Bequimão: Capacitação encerra com mais de 1.400 atendimentos

Postado Por: Claudio Mendes
Data da Publicação: 25 de julho de 2018
Fonte: Lucas Santos da Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae

Durante cinco dias, o Sebrae destacou o empreendedorismo no município, estimulando o desenvolvimento dos pequenos negócios locais.
Mais de 350 empreendedores foram capacitados e certificados durante a ação do Sebrae. Fotos / divulgação
O empreendedor bequimãoense Jorge Protásio da Costa já foi dono do seu próprio negócio. Com a crise, sua empresa veio à falência e ele passou a trabalhar como empregado em outro empreendimento. Ao participar da oficina “Como Desenvolver uma empresa de Sucesso”, realizada pelo Sebrae no município de Bequimão, na última semana, Jorge encontrou a motivação que precisava para voltar a ser empresário.
 O empreendedor Jorge Protásio da Costa conta como foi a experiência de participar da oficina Como Desenvolver uma Empresa de Sucesso. Foto Divulgação

“Ver a sua empresa chegar ao fim, um sonho que você construiu ao longo de tantos anos, não é fácil! Depois disso foram quatro anos trabalhando como funcionário com carteira assinada, buscando a motivação e principalmente a inspiração que eu precisava para voltar a empreender e aqui eu encontrei aquilo que precisava para voltar a ser um empreendedor e, dessa vez, de sucesso”, ponderou Costa.

Obstinado, Jorge mostrou o seu potencial e foi o vencedor, ao lado do amigo Gilvan, do desafio “Meu Negócio” que faz parte da metodologia da oficina do Sebrae, propondo aos participantes a criação de novos negócios que precisam ser gerenciados durante a capacitação. Ao final, os resultados de faturamento de cada empresa – ainda fictícia, são apresentados e os ganhadores anunciados. Como prêmio a dupla irá participar da próxima turma do Empretec gratuitamente.

Nos cinco dias da oficina, a estratégia de atendimento empresarial em massa serviu para estimular nos empreendedores e potenciais empreendedores do município, habilidades, comportamentos positivos, competências e a capacidade de resolução de problemas. A metodologia é desenvolvida através de cinco temas que vão desde o planejamento do negócio, passando pela gestão propriamente dita da empresa, até técnicas de marketing que podem ser utilizadas para alavancar as vendas.
Diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, acredita que a capacitação será benéfica para a economia do município de Bequimão por disseminar o empreendedorismo. Foto Divulgação
“O Sebrae é um grande parceiro dos mais de 180 pequenos negócios existentes no Maranhão e trabalha arduamente para manter essa linha direta com eles. Em Bequimão, tem sido uma constante apoiarmos a manutenção das empresas locais e incentivarmos a criação de novos negócios. Queremos continuar prosseguindo na nossa missão institucional em favor das micro e pequenas empresas, microempreendedores individuais e empreendedores rurais por entendermos que esta é uma excelente estratégia para dividir riqueza e renda, gerar empregos e melhorar a qualidade de vida para os maranhenses” disse João Martins, diretor superintendente do Sebrae estadual.

A realização do evento foi uma parceria entre o Sebrae, por meio de sua regional em Pinheiro, e a Prefeitura de Bequimão por meio da Sala do Empreendedor do município e capacitou 350 pessoas, dentre empreendedores e potenciais empreendedores locais. Esta foi a 27ª edição estadual da oficina de empreendedorismo do Sebrae “Como Desenvolver uma Empresa de Sucesso”, totalizando sete mil capacitações e mais de 37 mil atendimentos.

Os números da oficina
Turma exibe orgulhosa os seus certificados. Foto Divulgação
No balanço do evento, foram realizados 1.495 atendimentos, distribuídos entre 10 cursos, 14 palestras motivacionais abertas ao público e direcionadas para empresários e funcionários públicos (que contou com 667 participantes), além de 86 consultorias nas empresas de participantes.

Durante a realização do desafio “Meu Negócio”, que na pratica estimula a criação de novos empreendimentos, foram criadas 51 empresas, gerando juntas um faturamento de R$ 3.745,60 nos três dias dessa atividade.

Para o prefeito de Bequimão, José Martins, o Sebrae é muito mais que um parceiro do poder público municipal, mas um parceiro da população de Bequimão. “Graças a Deus aqui em Bequimão o Sebrae vai muito além do que todos esperam e já deixou de ser apenas um parceiro na nossa gestão, passando a ser um parceiro de todos aqueles que alimentam dentro de si o espírito empreendedor aqui no nosso município. Por isso, todas as vezes que o Sebrae solicita a parceria do município de Bequimão, estamos sempre prontos a atender”, sinalizou.

A gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes, aproveitou para destacar a importância das parcerias e agradecer a confiança da população de Bequimão. “Realizar uma oficina deste porte em qualquer município envolve um investimento considerável. Por isso, é tão importante a parceria com a Prefeitura de Bequimão e, principalmente, a participação da população local nos eventos. Só temos a agradecer pela confiança e pela credibilidade depositadas à nossa instituição”, agradeceu.

O Sebrae incluirá as empresas que participaram da oficina, e aquelas que por ventura venham a surgir após a capacitação, em um planejamento para que sejam acompanhadas nos próximos meses com ações que englobam treinamentos da instituição, fundamentados nas metodologias SEI e Começar Bem.

Próximas ações

Mais uma edição da Oficina “Como Desenvolver uma Empresa de Sucesso” teve início na noite da última segunda-feira (23), em São Mateus a capacitação acontecerá até esta sexta-feira, 27, no Ginásio Poliesportivo José Ovídio da Silva Dias, na sede do município, e reunirá 240 empresários e potenciais empreendedores locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cururupu em Destaque