CUSTO ZERO PARA O ESTADO: DELEGADO DE CURURUPU CONVOCA DETENTOS PARA A REFORMA DA DELEGACIA.

CUSTO ZERO PARA O ESTADO: COM UMA DECISÃO OUSADA E INOVADORA, O DELEGADO DA POLICIA CIVIL DE CURURUPU REFORMA DELEGACIA COM AJUDA DOS DETENTOS.  

Diante da necessidade de reforma do prédio da Delegacia de Polícia Civil de Cururupu, o delegado Carlos Renato, que assumiu o cargo a pouco mais de um mês, decidiu realizar as melhorias emergências como capina, pintura, serviços hidráulicos e retelhamento, com os próprios detentos da delegacia.
Delegado Carlos Renato

De acordo com o delegado, primeiro foi feita uma triagem com todos os presos de bom comportamento, e após essa triagem foi constatado que entre os detentos haviam muitos profissionais da construção civil. “Primeiro realizei a triagem, percebi que existem na carceragem, pedreiros, pintor, carpinteiros e muitos auxiliares. Depois da triagem, sugeri aos detentos que realizassem o trabalho de forma voluntária e eles aceitaram,” enfatizou o delegado.

Ainda segundo o delegado Carlos Renato, o próximo passo foi comunicar ao juiz da Comarca de Cururupu a intenção da realização do trabalho com os apenados, no intuito de reduzir o ócio e melhorar o ambiente onde vive dezenas de pessoas apenadas como na Delegacia de Cururupu. “O principal objetivo é levar dignidade ao detento, dar oportunidade de ser útil, dessa forma, outros detentos também vão querer participar mais pra isso precisam ter bom comportamento. Com isso ganha a carceragem com um ambiente limpo e agradável e ganha também a polícia com menos indisciplina e rebelião nas celas,” afirmou o delegado.

O trabalho prisional gera ao preso o direito da remissão da pena, isto é, o condenado pode reduzir pelo trabalho o tempo de duração da pena privativa de liberdade. De acordo com a Lei de Execuções Penais no art. 126 parágrafo 1°, a cada três dias trabalhado é remido um dia da pena. A remissão é um estímulo para abreviar o cumprimento da sanção e assim alcançar a liberdade condicional ou definitiva.

A última reforma da Delegacia de Polícia Civil de Cururupu foi em novembro de 2009, existem 40 presos distribuídos em quatro celas. Nesse primeiro momento, 6 presos de bom comportamento se colocaram a disposição para a reforma da delegacia que começou na última segunda-feira (07). Está sendo feita toda a capina na área externa da delegacia, a pintura dos cômodos internos e das celas, pintura da fachada e dos muros, além de uma nova fossa asséptica para acabar com o problema de esgoto escorrendo pelas ruas próximas ao DP.


Para Edivaldo Silva, condenado a 12 anos de reclusão, e que já cumpriu mais de 3 anos, o trabalho é uma oportunidade de reduzir a pena e também passar algumas horas fora da cela. “Quando o doutor Renato convocou agente, eu fui um dos primeiros a aceitar. Quero reduzir minha pena e só o fato de ficar fora da cela já valeu a pena,” disse o detento.

O Investigador Joaquim Jorge, que trabalha desde fevereiro deste ano na Delegacia de Cururupu faz a escolta dos detentos que trabalham na reforma. Ele enfatiza a oportunidade da diminuição da pena. “Com o trabalho, o detento produz, ocupa a mente, e consequentemente, perdemos menos tempo com problemas na carceragem, podendo atender melhor a população, e em médio prazo vamos acabar com a superlotação nas celas,” disse Joaquim. 

O delegado Carlos Renato, assumiu a Delegacia de Cururupu no dia 05 de junho deste ano e já realizou várias ações no intuito de otimizar o trabalho da policia no município. A primeira ação foi a checagem d
os veículos apreendidos. Na delegacia estão custodiados mais de 40 veículos apreendidos. São carros e motos que forma apreendidos por serem produtos de furto, utilização em práticas criminais e por pendências na documentação.

Em pouco mais de um mês foram lavrados 08 autos de prisão em flagrante, 15 Termos Circunstanciado de Ocorrências e foram concluídos e enviados a Justiça 10 inquéritos policiais.

Por Ronny Carlos - Jornalista e Investigador de Polícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cururupu em Destaque