14º Agritec do Governo Do Estado Será Realizada em Cururupu.

Resultado de imagem para agritec ma
Foto Reprodução
O Governo do Estado, por meio do Sistema da Agricultura Familiar, realizará em Cururupu a 14° edição da Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec), o evento agrícola acontecerá de 07 a 09 de dezembro.

O Sistema de Agricultura Familiar, Sistema SAF, é formado pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp/MA) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma).

O objetivo da feira, que é territorial, é levar conhecimentos por meio de programação com oficinas, minicursos, palestras, seminários, com apresentação de diversas tecnologias para incrementar a produção da agricultura familiar.

A região da Baixada Maranhense é reconhecida pela presença de povos e comunidades quilombolas e pela prática produção extrativista, pesca e agricultura e esses aspectos serão enfatizados na feira.

Para o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, a realização das Agritecs é um dos eixos do desenvolvimento da agricultura familiar do Maranhão, pois difunde conhecimento. “Temos capacitações, treinamentos, transferências de tecnologias, com o espaço tecnológico e de comercialização”, afirmou.

O secretário explicou que o agricultor, tem a oportunidade de conhecer novas experiências e tem acesso ao crédito. “Enfim, com todos esses benefícios, os agricultores da Baixada Maranhense não poderia ficar de fora. Tenho certeza que será uma oportunidade ímpar para os agricultores familiares da região”, afirmou.

Vale esclarecer que, Cururupu fica situada na região do litoral ocidental maranhense e que segundo o IBGE (2016), sua população é de pouco mais de 30 mil habitantes.

O presidente do Quilombo Ceará, de Cururupu, Nelson Pires, enfatizou que a Agritec contribui com o desenvolvimento da Baixada e, principalmente, fomenta o conhecimento ao produtor rural. “A gente ganha conhecimento que é, justamente, o que as comunidades estão precisando, principalmente, na área da produção de alimentos na agricultura, que é a atividade que mais trabalhamos”, afirmou. Ele disse que é preciso usar a tecnologia para ampliar a produção e evitar desperdícios.

A prefeitura de Cururupu é parceira na realização da Agritec, a prefeita, Rosária de Fátima Chaves (Professora Rosinha), disse que a Agritec é um evento esperado com muita expectativa. “Vamos encerrar a última Agritec deste ano com chave de ouro. Contamos com a participação dos 19 municípios que compõe o território e esperamos realizar um intercâmbio de produtos, culturas e muito conhecimento para desenvolver nossa economia”, declarou.

A diretora de assistência técnica da Agerp, Vera Costa, explicou que, para o pequeno agricultor, acesso a variadas tecnologias de baixo custo possibilita melhoria de sua produção. “Chegamos ao fim do ano com a nossa 14º Agritec. Essa é uma proposta que veio para ficar, que leva conhecimento ao agricultor e desenvolvimento do setor rural, facilitando o acesso às tecnologias de baixo custo gerando renda para o agricultor familiar do Estado”.

O evento acontecerá na Praça Sesquicentenário (Antigo Aeroporto) no bairro Jacaré em Cururupu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cururupu em Destaque