Governador entrega 21 patrulhas agrícolas para reforçar produção da agricultura

Foto: Reprodução CururupuReporter
Agricultores e prefeitos de todas as regiões do estado receberam na última quinta-feira (28) importantes incentivos do Governo do Maranhão para a agricultura familiar. O governador Flávio Dino entregou 21 patrulhas agrícolas, títulos de terra que beneficiarão 158 famílias e recursos de chamadas públicas para incrementos de cadeias da juçara, coco babaçu, entre outros. São investimentos que somam R$ 8 milhões para a produção familiar local.

O município de Cururupu foi um dos contemplados com a tecnologia, fundamental para a melhoria da produção. A prefeita Professora Rosinha acompanhada da Secretária Municipal de Desenvolvimento Agrário, Abastecimento e Pesca Nenna Chaves, vereador Antônio filho (PCdoB) e a Deputada Estadual Ana do Gás receberam das mãos do governador as chaves.

O veículo vai auxiliar no preparo do solo, plantio e colheita das culturas, diminuindo o tempo e esforço braçal na lavoura, além de cuidar do meio ambiente com a diminuição das queimadas, ainda muito usadas no preparo do solo para plantio. A gestão municipal vem investindo e fortalecendo a agricultura familiar em parceria com o governo do estado com várias ações e programas em execução no município. Cururupu nos dias 07, 08 e 09 de dezembro sediará a AGRITEC a maior feira do estado.

“A agricultura familiar é importante para a produção de alimentos, para a economia do nosso estado e tem uma dimensão social também. Por isso reconstituímos todo o sistema de apoio à produção familiar, para que nossos trabalhadores e trabalhadoras do campo tenham o apoio necessário para se desenvolverem a partir do acesso à tecnologia e a espaços de comercialização”, afirmou o governador.

Também foram entregues mais 50 computadores (notebooks) para atuação da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp).

Foram também anunciados os resultados das chamadas públicas do babaçu e da juçara, da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), das Casas Familiares Rurais e Escolas Agrícolas.

A Associação do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (AMICB) foi uma das entidades beneficiadas com os recursos. A associação recebeu mais de R$ 250 mil, que serão utilizados para adequação da fábrica onde fazem beneficiamento de produtos à base de coco babaçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cururupu em Destaque