor as diretrizes para a formulação do Plano Plurianual (PPA 2018 – 2021) e Plano Municipal de Saúde”.

A Conferência de Saúde, está sendo realizada no Centro de Convenções “O Precursor”, Antigo Salão Paroquial e será presidida pelo e coordenada pelo Secretário Municipal de Saúde.

A abertura da  Conferência contou com a presença da prefeita Rosária de Fátima Chaves  (Professora Rosinha do PCdoB), de Ebenilson de Jesus presidente da Câmara de vereadores de Cururupu, Alcides Tavares representante da  Santa Casa de Misericórdia, Edson Garcia presidente do Conselho Municipal de Saúde, Guglielmo Marconi Secretário Municipal de Saúde, Dr. Onofre dentista representante dos trabalhadores na saúde, Jeferson Silva Barreto representante dos usuários, Leila Jane agente pastoral e Ribamar Santos vice-prefeito.

As falas foram direcionadas as dificuldades e compromissos de empenho para revitalização da saúde, a prefeita fez uma avaliação da saúde e destacou as dificuldades que está enfrentando para manter a saúde e prosperar na área.
As conferências ocorrem sempre no primeiro ano de mandato dos prefeitos eleitos e deve ser realizada até dia 30 de junho, mas se tem o prazo máximo que é até o dia 31 de agosto de 2017.

A conferência terminou às 20 horas após muitas discussões em prol das melhorias da saúde da população, e o conhecimento das novas entidades que compõem o novo conselho municipal de saúde de Cururupu.

Os conselheiros estaduais de saúde Américo Araújo e Antônio Pereira estarão sendo os conferencistas orientadores e validadores. Segundo a organização a   população discutiu estratégias pra melhorias no sistema de saúde que serviram para os avanços na área da saúde do município, para que se fortifiquem as propostas do plano municipal de saúde.

Durante a manhã foi apresentado o Relatório Situacional da Saúde mostrando pontos de atuação positivos, onde já se avançou e onde precisa – se melhorar e investimentos necessários.

A Conferência teve como Eixos Temáticos:
 -Recursos Financeiros e Gestão
 -Revisão das propostas da VI Conferência Municipal de Saúde
 -Participação da Comunidade e Controle Social
 -Lei Complementar 141/2012
 -Epidemiologia e Desigualdade
E as propostas aprovadas servirão para a implementação das politicas públicas de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cururupu em Destaque