MARANHÃO: Combate ao Aedes aegypti deve ser redobrado nas férias

Resultado de imagem para Aedes aegypti
Foto Reprodução
O verão chegou e com ele, volta a urgência em tomar medidas para combater o mosquito Aedes aegypti. Por causa das chuvas, essa é a época do ano em que o mosquito tem mais facilidade de procriar e infestar bairros e cidades. Consequentemente isso aumenta o risco de as pessoas serem infectadas por dengue, zika e chikungunya. De acordo com a última atualização do Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), até o início de dezembro, no Maranhão, 93 municípios estão em situação de alerta. 


Por isso, a população do estado deve ficar atenta e redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito durante as férias. Antes de aproveitar as festas e viagens, é muito importante fazer uma vistoria em casas, apartamentos e até mesmo no ambiente de trabalho. Qualquer lugar que possa acumular água é um potencial criadouro para as larvas do Aedes aegypti. O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Antônio Nardi, convoca toda a população para celebrar a saúde e combater o mosquito.

O secretário-executivo/MS, Antônio Nardi. afirmou que “Este é o momento não só de desejarmos um feliz natal e um excelente ano novo. Mas é um momento de responsabilidade. De podermos promover o natal da vida. Estamos, juntamente com toda a população, trabalhando a eliminação de todo e qualquer recipiente que junte água parada e possa multiplicar e proliferar o mosquito Aedes aegypti, hoje, causador de três doenças extremamente graves que podem levar a morte”. Finalizou.

Para fazer parte desse engajamento pela vida, combatendo o Aedes aegypti, basta dedicar 10 minutos por semana para cuidar da limpeza de caixas d’água, piscinas, calhas de telhados e pratos de vasos de plantas. É preciso atenção também com os quintais das casas para não amontoar lixo como sacos plásticos, garrafas, pneus, tampinhas ou qualquer outro objeto que possa acumular água da chuva. Fique atento! O mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do zika pode estar onde você menos espera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cururupu em Destaque