O Secretário De Educação De Cururupu Fala Ao ICURURUPU Dos Desafios À Frente Da Pasta Da Educação

Udnaldo Rabelo, Secretário Municipal de Educação de Cururupu (Foto: Divulgação)
O atual secretário de Educação do município de Cururupu, Udnaldo Rabelo, falou ao ICURURUPU sobre os desafios que vem enfrentando à frente da pasta e também o esforço da nova gestão municipal para que os problemas com receitas não afetem o desempenho e a condução das atividades na área educacional.
Segundo o secretário, o momento é crítico tanto do ponto de vista da economia nacional quanto também da economia local, o que requer criatividade para desenvolver um trabalho de qualidade e que reflita em melhorias tanto para os docentes quanto para os discentes do município.
O secretário destacou que um dos seus principais desafios foi corrigir grandes problemas encontrados, sobretudo, no que se refere ao quadro de funcionários nas Ilhas, principalmente por que a maioria dos professores migraram para a sede do município, com isso uma grande parte das ilhas fincaram descobertas, ou seja, sem professores. Ainda segundo o secretário, a posição geográfica do município dificulta a logística de profissionais da educação e correlatos. 
O secretário destacou as localidades de Bate Vento, São Lucas, Caçacueira e Valha-me Deus como as que exigiram da sua gestão um cuidado maior em razão de muitos professores que saíram dessas localidades para a sede do município em busca de melhores condições de trabalho. 
Com relação às quedas de receitas para os municípios na visão de Udnaldo Rabelo isso vai dar um desafio ainda maior para conduzir a educação, destacou ainda a falta de previsibilidade das receitas por parte do governo federal, segundo o secretário esses valores vem sofrendo demasiados cortes e a demanda da educação só aumentam.
Udnaldo Rabelo fez questão de destacar o compromisso e a responsabilidades dos professores da região “praiana”, para o secretário, embora pequeno o efetivo, isso não tem afetado a qualidade do ensino em razão da qualidade desses profissionais que dão o melhor de si no exercício de suas funções.
De acordo com o chefe da pasta, o ponto positivo disso tudo, é que mesmo diante das adversidades, a avaliação é positiva, para Udnaldo ser secretário de Educação em Cururupu é uma missão, e desta forma vem realizando juntamente com a prefeita do município a qual tem aproximadamente 11 meses de gestão um grande empenho para reverter graves problemas herdados de gestão pretérita, segundo o secretário a atual gestão tem buscado essencialmente junto ao governo do estado as condições necessárias para desenvolver uma educação de qualidade no município uma vez que o governo federal tem faltado significativamente com os municípios.
Entre os avanços junto ao governo do estado o secretário destacou o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) que inicialmente irá oferecer 160 vagas para os alunos que estejam concluindo o 9º ano, e que será a primeira escola de tempo integral a funcionar no município e a Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec), que terá sua 14ª edição em Cururupu nos dias 07 a 09 de dezembro.
Para finalizar o secretário destacou o trabalho desenvolvido com os docentes e discente para melhoria no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o secretário diz esperar que os dados serão positivos em razão do empenho que foi realizado por toda comunidade educacional do município.
Ideb – o Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. 
O secretário enfatizou o apoio no transporte e na alimentação de qualidade para os alunos, disse ainda que sua consciência está tranquila quanto à aplicação dos recursos que são destinados a educação, de acordo com Udnaldo, os desafios ainda são muitos, princialmente em relação aos alunos que estão em determinada série mais que não condiz com sua condição cognitiva, por derradeiro, parabenizou as escolas, os alunos e os professores que contribuíram para o destaque de três escolas nas olimpíada de matemática, a saber, Herculana Vieira I, Nelson Elesbão Machado e a escola Monteiro Lobato de Tapera de Baixo. O secretário também destacou a figura do Sindicato dos professores e do Ministério Público que acompanham de perto as ações e as aplicações dos recursos da educação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cururupu em Destaque