MARANHÃO: Estado vai receber um aparelho de alta tecnologia para tratamento de câncer

Foto Reprodução
O Ministério da Saúde vai encaminhar ao estado do Maranhão um acelerador linear até 2019. O equipamento de alta tecnologia é usado no tratamento contra o câncer. A obra do espaço destinado para a instalação do aparelho, chamado de bunker, vai ser iniciada já no ano que vem. Maria Aldenora, por exemplo, vive em Maceió, capital de Alagoas. Lá, ela teve a oportunidade de usar o acelerador linear para combater um tumor de mama.


“Eu estava na espera, aí ligaram para a minha filha ‘olha, está chegando uma máquina nova e estão instalando’. Com oito dias me chamaram, e outra, eu fui a primeira a inaugurar a máquina viu. O tratamento, o atendimento é ótimo, é dez. A expectativa é cada vez melhor, de a gente melhorar, sair daqui curado”.

De acordo com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, o Plano de Expansão dos Serviços de Radioterapia tem como objetivo ampliar o acesso da população a procedimentos oncológicos no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Nós estamos avançando no atendimento das demandas que chegam até o ministério. Estamos avançando o mais rápido que podemos para poder ofertar às pessoas mais serviços e serviços mais perto das pessoas, priorizando novas instalações onde o cidadão viage menos para ser atendido nas ações de radioterapia”.

O Plano de Expansão da Radioterapia já entregou cinco aceleradores lineares em 2017 para diferentes regiões do país e ainda estão programadas entregas de outros equipamentos. Ao todo, cerca de 500 milhões de reais foram investidos para a aquisição de 80 aceleradores lineares, além da realização de projetos e obras. Outros 20 ainda devem ser adquiridos, totalizando 100 aparelhos distribuídos por todo o Brasil. 

Colaboração: Janary Damacena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cururupu em Destaque