O ANTIGO CAIC, DO MUNICÍPIO DE CURURUPU, SERÁ A SEDE DA FACULDADE DE ENGENHARIA DE PESCA DA UFMA.


CURURUPU - O antigo Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente, CAIC, do município de Cururupu, será a futura sede da Faculdade de Engenharia de Pesca que a Universidade Federal do Maranhão, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cururupu, através do Prefeito Junior Franco, vai implantar a partir do segundo semestre de 2015– assim como o terreno ao lado –, para servir de espaço para o funcionamento do primeiro Curso de Engenharia de Pesca da região.

Esta Faculdade deverá atender mais de 30 municípios do litoral ocidental maranhense, cuja vocação pesqueira é comprovadamente a maior fonte de riqueza da nossa região.
 

E foi para discutir estes e outros detalhes, como: A ampla reforma onde serão implantados laboratórios e auditórios, a fim de transforma-lo (CAIC), em sede da Faculdade de Pesca, que uma comitiva, formada pelo reitor Natalino Salgado Filho; pelo Prefeito Júnior Franco; pelo diretor do Campus de Pinheiro, Hicley Marques; pela pró-reitora de Ensino Isabel Ibarra; pelo futuro coordenador do curso, Alexandre Vitor de Lima Fonseca; o ex-secretário de Assuntos Estratégicos do Estado Alberto Franco (filho da terra); o Deputado Federal Chiquinho Escócio onde foi o grande idealizador do projeto e os vereadores da base do governo Zé Reule, Mangueirinha Sousa, Pinto, Juca da Tapera, João de Deus(JK), Bruno Passinho, Luís do Fórum e demais técnicos da UFMA, estiveram para visitar as instalações do prédio e verificar as reformas que terão de ser feitas para o início do curso além de verem na planta do projeto como ficarão as modificações para a reforma de ampliação.

O projeto é mais uma etapa do processo de expansão que a UFMA está desenvolvendo no Maranhão e que visa, primordialmente, atender as necessidades da nossa população. O curso de engenharia de Pesca vai aliar o conhecimento acadêmico ou científico com a vocação endógena das práticas culturais dos pescadores, aproveitando o que ha melhor que cada um possui.

Atualmente, a região é responsável por 70 por cento do pescado comercializado no Maranhão, “e a intenção é aliar a pesca artesanal com a formação acadêmica em favor da população”, explicou o reitor Natalino, lembrando mais adiante que, para além do curso superior, a UFMA também vai realizar cursos práticos para colaborar no aperfeiçoamento dos pescadores, assim como também vai estimular a criação de mais cooperativas de pescadores sempre respeitando a tradição local.

A visita serviu para que a equipe de técnicos possa iniciar o projeto de adaptação do prédio às necessidades do novo curso, cujos recursos para a reforma, a aquisição de equipamentos e a contratação de recursos humanos já estão disponíveis no Ministério da Educação, conforme informou o reitor ao ressaltar o apoio da Prefeitura Municipal de Cururupu para que o projeto pudesse sair do papel.

A relação de investimento para este mercado também vai mudar por conta da atração de novas empresas que deverão se instalar em nossa região, e consequentemente, haverá mudança na qualidade de vida das pessoas que vivem desta atividade que passarão a poder competir com outros mercados em condições iguais de conhecimento e organização.

Filho de pescador e profundo conhecedor da atividade na região, o Prefeito Júnior Franco é um entusiasta do projeto porque, segundo ele, há 30 anos que a região esperava por uma mudança assim. “Esse é um sonho muito especial que eu esperava há 30 anos. Eu sei o quanto isso vai significar para as pessoas que vivem atualmente desta atividade de forma artesanal, tendo como base uma tradição que passa de geração para geração”, lembrou.

Por isso, além das providências já tomadas pela Prefeitura para que a UFMA possa iniciar o processo de reforma, ele também está elaborando um projeto para abrir cursinhos preparatórios para que os jovens da região possam participar do ENEM e garantir suas vagas no curso.

A intenção é fixar mão de obra local, dando a cada um a oportunidade de poder desenvolver uma carreira que garanta condições dignas às famílias. “Esperamos que, com essas providências, possamos dignificar cada vez mais a atividade de modo que os jovens possam, por exemplo, criar suas próprias empresas para competir com outros Estados na produção e comercialização do pescado; a região possa ser estimulada para o turismo e a educação possa chegar a todos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cururupu em Destaque