AÇÃO DA CIDADANIA MAIS DE 2 TONELADAS DE ALIMENTO SERÃO ENTREGUES A FAMÍLIAS CARENTES DE CURURUPU

Entrega de Cestas


Retomada após dez anos de interrupção, a campanha Natal sem Fome, da organização não governamental (ONG) Ação da Cidadania, fundada em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho (que morreu em 1997), está superando as expectativas de seus organizadores. Desde as 7hs desta sexta-feira (22), representantes do comitê da Ação da Cidadania do Maranhão estão em Cururupu entregando 150 cestas ao comitê de Cururupu que fica na Radio Alvorada fm, os alimentos são destinados para as famílias cadastradas. Cerca de 2 toneladas foram arrecadadas incluindo a doação do Comitê da Cidadania Maranhão.

Várias pessoas tiveram um natal diferente com mais alimentos na mesa e acima de tudo ter mais dignidade. A campanha em Cururupu contou com a participação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Movimento Reggae, Radio Alvorada FM, Site Icururupu, Blog Cururupu em Destaque, JJ Celulares alem de outras empresas e alguns políticos.

Shirley Bruzaca em entrevista falou da ação do comitê reafirmando a historia da ONG em defesa das vida e na busca por alimentos para matar a fome. “Nós resolvemos retomar a campanha como um alerta, um protesto contra a possibilidade de o Brasil voltar para o Mapa da Fome da ONU, apenas três anos depois de sair. Essa volta ao mapa é uma enorme derrota, uma enorme vergonha para o Brasil. A gente tem que priorizar esse público, que está logo acima e abaixo da linha da pobreza. Esse é o público que não resiste a uma crise econômica de dois ou três anos, como aconteceu. E se é fácil para eles cair de novo abaixo dessa linha, muito difícil é sair”, disse.

 

A Ação da Cidadania compreende a necessidade das políticas de ajuste macroeconômico, mas considera mais importante a situação das pessoas que estão no limite da pobreza. “Essas pessoas têm que ser a prioridade, acima de qualquer outra, porque a gente pode deixar de viajar, de ir ao restaurante, mas eles vão fazer o quê? Deixar de comer? Eles estão realmente no limite”, acrescentou.


Marlova Noleto, representante da Unesco no Brasil, é um motivo de orgulho estar associado a uma iniciativa como o Natal sem Fome. “Sabemos que a campanha isoladamente não vai acabar com a fome, mas já não há mais dúvida de que a contribuição de diferentes atores da sociedade é fundamental para enfrentar esse problema, que ainda hoje afeta milhões de pessoas no Brasil e no mundo. O terceiro setor, a iniciativa privada e a sociedade civil podem e devem contribuir para que os resultados de políticas públicas possam ser ainda mais significativos", disse. Grandes empresas privadas, como Mastercard, iFood, Lojas Americanas, Walmart e Oi, participaram da iniciativa doando recursos, cestas ou sendo postos de coleta.

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