A 6ª CONFERENCIA DE SAÚDE DE CURURUPU FOI REALIZADA NO MÊS DE SETEMBRO


Foi realizado nos dias 20 e 21 de agosto de 2015 a 6ª Conferência Municipal de Saúde de Cururupu. Este ano o tema “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas” e como eixo: “DIREITO DO POVO BRASILEIRO”.

A 6ª Conferência Municipal de Saúde do município de Cururupu aconteceu no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde “Dr. Antônio Jorge Dino” e contou com a participação de profissionais da área de saúde, secretários municipais, vereadores, comunidades praiana e rural e a população em modo geral. O evento foi aberto pelo secretario de saúde Aldo Luís Borges Lopes que saudou os presentes na conferencia.

O objetivo da 6ª Conferência Municipal de Saúde foi impulsionar e efetivar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), para garantir a saúde como direito humano, através de políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais; mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade acerca do direito à saúde.

O evento também foi um espaço para avaliar a situação da saúde, aprofundando um debate sobre as melhorias necessárias e elaborar propostas a partir das necessidades, fortalecendo a participação e o controle social, com ampla representação da sociedade.

Em grupos, diversos temas (eixos) foram abordados para aprovação, entre eles:
I – Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade;
II – Participação social;
III – Valorização do trabalho e da educação em saúde;
IV – Financiamento do SUS e Relação Público-Privado;
V – Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde;
VI – Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS;
VII – Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS;
VIII – Reformas democráticas e populares do Estado;

O secretario Aldo Luís Borges Lopes falou das dificuldades vividas pelos municípios brasileiros. Mesmo com essas dificuldades que nós também passamos, estamos realizando um trabalho de qualidade a população cururupuense disse o secretario.

Dentro da programação os palestrantes conselheiros estaduais de saúde Américo de Jesus Soares Araújo e Antônio Pereira Silva realizaram a explanação do tema, que garantiram a veracidade e autenticidade da 6ª conferencia de saúde.

Ao final da conferencia foi realizado a eleição dos novos membros do conselho de saúde que tomaram posse nesta terça-feira dia 1º de setembro de 2015 as 16 horas no auditório da secretaria municipal de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cururupu em Destaque