A QUARESMA!!!


A QUARESMA!!!
A quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja marca para nos arrepender de nossos pecados, seguir o caminho da verdade e nos preparamos para a grande festa da Páscoa que é a ressurreição e vivermos mais próximo de Cristo.

A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos e tem a duração de 40 dias. Durante este tempo busca-se viver e recuperar os verdadeiros fiéis que devem viver como verdadeiros filhos de Deus. Tradição vem desde o século IV, quando se dá a tendência a constituí-la em tempo de penitência e de renovação para toda a Igreja, com a prática do jejum e da abstinência.

Durante 40 dias utiliza-se o roxo como a cor litúrgica, que significa penitencia e luto. Onde os fiéis fazem suas penitências, conversão espiritual, preparando para a Páscoa.

Onde Cristo nos convida a mudar de vida e a Igreja nos convida a viver a Quaresma como um caminho que nos leva a Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras. Fazendo-nos viver uma série de atitudes cristãs que nos ajudam a parecer mais com Jesus Cristo, já que por ação do pecado, nos afastamos de Deus.

A Quaresma é o tempo do perdão e da reconciliação fraterna. A cada dia, devemos retirar de nossos corações o ódio, o rancor, a inveja, os zelos que se opõem a nosso amor a Deus e aos irmãos. Nestes 40 dias aprendemos a conhecer e apreciar a Cruz de Jesus e a tomar nossa cruz com alegria, para alcançar a glória da ressurreição de Jesus.

A duração da Quaresma está baseada no número quarenta na Bíblia, pois é falada dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública.

O número quatro simboliza o universo material na Bíblia, seguido de zeros significa o tempo de nossa vida na terra, seguido de provações e dificuldades. Conservada com bastante vigor, mas deve-se observar um espírito penitencial e de conversão. 

Estes são os Símbolos da Quaresma muito respeitados pelos Católicos. 

1.      Cinzas: sinal de humildade. As cinzas são colocadas na cabeça dos fiéis na Quarta-feira de cinzas – primeiro dia da quaresma. Significam nossa limitação e representam a consciência do nada em relação ao criador e que tudo um dia terá um fim.

2.      Deserto: local árido, inabitado. Na Bíblia representa momento de reflexão, de oração, de recomeço que une o homem a Deus. Na quaresma é um convite à introspecção.

3.      Jejum: simboliza a renúncia de tudo aquilo que nos escraviza. Não é apenas a simples abstenção de comida, mas sim de todo apego material. O jejum por si só não tem valor se não levar o homem a uma mudança de mentalidade e aprofundamento espiritual.

4.      Cor Roxa: simboliza penitencia e uma profunda interiorização num tempo forte de conversão, de jejum e oração em preparação a um grande acontecimento, luto.

5.      Cruz: a quaresma convida a olhar para a cruz, de forma a aceitar os sofrimentos da vida cotidiana, como Jesus Cristo aceitou sua dor, e depois venceu a morte. O mundo atual rejeita todo tipo de sofrimento, do qual ninguém está imune. Ao olhar para a cruz o homem deve revigorar sua fé, sabendo que Deus provê.

6.      Incenso: Sua fumaça sobe aos céus. Nas celebrações eucarísticas significa as orações, sacrifícios e ofertas do homem que chegam até Deus. O incenso incita os sentidos à oração.

Os símbolos apresentados tem o objetivo de levar o homem a uma profunda reflexão e desejo de mudança. A Semana Santa, última semana da quaresma, toda essa simbologia e atitudes são colocados à prova, levando o fiel a uma preparação maior para celebrar o dia da ressurreição de Cristo.

Sabemos que, toda religião possui períodos de reflexão e amadurecimento da fé, para um encontro pessoal com Deus. Mesmo que você não seja cristão, aproveite faça uma reflexão e alcançar equilíbrio das emoções, e vá ao encontro daquilo que está escondido dentro de você.


Comentário: Buscamos o verdadeiro espírito da quaresma, onde o respeito pelo simbolismo católico que segue pelo mundo não tem conquistado grandes evoluções, principalmente em meio às novas tendências da tecnologia e o que são colocados na mente da juventude.

Quando se falava em quaresma há 15 anos ainda perdurava a ideia de que deveria cumprir com algumas tradições de nossos avós, hoje as coisas mudaram e se ter esta conversão ainda esta mis difícil à prova é as ações do homem divulgadas nos meios de comunicação.

Deus é maior e devemos recorrer a ele, elevarmos os nossos pensamentos e ações de forma a atender os Mandamentos Sagrados.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cururupu em Destaque